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RESUMO: As Mudanças Climáticas (MC) configuram-se fenômeno global com efeitos locais, que podem
causar eventos extremos ao meio ambiente como perda da biodiversidade, fluxos migratórios e
alterações nos índices pluviométricos. Nesse contexto, as ações antropogênicas são apontadas
como intensificadoras desses efeitos e a Educação Ambiental (EA) com potencial para
transformação social e desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação. Este estudo
possui natureza quali-quantitativa e por objetivo: Compreender a percepção de impactos e as
práticas educativas utilizadas pelos professores para trabalhar as MC em escolas municipais
que possuem a política pública COM-VIDA, Teresina, Piauí. Para coleta de dados realizou-se
levantamentos bibliométricos, documental e aplicação de questionários semiestruturados.
Participaram desta pesquisa 24 docentes de 12 escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina
(RMET) cadastradas no Programa Nacional de Escolas Sustentáveis (PNES). Os dados foram
categorizados por Análise de Conteúdo. A bibliometria indicou aumento de publicações sobre
a educação climática, principalmente a partir de 2017, com destaque para Estados Unidos e
países da Europa. Constatou-se que o Programa Escolas Sustentáveis (PES) da Secretaria
Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), desenvolveu projetos de EA que abordaram
temas socioambientais de importância local, mas nenhum trabalhou diretamente as MC. Os
professores consideram as MC alterações no clima ao longo de períodos comparáveis,
intensificadas por ações antrópicas, podendo causar impactos tanto aos ecossistemas, quanto às
populações humanas. O termo “Mudanças Climáticas” foi associado pelos educadores às
disciplinas de Ciências e Geografia, mas perceberam as mudanças que a interdisciplinaridade
tem promovido nas práticas pedagógicas, com a participação dos professores de todas as
formações nas ações e projetos ambientais. Além disso, apresentam conceitos naturalistas de
EA e destacam que a postura do ser humano como dissociado da natureza pode interferir na
intensificação da Crise Climática Global. Contudo, os professores reconhecem o potencial da
EA no desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação ao fenômeno climático. Portanto,
sugere-se realizar novas pesquisas sobre a educação climática para comparar com os resultados
encontrados nesse estudo, especialmente em escolas sem COM-VIDA.
ABSTRACT: Climate Change (CC) is a global phenomenon that has a local effect, which can cause extreme
events to the environment such as loss of biodiversity, migratory flows and changes in rainfall.
In this context, anthropogenic actions are pointed out as intensifying these processes and
Environmental Education (EE), alternatively has been pointed as a potential for social
transformation and the development of mitigation measures. Therefore, this study using mixed
methods, including both quantitative and qualitative research with a goal to understand the
perception of impacts and the educational practices used by teachers to work on CC in
municipal schools in Teresina, Piauí, that utilizes COM-VIDA public policy. Bibliometric and
documentary surveys were carried out. In addition, semi-structured questionnaires were applied
to twenty-four teachers from 12 schools in the Teresina Municipal Education System (SEMEC)
registered in the National Sustainable Schools Program (PNES). The data were categorized
using Content Analysis. The bibliometrics analyses indicated an increase in publications on
climate education, especially from 2017, highlighted in the United States and European
countries. It was found that the Sustainable Schools Program (PES) of the Teresina Municipal
Secretariat of System (SEMEC), developed EE projects with a socio-environmental approach
with local importance, however, neither of the educators worked directly with the CC. The
Teachers consider CC as changes in the weather over comparable periods, intensified by human
actions, which can cause impacts to both ecosystems and human populations. The term
"Climate Change" was associated by educators with the disciplines of Biological Science and
Geography. However, they could realize the changes that the interdisciplinarity approach has
promoted in pedagogical practices, with the participation of teachers from all areas in
environmental actions and projects. In addition, was observed that the educators present
ecological concepts of EE and emphasize that dissociated the human from nature can interfere
in the intensification of the Global Climate Crisis. However, teachers recognize the potential of
EE in the development of mitigation measures to the climatic phenomenon. Therefore, it is
suggested to conduct further research on climate education to compare with the results found
in this study, especially in schools without COM-VIDA. |
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