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RESUMO: Este trabalho constitui um esforço para estudar historicamente parcelas dos projetos de Brasil e buscas de consolidação de ideologias da Cultura brasileira entre as décadas de 1920 e 1960. O pretexto da pesquisa é a vida, os engajamentos políticos e a produção intelectual do jornalista paulista Júlio de Mesquita Filho. O principal objetivo da dissertação é analisar as condições históricas no interior das quais é possível visualizar diferentes formações discursivas a respeito do Brasil, no presente caso olhadas a partir da perspectiva de Mesquita Filho, dirigente do O Estado de São Paulo por mais de quatro décadas (1927-1969). Durante a análise da nebulosa discursiva acima referenciada, são avaliados pontos de vista sobre o sujeito-signo aqui tratado e sua atuação intelectual, política e, ainda que brevemente, militar. Tendo em vista que este indivíduo foi um dos personagens centrais no processo de criação da Universidade de São Paulo, na década de 1930, discute-se esse processo especialmente a partir da interlocução do mesmo com o cenário político e intelectual brasileiro no período em estudo, a exemplo de Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Jorge Amado, Darcy Ribeiro, Paulo Duarte, Assis Chateaubriand e Oliveira Vianna. Observa-se de que maneira, na qualidade de escritor e ensaísta, esteve influenciado por referências próprias às suas experiências, a exemplo do bandeirantismo, ideias sobre raça e cultura. Por fim, se dedica a observar as diferentes estratégias de evasão e fabricação do tempo empreendidas pelo personagem, como o desejo de estabelecer uma cristalização da imagem de Brasil simultâneo a vivências de severas fraturas ontológicas, levando-o a posições políticas e intelectuais cujos desdobramentos foram contraditórios. São fontes centrais para a escrita: correspondências, depoimentos obtidos em arquivos públicos e privados, livros escritos por ou sobre os personagens envolvidos, além de documentos pessoais. Como fontes hemerográficas, trazemos algumas edições do jornal O Estado de São Paulo, da Revista do Brasil e a Revista Klaxon. No papel de referências bibliográficas, se destacam os historiadores Carlos Guilherme Mota e Nicolau Sevcenko, bem como os filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari, que ajudam a estruturar a espinha teórico-metodológico da dissertação.
ABSTRACT: This work constitutes an effort to historically study portions of Brazilian projects and searches for consolidation of ideologies of Brazilian culture between the 1920s and 1960s. The pretext of the research is the life, political engagements, and intellectual production of São Paulo journalist Júlio de Mesquita Filho. The main objective of the dissertation is to analyze the historical conditions within which it is possible to visualize different discursive formations about Brazil, in the present case, looked at from the perspective of Mesquita Filho, director of O Estado de São Paulo for more than four decades (1927-1969). During the analysis of the discursive nebula referred to above, points of view on the subject-sign treated here, and its intellectual, political, and, even if briefly, military performance are evaluated. Considering that this individual was one of the central characters in the creation process of the University of São Paulo, in the 1930s, this process is discussed especially from the interlocution of the same with the Brazilian political and intellectual scenario in the period under study, like Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Jorge Amado, Darcy Ribeiro, Paulo Duarte, Assis Chateaubriand, and Oliveira Vianna. It can be seen how, as a writer and essayist, he was influenced by his references to his experiences, such as Bandeirantism, ideas about race, and culture. Finally, he is dedicated to observing the different strategies of evasion and fabrication of time undertaken by the character, such as the desire to establish a crystallization of the image of Brazil simultaneously with experiences of severe ontological fractures, leading him to political and intellectual positions whose unfolding were contradictory. Central sources for writing are correspondence, testimonies obtained from public and private archives, books written by or about the characters involved, as well as personal documents. As hemerographic sources, we bring some editions of the newspaper O Estado de São Paulo, Revista do Brasil, and Revista Klaxon. In the role of bibliographic references, the historians Carlos Guilherme Mota and Nicolau Sevcenko stand out, as well as the philosophers Gilles Deleuze and Felix Guattari, who help to structure the theoretical-methodological spine of the dissertation. |
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