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RESUMO: À luz do diálogo conceitual sobre comunidade cívica, capital social, universidade pública, gestão pública, educação e campo, a presente produção examina resultados de pesquisa realizada com o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), da Universidade Federal do Piauí, nos campi de Floriano (CAFS), Picos (CSHNB), Bom Jesus (CPCE) e Teresina (CMPP). Ela teve como objetivo analisar a contribuição da UFPI para o desenvolvimento dos povos do campo do estado do Piauí. Verificou-se o relevante subsídio referente à participação dessas instituições no desenvolvimento dos povos do campo piauiense em patamares distintos: na esfera individual, estimula a procura pelo autoconhecimento, pela ciência, pela autenticidade e pela autossuperação; no tocante à coletividade, aguça o interesse pela engenharia dos poderes públicos, pelos direitos e deveres de cidadania, pelas políticas voltadas para o campesinato e por sua participação ativa; na seara do associativismo, fortalece a comunicação institucional, impelindo a sociedade civil a se estruturar melhor para desenvolver ações comunitárias; por fim, busca incrementar e amadurecer condutas alicerçadas pela autonomia, em direção aos valores da terra e à propriedade justa, digna e sustentável do território. Foi utilizada como desenho metodológico pesquisa quantitativa, descritiva e documental, a partir da análise de dados coletados para responder aos objetivos estabelecidos. O estudo está ancorado, para sua fundamentação teórica, em autores como Abreu (1982), Abrucio (1997), Arroyo (2004, 2006, 2016), Bourdieu (1998), Bresser Pereira (1997, 2003), Caldart (2012), Fernandes (2000, 2002), Martins et al. (2003), Molina (2004, 2006), Moraes (2006), Prado Jr. (1961), Putnam (2006), Santos Junior (2012), Santos Neto (1998), Sen (2000), Veiga (2000, 2006), Walzer (1983, 1990), entre outros. Foi possível concluir que existe uma colaboração significativa da Universidade Federal do Piauí para com os povos do campo piauiense, mas que pode avançar consideravelmente diante do grande potencial institucional que detém esta Instituição Federal de Ensino Superior no sentido de colaborar com o projeto de campo e de sociedade que esse espaço geográfico e social postula.
ABSTRACT: In the light of the conceptual dialogue about civic community, social capital, public university, public management and field, the present production examines results of research conducted with the undergraduate course in field education (Ledoc) of the Federal University of Piauí on the campuses of Floriano (CAFS), Picos (CSHNB), Bom Jesus (CPCE) and Teresina (CMPP). It aimed to analyze the contribution of the UFPI to the development of the Piaui’s countyside people.The relevant subsidy was verified regarding the participation of these institutions in the development of the countryside peoples in the Piaui staste at distinct levels: in the individual sphere, it stimulates the demand for self-knowledge, science, authenticity and self-overcoming; Regarding the collectivity, it shares interest in the engineering of the public authorities, the rights and duties of citizenship, the policies aimed at the peasantry and its active participation; In the harvest of associativism, it strengthens institutional communication, driving civil society to better structure to develop Community actions; Finally, it seeks to increase and mature conducts grounded in autonomy, towards the values of the land and the fair, dignified and sustainable property of the Territory. The methodological design of a quantitative, descriptive and documental research was used, based on the analysis of data collected to meet the established objectives. This research was anchored to its theoretical foundation in authors such as Abreu (1982), Abrucio (1997), Arroyo (2004, 2006, 2016), Bourdieu (1998), Bresser Pereira (1997, 2003), Caldart (2012), Fernandes (2000, 2002), Martins et al. (2003), Molina (2004, 2006), Moraes (2006), Prado Jr. (1961), Putnam (2006), Santos Junior (2012), Santos Neto (1998), Sen (2000), Veiga (2000, 2006), Walzer (1983, 1990) among others. It is concluded that there is a significant collaboration of the Federal University of Piauí to the Piaui’s countryside peoples, but that can advance considerably in view of the great institutional potential that owns this federal institution of higher education in intention to collaborate with the field and society project that this geographic and social space postulates. |
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