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MUDANÇAS CLIMÁTICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: percepção e práticas de professores em escolas municipais de Teresina, Piauí

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Neyla Cristiane Rodrigues de
dc.date.accessioned 2022-08-24T18:35:11Z
dc.date.available 2022-08-24T18:35:11Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2653
dc.description Orientador: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho Coorientadora: Profa. Dra. Francisca Carla Silva de Oliveira Examinador externo: Prof. Dr. Gecilane Ferreira (UFT) Examinadora interna: Profa. Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As Mudanças Climáticas (MC) configuram-se fenômeno global com efeitos locais, que podem causar eventos extremos ao meio ambiente como perda da biodiversidade, fluxos migratórios e alterações nos índices pluviométricos. Nesse contexto, as ações antropogênicas são apontadas como intensificadoras desses efeitos e a Educação Ambiental (EA) com potencial para transformação social e desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação. Este estudo possui natureza quali-quantitativa e por objetivo: Compreender a percepção de impactos e as práticas educativas utilizadas pelos professores para trabalhar as MC em escolas municipais que possuem a política pública COM-VIDA, Teresina, Piauí. Para coleta de dados realizou-se levantamentos bibliométricos, documental e aplicação de questionários semiestruturados. Participaram desta pesquisa 24 docentes de 12 escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina (RMET) cadastradas no Programa Nacional de Escolas Sustentáveis (PNES). Os dados foram categorizados por Análise de Conteúdo. A bibliometria indicou aumento de publicações sobre a educação climática, principalmente a partir de 2017, com destaque para Estados Unidos e países da Europa. Constatou-se que o Programa Escolas Sustentáveis (PES) da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), desenvolveu projetos de EA que abordaram temas socioambientais de importância local, mas nenhum trabalhou diretamente as MC. Os professores consideram as MC alterações no clima ao longo de períodos comparáveis, intensificadas por ações antrópicas, podendo causar impactos tanto aos ecossistemas, quanto às populações humanas. O termo “Mudanças Climáticas” foi associado pelos educadores às disciplinas de Ciências e Geografia, mas perceberam as mudanças que a interdisciplinaridade tem promovido nas práticas pedagógicas, com a participação dos professores de todas as formações nas ações e projetos ambientais. Além disso, apresentam conceitos naturalistas de EA e destacam que a postura do ser humano como dissociado da natureza pode interferir na intensificação da Crise Climática Global. Contudo, os professores reconhecem o potencial da EA no desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação ao fenômeno climático. Portanto, sugere-se realizar novas pesquisas sobre a educação climática para comparar com os resultados encontrados nesse estudo, especialmente em escolas sem COM-VIDA. ABSTRACT: Climate Change (CC) is a global phenomenon that has a local effect, which can cause extreme events to the environment such as loss of biodiversity, migratory flows and changes in rainfall. In this context, anthropogenic actions are pointed out as intensifying these processes and Environmental Education (EE), alternatively has been pointed as a potential for social transformation and the development of mitigation measures. Therefore, this study using mixed methods, including both quantitative and qualitative research with a goal to understand the perception of impacts and the educational practices used by teachers to work on CC in municipal schools in Teresina, Piauí, that utilizes COM-VIDA public policy. Bibliometric and documentary surveys were carried out. In addition, semi-structured questionnaires were applied to twenty-four teachers from 12 schools in the Teresina Municipal Education System (SEMEC) registered in the National Sustainable Schools Program (PNES). The data were categorized using Content Analysis. The bibliometrics analyses indicated an increase in publications on climate education, especially from 2017, highlighted in the United States and European countries. It was found that the Sustainable Schools Program (PES) of the Teresina Municipal Secretariat of System (SEMEC), developed EE projects with a socio-environmental approach with local importance, however, neither of the educators worked directly with the CC. The Teachers consider CC as changes in the weather over comparable periods, intensified by human actions, which can cause impacts to both ecosystems and human populations. The term "Climate Change" was associated by educators with the disciplines of Biological Science and Geography. However, they could realize the changes that the interdisciplinarity approach has promoted in pedagogical practices, with the participation of teachers from all areas in environmental actions and projects. In addition, was observed that the educators present ecological concepts of EE and emphasize that dissociated the human from nature can interfere in the intensification of the Global Climate Crisis. However, teachers recognize the potential of EE in the development of mitigation measures to the climatic phenomenon. Therefore, it is suggested to conduct further research on climate education to compare with the results found in this study, especially in schools without COM-VIDA. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ações antropogênicas pt_BR
dc.subject COM-VIDA pt_BR
dc.subject Fridays For Future pt_BR
dc.subject Perda da biodiversidade pt_BR
dc.subject Refugiados ambientais pt_BR
dc.subject Anthropogenic actions pt_BR
dc.subject Loss of biodiversity pt_BR
dc.subject Environmental refugees pt_BR
dc.title MUDANÇAS CLIMÁTICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: percepção e práticas de professores em escolas municipais de Teresina, Piauí pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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