Repositório Institucional da UFPI

A ESTATÍSTICA NO COTIDIANO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Andr e Damasceno de
dc.date.accessioned 2022-09-06T14:22:52Z
dc.date.available 2022-09-06T14:22:52Z
dc.date.issued 2022-09-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2754
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Valmaria Rocha da Silva Ferraz Coorientador: Prof. Dr Fernando F. Nascimento Examinadora interna: Profa. Dra. Lya Raquel Oliveira dos Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Cleide Mayra Menezes Lima pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho trata de como a Estatística é aplicada no cotidiano de professores do Ensino Médio, no contexto de suas aulas e, também, como auxílio na tomada de decisão em sua atividade extraclasse. Nesse trabalho é feita uma análise do levantamento de como os professores utilizam a Estatística em seu cotidiano, bem como sugestão de situações em que tal conhecimento pode ser utilizado. Foi realizada uma consulta, através de um questionário contendo 10 questões, junto a 34 professores das quatro áreas do conhecimento do Ensino Médio a respeito do que sabiam sobre Estatística, bem como se a utilizavam e com que frequência. Além disso, é feita uma análise descritiva dos dados e testes estatísticos para verificar o grau de associação entre as respostas dos entrevistados para saber se há relação entre as variáveis. Tal pesquisa estuda como a Estatística é uma interessante ferramenta de ensino e que, muitas vezes, ela está sendo utilizada e não percebemos. ABSTRACT: This present work deals with how Statistics is applied in the daily life of high school teachers, in the context of their classes, and also as an aid in decision making in extracurricular activity. In this work it is made a survey analysis of how teachers use Statistics in their daily life, as well as suggestion of situations in which such knowledge can be used. A questionnaire of 10 questions has been accomplished, along with 34 teachers from the four high school areas of knowledge concerning of what they knew about Statistics, as well as whether they used it and how often they used it. In addition, a descriptive analysis of the data and statistical tests is performed to verify the degree of association between the responses of the interviewees to know if there is a relation between the variables. Such research presents how Statistics is an interesting teaching tool and that, often, it is being used and we do not realize it. pt_BR
dc.subject Estatística. pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Statistic pt_BR
dc.subject Daily pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.title A ESTATÍSTICA NO COTIDIANO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account