Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo a interpretação de histórias de vida, formação profissional e identidade de enfermeiras professoras e visa a preservação da história e da memória do Ensino de Enfermagem no Piauí. Partimos da tese de que a constituição da identidade profissional da enfermeira docente encontra-se em permanente construção pois está influenciada político, social e culturalmente e decorre das influências geradas por suas histórias de vida, formação universitária e experiências profissionais. Foi possível constatar o papel político, social e pedagógico da influência da Escola de Enfermagem Anna Nery no desenvolvimento do Ensino da Enfermagem Piauiense formando as pioneiras que herdaram seus ritos corroborando para a construção identitária profissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza histórica, social, documental, bibliográfica, descritivo-interpretativa apresenta uma abordagem qualitativa e está fundamentada teórico-metodologicamente na História Cultural em autores como Le Goff(2003), Burke ( 1991),Chartier (1994), Pesavento ( 2008); Histórias de vida com Nóvoa (2000) e Michel de Certeau(2000/2002). A base epistemológica dos estudos de memória e história oral encontra-se ancorada em Maurice Halbwachs( 1990), Paul Thompson (1992), Bom Meihy ( 1998). Tem por base obras que abordam a identidade profissional como Dubar (2005), Hall ( 2004), Barthes ( 2005) e a cultura material escolar como Julia ( 2001 ) e Frago ( 1995) . A História da Enfermagem tem sustentáculo em obras como Oguisso (2005), Teixeira (2006), Barreira (1997). Utilizamos também os escritores clássicos da História da Educação Brasileira como Saviani( 2000/2005), assim como obras que contribuem com a formação docente como Morin (2003/2010), Tardif ( 2014), Freire (1970/1974/2011), Zeichner (1987), Giroux (1997), Sacristán (2000), Pimenta (2000), Berhens (2010) assim como as produções historiográficas locais de autores como Ferro (1996) Ramos(2003),Nogueira (1996),Nunes(1998/ 2004). Somadas às fontes bibliográficas, foram utilizadas fontes documentais e iconográficas, além de entrevistas semi-estruturadas. As interlocutoras investigadas foram quinze enfermeiras; seis enfermeiras que cursaram enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery e nove enfermeiras professoras que foram precursoras e atuaram inicialmente no ensino superior no âmbito público. O marco temporal da pesquisa que tem por base a interpretação de histórias de vida, inicia-se em 1949 com a aprovação de piauienses na Escola de Enfermagem Anna Nery e finaliza em 1980 com a formatura de enfermeiras pela Universidade Federal do Piauí que contribuíram para o ensino superior de enfermagem no Estado. A história oral enfatiza a importância do registro e da análise da documentação obtida por depoimentos e testemunhos, dando vazão a diversidades de interpretações próprias, revelando fatos contemporâneos que podem ser elucidados por personagens ainda presentes em nosso convívio. A abordagem da cultura material escolar faz-se através do conhecimento das instituições educacionais a partir de dentro de suas formas de organização e das ações realizadas pelos envolvidos. A identidade profissional da enfermagem docente é um processo histórico, complexo, multidimensional, coletivo constituindo-se de elementos da trajetória biográfica assim como das relações sociais e profissionais originadas no processo de formação. A interpretação da história do ensino de enfermagem nas primeiras Instituições e a contribuição profissional de enfermeiras professoras para a Enfermagem Brasileira, a análise da implantação da enfermagem moderna e a evolução do seu ensino no Piauí , a contribuição das enfermeiras professoras precursoras do ensino superior público de enfermagem assim como a constituição das suas identidades profissionais são construtos indispensáveis para a interpretação da história da profissão e do ensino de enfermagem.
ABSTRACT: This research aims to interpret life stories, professional education and identity of nurse teachers and aims at preserving the history and memory of Nursing Education in Piauí. We start from the thesis that the constitution of the professional identity of the nurse teacher is under permanent construction because it is influenced politically, socially and culturallyment and stems from the influences generated by her life stories, university education and professional experiences. This is a research of historical, social, documentary, bibliographic, descriptive-interpretative nature that presents a qualitative approach and is based theoretically-methodologically on Cultural History in authors such as as Le Goff (2003), Burke (1991), Chartier (1994), Pesavento (2008); Life stories with Nóvoa (2000) and Michel de Certeau (2000/2002). The epistemological basis of memorial studies and oral history is anchored in Maurice Halbwachs (1990), Paul Thompson (1992), Bom Meihy (1998). It is based on works that address professional identity such as Dubar (2005), Hall (2004), Barthes (2005) and school material culture such as Julia (2001) and Frago (1995). The History of Nursing is supported by works such as Oguisso (2005), Teixeira (2006), Barreira (1997). We also include classic writers of the History of Brazilian Education such as Saviani (2000/2005), as well as works that contribute to teacher training such as Morin (2003/2010), Tardif (2014), Freire (1970/1974/2011), Zeichner (1987), Giroux (1997), Sacristán (2000), Pimenta (2000), Berhens (2010) as well as local historiographical productions of authors such as Ferro (1996) Ramos(2003),Nogueira (1996),Nunes(1998/ 2004). In addition to the bibliographic sources, documentary and iconographic sources were used, in addition to semi-structured interviews. The interlocutors investigated were fifteen nurses; six nurses who attended the Anna Nery School of Nursing and nine nurse teachers who were precursors and initially worked in higher education in the public universities. The time frame of the research based on the interpretation of life stories began in 1949 with the approval of Piauienses in the Anna Nery School of Nursing and ended in 1980 with the graduation of nurses from the Federal University of Piauí who contributed to the higher education of nursing in the State. The oral history emphasizes the importance of recording and analyzing the documentation obtained by statements and testimonies, giving rise to diversity of interpretations, revealing contemporary facts that can be elucidated by characters still present in our conviviality. The material school culture is made through the knowledge of educational institutions from within their forms of organization and the actions performed by those involved. The professional identity of teaching nursing is a historical, complex, multidimensional, collective process consisting of elements of the biographical trajectory as well as of the social and professional relationships originated in the training process. The interpretation of the history of nursing education in the first institutions and the professional contribution of nurse teachers to Brazilian Nursing, the analysis of the implementation of modern nursing and the evolution of its teaching in Piauí, the contribution of nurse teachers as precursors of public higher education as well as the constitution of their professional identity are indispensable constructs for the interpretation of the history of the profession and nursing education.