Abstract:
RESUMO: As aves apresentam elevadas taxas de extinção na natureza, apesar da sua grande
relevância ecológica. Desta forma, é importante a sensibilização de toda a
comunidade para os problemas da caça predatória e da manutenção de animais em
cativeiro. Os zoológicos têm atuação na conservação de espécies e, tradicionalmente,
oferecem ensino formal, orientado por professores para grupos educacionais, neste
cenário, se destaca a Educação Ambiental crítica, em que é necessário compreender
o ambiente do zoológico a partir de um olhar ético e humano. Objetivou-se avaliar o
conhecimento dos estudantes sobre o tráfico de aves silvestres e o bem-estar animal,
comparando a educação ambiental ofertada em zoológicos do Brasil. A pesquisa foi
realizada na Escola Municipal Professor Paulo Nunes, localizada na capital de
Teresina-PI. Um questionário semiestruturado foi elaborado e aplicado, envolvendo
temáticas de animais silvestres, os dados foram categorizados por meio de análise
temática. Deu-se continuidade a pesquisa por meio de busca realizada em bancos de
dados científicos como o do Google Acadêmico, Scielo, ANPEd, ANPPAS, EPEA e
Capes, usando as seguintes palavras-chave: “Educação Ambiental” + “Zoológico”, em
três idiomas; português, inglês e espanhol. Os dados foram coletados observando-se
os critérios de inclusão e exclusão determinados. De acordo com os teóricos
analisados, pode-se observar que, a oferta da educação ambiental por meio de
ambientes externos é uma prática comum no Brasil, em que é possível aprimorar os
conhecimentos dos educandos, pois a aula torna-se mais prática e dinâmica.
Mediante as questões elencadas, é necessário, portanto, que se façam novas
interferências científicas, envolvendo o desenvolvimento de estudos ambientais no
ambiente escolar com o intuito de promover a sensibilização por parte dos estudantes
que ainda insistem em praticar atos errôneos envolvendo a fauna. A educação é
fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, por isso a importância dessas
temáticas estarem presente no cotidiano escolar e não somente estar presente em
revistas, jornais, televisão ou internet. Assim, conclui-se que, o objetivo primordial de
todos os zoológicos é o mesmo, o qual seja, ofertar a educação ambiental de modo a
desenvolver uma consciência acerca da sustentabilidade e do meio ambiente.
ABSTRACT: Birds show high rates of extinction in nature, despite their great ecological relevance.
Thus, it is important to raise the awareness of the whole community to the problems of
poaching and keeping animals in captivity. Zoos are active in the conservation of
species and, traditionally, offer formal, teacher-oriented education for educational
groups. In this scenario, critical Environmental Education stands out, in which it is
necessary to understand the zoo environment from an ethical and human point of view.
The objective was to evaluate the students' knowledge about wild bird trafficking and
animal welfare, comparing the environmental education offered in zoos in Brazil. The
research was carried out at Escola Municipal Professor Paulo Nunes, located in the
capital city of Teresina-PI. A semi-structured questionnaire was elaborated and
applied, involving wild animal themes, and the data were categorized through thematic
analysis. The research was continued through a search conducted in scientific
databases such as Google Scholar, Scielo, ANPEd, ANPPAS, EPEA and Capes, using
the following keywords: "Environmental Education" + "Zoo" in three languages;
Portuguese, English and Spanish. The data were collected observing the determined
inclusion and exclusion criteria. According to the analyzed theorists, it can be observed
that the offer of environmental education through external environments is a common
practice in Brazil, in which it is possible to improve the knowledge of the students,
because the class becomes more practical and dynamic. Based on the issues listed
above, it is necessary, therefore, that new scientific interferences are made, involving
the development of environmental studies in the school environment in order to
promote awareness on the part of students who still insist on practicing wrongful acts
involving the fauna. Education is fundamental for the development of the individual,
thus the importance of these issues being present in everyday school life and not only
being present in magazines, newspapers, television, or the Internet. Thus, we
conclude that the primary goal of all zoos is the same, which is to offer environmental
education in order to develop an awareness about sustainability and the environment.