Abstract:
RESUMO: O presente trabalho trata de como a Estatística é aplicada no cotidiano de professores
do Ensino Médio, no contexto de suas aulas e, também, como auxílio na tomada de
decisão em sua atividade extraclasse. Nesse trabalho é feita uma análise do levantamento
de como os professores utilizam a Estatística em seu cotidiano, bem como sugestão de
situações em que tal conhecimento pode ser utilizado. Foi realizada uma consulta, através
de um questionário contendo 10 questões, junto a 34 professores das quatro áreas do
conhecimento do Ensino Médio a respeito do que sabiam sobre Estatística, bem como se
a utilizavam e com que frequência. Além disso, é feita uma análise descritiva dos dados e
testes estatísticos para verificar o grau de associação entre as respostas dos entrevistados
para saber se há relação entre as variáveis. Tal pesquisa estuda como a Estatística é
uma interessante ferramenta de ensino e que, muitas vezes, ela está sendo utilizada e não
percebemos.
ABSTRACT: This present work deals with how Statistics is applied in the daily life of high school
teachers, in the context of their classes, and also as an aid in decision making in extracurricular
activity. In this work it is made a survey analysis of how teachers use Statistics in
their daily life, as well as suggestion of situations in which such knowledge can be used. A
questionnaire of 10 questions has been accomplished, along with 34 teachers from the four
high school areas of knowledge concerning of what they knew about Statistics, as well as
whether they used it and how often they used it. In addition, a descriptive analysis of
the data and statistical tests is performed to verify the degree of association between the
responses of the interviewees to know if there is a relation between the variables. Such
research presents how Statistics is an interesting teaching tool and that, often, it is being
used and we do not realize it.