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RESUMO: Esta investigação tem como objeto de estudo práticas educativas de professores em escola de tempo integral, correspondendo à pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPI, na linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa. Dispõe como objetivo geral analisar as práticas educativas de professores em escola de tempo integral, tendo a formação continuada (encontros
formativos) como possibilidade de reelaboração reflexiva crítica. A investigação desenvolveu-se guiada pelas seguintes questões: Como se organiza o trabalho
pedagógico em escola de tempo integral? Quais as necessidades formativas de
professores atuantes em escola de tempo integral? De que modo acontecem as
práticas educativas de professores em escola de tempo integral? Como as reflexões
críticas empreendidas durante os encontros formativos possibilitam (ou não) a
reelaboração das práticas educativas de professores em escola de tempo integral?
Teoricamente, o estudo assenta-se em ideias de Franco (2012), Giroux (1990),
Cavaliere (2007), Imbernón (2010a; 2010b), dentre outros. Como metodologia, adota
a pesquisa narrativa de caráter biográfico, fundamentada nos princípios de Nóvoa e
Finger (2010), entre outros. Define como dispositivos de produção de dados Encontros Formativos, intentando oportunizar momentos de reflexão crítica diante da formação e do fazer pedagógico. Recorre à Carta Pedagógica para conhecer as contribuições das reflexões críticas empreendidas nos encontros formativos para o processo de reelaboração de práticas educativas. Realiza, ainda, Entrevista Reflexiva, objetivando produzir dados sobre a história da vida acadêmico-profissional das professoras, bem como conhecer o funcionamento da escola lócus da pesquisa. Como procedimento de análise, adota a técnica análise de conteúdo da narrativa. A pesquisa conta com a participação de nove interlocutoras selecionadas a partir dos seguintes critérios: pertencer ao quadro efetivo da rede, ter disponibilidade para a pesquisa e trabalhar em escola de tempo integral há, pelo menos, dois anos. Dentre outras considerações, o estudo evidencia a necessidade da promoção de formação continuada no contexto da ação docente, com base na discussão colegiada acerca dos desafios inerentes à escola de tempo integral. Evidencia, ainda, que as práticas educativas de professores no contexto da escola de tempo integral apresentam-se, na sua maioria, pautadas em uma abordagem técnica, sendo que, em um caso, registra sobre uma professora tendente à reflexão crítica. Na pesquisa, os encontros formativos se revelaram espaços de
interatividade, oportunizando aos professores reverberarem suas práticas educativas, de modo que, mediante tomada de consciência do seu fazer pedagógico, apresentaram propostas de reelaboração de futuras práticas educativas, confirmando a proposição de tese de que a reflexão crítica empreendida durante formação continuada possibilita reelaboração das práticas educativas de professores em escola de tempo integral. A compreensão que emerge é que a escola de tempo integral seja transformada em espaço de formação docente, mediante estudos, articulação entre as práticas educativas e compartilhamento de conhecimentos entre os pares, tendo em vista o propósito específico da escola de tempo integral, que corresponde à formação plena do seu alunado.
ABSTRACT: This research has as its study object the educational practices of teachers in full-time schools, it was developed within the Graduate Course in Education -UFPI, following the line of research Teacher Training and Educational Practice. The mainly objective of this work is to analyze the educational practices of teachers in a full-time school, with continuing education (formative meetings) as a possibility for critical reflective rework. The investigation was guided by the following questions: How is the pedagogical work organized in a full-time school? What are the training needs of teachers working in a full-time school? How do the teacher's educational practices take place in a full-time school? How do the critical reflections undertaken during the formative meetings enable (or not) the rework of the educational practices by teachers in a full-time school? Theoretically, the study is based on the ideas of Franco (2012), Giroux (1990), Cavaliere (2007), Imbernón (2010a; 2010b), among others. The narrative biographical research was adopted as methodology, based on the principles of Nóvoa and Finger (2010), among others. It defines as data production device the Formative Encounters, purposing to provide moments of critical reflection in the face of training and pedagogical practice. It resorts the Pedagogical Letter to learn about the contributions of critical reflections undertaken in the formative meetings for the process of re-elaborating educational practices. It also conducts a Reflective Interview, aiming to produce data on the record of the academic-professional life of the teachers, as well as getting to know the functioning of the school which the research took place. As an analysis procedure, it adopts the technique of content analysis of the narrative. The research has the participation of nine interlocutors selected based on the following criteria: belonging to the network's effective staff, being available for research and working in a full-time school for at least two years. Among other considerations, the study highlights the need to promote continuing education in the context of teaching action, based on the collegiate discussion about the challenges concerning a full-time school. It also shows that the educational practices of teachers in the context of a full-time school are mostly based on a technical approach, and in one case, displays a teacher tending to critical reflection. In the research, the formative meetings revealed spaces for interactivity, giving teachers the opportunity to reverberate their educational practices, so that, by becoming aware of their pedagogical practice, they presented proposals for the re-elaboration of future educational practices, confirming this work proposal that the critical reflection undertaken during continuing education enables re-elaboration of the educational practices of teachers in a full-time school. The understanding that emerges is that the full-time school should be transformed into a space for teacher training, through studies, articulation between educational practices and knowledge sharing among peers, considering the specific purpose of the full-time school, which corresponds to the full training of its students. |
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