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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: affordances sobre o audiovisual como tecnologia facilitadora na aprendizagem de línguas adicionais em escola bilíngue

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dc.contributor.author ARRÉ, Thalita Christina Cavalcante
dc.date.accessioned 2022-08-02T20:47:52Z
dc.date.available 2022-08-02T20:47:52Z
dc.date.issued 2022-08-02
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2578
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francisco Wellington Borges Gomes. Examinadora interna: Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes. Examinadora externa: Profa. Dra. Maria Eldelita Franco Holanda (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Nos últimos anos, percebe-se a necessidade de programas de formação continuada para o professor que atua na educação bilíngue, pois é uma área que surgiu há pouco tempo no Brasil, e que tem crescido e ganhado importância. Por ser uma área nova, os cursos de formação de professores nas áreas de Letras e de Pedagogia ainda não possuem um programa que dá suporte específico ao contexto escolar. Dessa forma, decidiu- se ensejar reflexões sobre o recurso audiovisual como suporte na aprendizagem de línguas. O presente trabalho tem como objetivo verificar, por meio de uma pesquisa-ação que investigou o uso dos recursos audiovisuais, as affordances sobre o emprego desses recursos antes e após um curso de formação continuada aplicado a 34 professores de uma escola bilíngue, assim como analisar de que modo essas percepções influenciavam nas suas práticas pedagógicas. Para isso, os professores participaram de um curso de 30 horas com interações presencias e online. O estudo apoia-se em discussões sobre educação bilíngue (SIGUAN; MACKEY, 1987; HORNBERGER, 1991; MEGALE; LIBERALI, 2011, 2016; MEJÍA, 2013); em discussões sobre o professor reflexivo (KLEIMAN, 2001; MAGALHÃES, 2001; LIBÂNEO, 2010; GHEDIN, 2010; CELANI, 2010; PIMENTA, 2010; MOURA, 2010; GOMES, 2013); na Teoria das Affordances (GIBSON, 1971); e nas discussões acerca do uso de recurso audiovisual no ensino de língua adicional (CANNING, 2003; HOLLEBEN, 2007; SECATTO, 2010; KLENEVSKAYA, MASLOVA, 2012; GOMES, 2014; BRITISH FILM INSTITUTE, 2017), entre outros. Os dados foram coletados por meio de questionários, de respostas nos fóruns online e de transcrições. Os resultados indicaram que os procedimentos adotados nas práticas pedagógicas dos professores passaram a ter mais planejamento, mais preparo e eles revelaram mais segurança ao utilizar o audiovisual em sala de aula. Apesar do grupo de professores não ter modificado suas percepções de affordances, as percepções que já existiam antes do curso se mantiveram. Os resultados alcançados também indicaram possíveis modificações nas ações pedagógicas dos professores. ABSTRACT: In the last years, it has been noticed a need for continuing education programs for teachers who work in bilingual schools, since it is an area that emerged recently in Brazil, and which has grown and gained importance. As a new area, the graduation courses do not have a specific program that contemplates the training of this professional to work in this new branch. Therefore, it was decided to provide reflections on the audiovisual resource as a support in language learning. The present study aims to verify the affordances on the use of audiovisual resources before and after an intervention activity carried out through a continuing training course applied to 34 teachers of a bilingual school as well as to analyze how these perceptions influenced their pedagogical practices. The teachers attended a 30 hours course with both face-to-faces and online interactions. This study relies on discussions about bilingual education (SIGUAN; MACKEY, 1987; HORNBERGER, 1991; MEGALE; LIBERALI, 2011, 2016; MEJÍA, 2013); in discussions about reflective teacher (KLEIMAN, 2001; MAGALHÃES, 2001; LIBÂNEO, 2010; GHEDIN, 2010; CELANI, 2010; PIMENTA, 2010; MOURA, 2010; GOMES, 2013); in the Affordance Theory (GIBSON, 1971); and in discussions about the use of audiovisual resources in additional language teaching (CANNING, 2003; HOLLEBEN, 2007; SECATTO, 2010; KLENEVSKAYA, MASLOVA, 2012; GOMES, 2014, YAZIDDAH, 2014; BRITISH FILM INSTITUTE, 2017), among others. Data were collected through questionnaires, answers in online forums and course transcriptions. The results indicated that the procedures adopted in teachers' pedagogical practices started to have more planning, more preparation and they became more secure when using audiovisual in classroom. Although the group of teachers did not change their perceptions of affordances, the perceptions that already existed before the course remained. The results also indicated possible changes in the teachers' pedagogical actions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recurso audiovisual pt_BR
dc.subject Escola bilíngue pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Audiovisual resource pt_BR
dc.subject Bilingual school pt_BR
dc.subject Continuing teacher training pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: affordances sobre o audiovisual como tecnologia facilitadora na aprendizagem de línguas adicionais em escola bilíngue pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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