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RESUMO: Este trabalho tem como finalidade estudar as vivências musicais das elites de São Luís, capital da província do Maranhão, nos idos da segunda metade do século XIX, a partir da ideia que a música, de tendência européia, era considerada pelas elites ludovicenses sinônimo de civilidade, elegância e refinamento. Para entender como essas ideias se processavam nos homens e nas mulheres que vivenciaram aquele presente, os conceitos de gosto, de práticas e de representação foram as ligaduras utilizadas para entender tão complexa sociedade. Os jornais, os Códigos de Posturas Municipais e os Almanaks que circularam em São Luís, no referido período histórico, deram a substância necessária e possibilitaram a aproximação dos ludovicenses que compunham as elites que frequentavam o teatro, ofereciam saraus nos seus casarões e utilizavam as vivências musicais para construir um comportamento elegante e diferenciar-se dos estratos mais pobres da cidade. Assim, as vivências musicais são aqui utilizadas como sinônimo de distinção social. ABSTRACT: This work aims to study the musical experiences of elites of São Luís, the capital of the province of Maranhão, stymie the second half of the 19th century, from the idea that music, European trend was considered élites ludovicenses synonymous with civility, elegance and refinement. To understand how these ideas if processed in men and women who experienced that present the concepts of taste, practice and representation were the ligatures used to understand complex society. Newspapers, Municipal codes of Postures and Almanaks that have circulated in São Luís, in that historical period, gave the substance needed and enabled rapprochement of ludovicenses constituting elites that went the theatre offered song evening in their casarões and used the musical experiences to build elegant behavior and differentiate themselves from the poorest strata of the city. Thus, the musical experiences are used as synonymous with social distinction. |
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