Abstract:
RESUMO: O atual ecossistema midiático molda novos processos jornalísticos. Fenômenos como a regionalização midiática e a consolidação de TVs Regionais continuam alterando os modos e as práticas na produção da notícia. Refletir sobre o processo noticioso, no viés regional, é entender que a rotinização jornalística por meio das rotinas produtivas empregadas e o investimento em mídias locais/regionais cooperam para criação e/ou manutenção de grupos de mídia regional. A TV Regional evoca sentimentos de pertencimento e reforça a proximidade como valor-notícia, bem como se qualifica como um significativo nicho para a produção e consumo de conteúdo. Nesse contexto, essa dissertação busca compreender como se opera a regionalização midiática da TV Meio Norte, única TV Regional do Piauí, por meio das rotinas de produção empregadas na ‘Caravana Meu Novo Piauí’. Teoricamente o trabalho segue ancorado principalmente por Wolf (1992), Traquina (2005), Erbolato (2004), Bazi (2001; 2006), Lima (2008; 2017), Peruzzo (2011; 2009), Sousa (2002; 2006), Sousa (2014; 2016), dentre outros. Caracteriza-se como Pesquisa Qualitativa de cunho exploratório-descritivo e tem como metodologia a Pesquisa Bibliográfica e Documental, Pesquisa de Campo, Pesquisa Participante e Estudo de Caso. Com a análise dos dados e resultados que corresponde ao mês de março de 2020, constata-se que o projeto jornalístico ao ser inserido na emissora contribui com a sua efetivação como TV Regional, uma vez que fortalece a identidade e a representabilidade do público piauiense, porém também atende a outros requisitos além dos critérios de noticiabilidade; obedece a parcerias comerciais estabelecidas desde a criação da Caravana (há dez anos), o que gera um ‘ciclo produtivo viciado’.
ABSTRACT: The present media ecosystem molds new journalistic processes. Phenomena such as media regionalization and the consolidation of Regional TVs continue changing the modes and practices in news production. To reflect on the news process, in the regional bias, it is to comprehend that journalistic routinization through the adopted productive routines and the investment in local/regional media cooperate to the establishment and/or maintenance of regional media groups. Regional TV evokes feelings of belonging and reinforces the proximity such as news values, as well as it is defined as a significant niche to the production and consumption of content. In this respect, this thesis aims at understanding how media regionalization of Meio Norte TV works, the only Regional TV of Piauí, through the productive routines adopted in ‘Caravana Meu Novo Piauí’ (My New Piauí Caravan). Theoretically the work is mainly anchored by Wolf (1992), Traquina (2005), Erbolato (2004), Bazi (2001; 2006), Lima (2008; 2017), Peruzzo (2011; 2009), Sousa (2002; 2006), Sousa (2014; 2016), among others. It is characterized as Qualitative Research of exploratory and descriptive nature and has as methodology Bibliographic and Documentary Research, Field Research, Participant Research and Case Study. With the data analysis and results which correspond to the month of March 2020, it is noted that the journalistic project as it is introduced in the station contributes with its establishment as Regional TV, since it strengthens the identity and representability of Piauí audience, but it also meets other requirements besides the criteria for newsworthiness; it obeys the business partnerships established since the creation of Caravan (ten years ago), generating a ‘vicious cycle of productivity’.