Abstract:
RESUMO: Este trabalho propõe uma análise sobre a cidade de Picos (PI) e seu contexto histórico no
período de sua expansão urbana e modernização mais intensa, entre os anos de 1960 e 1985.
A trajetória que a cidade percorreu nessas décadas foi marcada por uma catástrofe natural
(maior cheia do rio Guaribas registrada na história) e posterior reconstrução das áreas
constantemente atingidas, acarretando em mudanças nas áreas de habitação, que deixaram de
margear somente o rio Guaribas, direcionando-se para os morros do centro e para as margens
das rodovias que cortam o município. O estudo foi realizado no campo história e cidade,
tendo como referência empírica o espaço urbano da cidade de Picos, situada no sertão
piauiense. Nesse contexto, buscou-se investigar, através de fontes primárias (obras sobre a
cidade de Picos, dados do Instituto de Planejamento e Administração Municipal, edições e
matérias dos jornais A Voz do Campus, O Macambira, Folha de S. Paulo, Diário de Notícias,
da revista Veja e depoimentos) e secundárias (imagens e mapas), as mudanças ocorridas na
cidade ao longo do período do recorte temporal da pesquisa. Essas mudanças foram
objetivadas no espaço urbano picoense em um momento de desenvolvimento econômico-
-industrial e de diminuição da produção agrícola, assim como também no âmbito de
investimentos de infraestrutura viabilizados pelo governo militar, que tanto remetia como
condicionava os próprios projetos de modernização em Picos, através do 3º Batalhão de
Engenharia e Construção. Com a chegada do Batalhão, iniciou-se um conjunto obras que
podem ser vistas por toda região de Picos, dando ênfase à rodovia Transamazônica, que
visava ser uma rota de migração no eixo Nordeste-Norte, e à Barragem Bocaina, construída
para sanar problemas recorrentes na região, como falta de água e regularização da vazão do
rio Guaribas, o que contribuiu para a diversificação da economia.
ABSTRACT: This paper proposes an analysis of Picos and its historical context in the period of his most
intense urban expansion and modernization, between 1960 and 1985. Trajectory toured the
city in those decades was marked by a natural disaster (most full Rio Guaribas recorded
history) and the subsequent reconstruction of the affected areas constantly, resulting in
changes in housing, which left only the hem of Guaribas directing river to the hills of the
center and along the highways that cross the county. The study was conducted in Story City
and empirical reference field and how the urban space of the city of Picos, Piauí located in the
hinterland. In this context, we sought to investigate through primary sources (works on Picos,
IPAM data, issues and matters of The Voice Newspapers Campus, The Macambira, Folha de
S. Paulo, Daily News, See Magazine and testimonials) and secondary (images and maps) the
changes in the city over the period of time cutting research. These changes were targeted in
Pico urban space at a time of economic and industrial development and decreased agricultural
production, as well as in the context of infrastructure investments made possible by the
military government as were conditions that both remitted own modernization projects in
peaks through 3rd Battalion of Engineering and Construction. With the arrival of the
Battalion, began a set that works can be seen throughout the region of Picos, emphasizing the
Trans-Amazon highway that aimed to be a migration route in the Northeast and North-Dam
Bocaina shaft, built to solve recurrent problems in region, such as lack of water and regulation
of river flow Guaribas, which contributed to the diversification of the economy.