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RESUMO: A gestão e fiscalização de contratos é a atividade exercida pela Administração Pública
visando ao controle, acompanhamento e fiscalização do fiel cumprimento das obrigações
assumidas pelas partes. Nesse sentido, o presente trabalho tem a finalidade de discorrer sobre
a gestão e fiscalização de contratos, propondo analisar a gestão e fiscalização de contratos de
terceirização de mão de obra do Instituto Federal do Piauí - IFPI, sob a perspectiva das
responsabilidades subsidiária e solidária, no período de 2013 a 2017. Desse modo, o presente
estudo levanta o seguinte questionamento: Como o Instituto Federal do Piauí tem atuado na
gestão e fiscalização de contratos de terceirização de mão de obra, ante a perspectiva de
responder subsidiariamente, no caso de culpa, pelos direitos trabalhistas dos trabalhadores
terceirizados, e de responder solidariamente com as empresas contratadas, em relação às
contribuições previdenciárias referentes aos citados obreiros? Para tanto, esta dissertação
apresenta, além de uma introdução, dois capítulos teóricos que debatem aspectos inerentes à
terceirização, licitações, gestão e fiscalização de contratos, responsabilidade subsidiária e
solidária, bem como as sanções administrativas no âmbito da administração pública; em
seguida, o último capítulo analisa os aspectos relativos aos contratos de prestação de serviços
de terceirização de mão de obra do IFPI. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como
abordagem qualitativa, de caráter descritivo e estudo de caso, feito com suporte bibliográfico
e documental, já que se trata de verificação de documentos e processos administrativos. Para
análise e tratamento dos dados, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo para fins
exploratórios e de verificação. Quanto à atuação do IFPI na gestão e fiscalização de contratos,
concluiu-se que está boa, mas que existem alguns gargalos que precisam ser solucionados.
Nesse sentido, foram sugeridas algumas medidas para aperfeiçoar sobremaneira as atividades
de gestão e fiscalização dos contratos de terceirização, tornando mais eficientes e eficazes os
serviços prestados sob o regime da terceirização. Acredita-se que este trabalho de pesquisa
será útil para o IFPI e para a Administração Pública como um todo, auxiliando-os na busca de
um modelo ideal para gestão de fiscalização de contratos.
ABSTRACT: The management and the contract supervision is an activity performed by the Public
Administration with the objective of controlling, monitoring and supervising the efficient
compliance of the obligation assumed between all parties involved. Therefore, for the purpose
to analyze the management and the supervision of the outsour cing service contract at Federal
Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI), according to the perspective
of subsidiary and solidarity responsibilities, in the period from 2013 to 2017. Accordingly,
this study raises a main question: How has the Federal Institute of Piauí been acting in the
management and supervision of the outsourcing service contracts in responding collectively,
as a result of negligence, by rights of workers employed by outsourcing firms, and when it is
liable in solidarity to contracted companies about social security contributions? Thus, in this
dissertation is presented an introduction and two theoretical chapters that discuss issues
concerning to outsourcing services, public bidding, management and the contract supervision,
subsidiary and solidarity responsibilities, as well as administrative sanctions in the Public
Administration; then, the last chapter analyze questions relating to the outsourcing services at
IFPI. The research methodology is characterized as qualitative approach, descriptive content,
case study and also literature research and documentary, since it is the verification of
documents and administrative processes. In this dissertation were used content analysis
techniques for exploratory purposes and verification. The action of IFPI in the management
and the contract supervision is positive, but there are some difficulties that need to be solved.
In this respect, some solutions were suggested to improve the activities in the management
and supervision of the outsourcing service contracts, making all of rendered services more
efficient and effective. This research work will be helpful to IFPI and also for Public
Administration, assisting them in finding an ideal model of the management and the contract
supervision. |
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