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RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo analisar os discursos de ódio circulantes nas redes sociais Instagram e Twitter, nos perfis do Movimento Brasil Livre (MBL), do então candidato Jair Messias Bolsonaro e do Partido dos Trabalhadores (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, no Brasil, ocorrido no período de 07 a 28 de outubro de 2018. O problema de pesquisa define-se pela circulação de discursos de ódio nas redes sociais e a disseminação de conteúdo desinformativo. Nesse sentido, a pergunta que se faz é a seguinte: “Como os discursos de ódio são produzidos, circulam e são consumidos simbolicamente?”. Utilizaremos como recurso metodológico a Análise de Discurso Crítica (ADC), com base em autores como Fairclough (2016), Resende e Ramalho (2004, 2011), com base em categorias como ideologia, dominação, poder e hegemonia. Os objetivos específicos são distinguir o recrudescimento das ideologias e como elas aparecem nos discursos, identificar as estratégias enunciativas para viralizar o conteúdo do discurso de ódio nas redes sociais, compreender de que forma os discursos são apropriados nas práticas sociais midiáticas e disputas ideológicas, que buscam prender a atenção do seguidor, formalizando-se em busca de adesão. O resultado final comprova nossas hipóteses centrais que afirmam que os discursos de ódio são produzidos a partir da luta ideológica no campo dos embates políticos, portanto, configuram-se estratégias de luta pelo poder, que ganham representatividade nas redes sociais a partir das eleições, provavelmente, a partir das eleições no Brasil em 2010, como consequência de dois fatores: a fragilidade do conhecimento crítico em densas camadas da população, e o uso massivo das tecnologias de disseminação de ideologias neofascistas e que agora ameaçam a estabilidade da frágil democracia brasileira.
ABSTRACT: This Master thesis aims to analyze the circulating hate speech on social media Instagram and Twitter, in the profiles of Movimento Brasil Livre (MBL) – Free Brazil Movement –, the then candidate Jair Messias Bolsonaro and Partido dos Trabalhadores (PT) – Workers’ Party – in the second round of presidential elections, in Brazil, held from October 7th to 28th, 2018. The research problem is defined by the circulation of hate speech on social media and the dissemination of disinformation. In this sense, the question that is asked is: “How are hate speech produced, circulated and consumed symbolically?”. We will use as a methodological resource Critical Discourse Analysis (CDA), based on authors such as Fairclough (2016), Resende and Ramalho (2004, 2011), based on categories such as ideology, domination, power and hegemony. The specific objectives are to distinguish the resurgence of ideologies and how they appear in discourses, to identify the enunciative strategies to go viral the content of hate speech in social networks and ideological disputes, which seek to hold the attention of the follower, formalizing itself in seeking accession. The final result proves our central hypotheses which affirm that hate speech are produced from the ideological struggle in the field of political clashes, therefore, they are configured as power struggles strategies, which gain representativeness in social media, probably, from the elections in Brazil, in 2010, as a consequence of two factors: the fragility of critical knowledge in dense layers of population, and the massive use of technologies for the dissemination of neo-fascist ideologies which now threaten the stability of fragile Brazilian democracy.