Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem como temática o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –PROEJA, no âmbito do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Sendo o PROEJA política pública educacional, quais os impactos do curso técnico em Administração na modalidade PROEJA, na empregabilidade e quanto à continuidade dos estudos, na visão de egressos da primeira turma formada no IFPI campus Piripiri? O objetivo geral foi analisar tais impactos do PROEJA em relação às duas dimensões citadas, sendo a análise de impactos de grande importância para a melhoria das políticas públicas. Trata-se de estudo de caso, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados as análises documentais e entrevistas com egressos(as), que foram transcritas e trabalhadas à luz da técnica da análise de conteúdo. O trabalho traz quadro teórico geral sobre políticas públicas, educação profissional e o PROEJA em si (história, legislação, desafios), discutindo a relação direta dos tópicos com o tema maior da Educação, e interseccionando-os para uma melhor compreensão do PROEJA. Tal quadro teórico aborda ainda o ciclo de políticas públicas, discutindo teorias sobre avaliação de políticas públicas, e ainda sobre as análises dos impactos do PROEJA. O estudo de caso se inicia com a apresentação do IFPI, desde a expansão à chegada do campus em Piripiri, trazendo dados da cidade/região no qual está inserido, e consolidando-se com os resultados da pesquisa, apresentando dados, sínteses, e as análises sobre os impactos do PROEJA na empregabilidade e com relação à continuidade dos estudos, com base na visão de egressos(as) que deram vozà avaliação política do programa. Considerou-se que o PROEJA no IFPI campus Piripiri esteve, em seus resultados quantitativos, aquém do que dita o regramento legal e institucional do programa, porém, estando satisfatório no âmbito qualitativo, tendo proporcionado aos egressos impactos relevantes quanto às duas dimensões analisadas, dentre outros resultados positivos, como o aumento da média de rendimentos dos egressos da amostra após o curso, somado ao desenvolvimento de competências para a cidadania; fazendo-se mister ressaltar que os resultados da educação se refletem no longo prazo e dependem de diversos fatores. Sugere-se que a instituição atente à formação de gestores e docentes, ao desenvolvimento de material didático e de metodologias próprias para o PROEJA, bem como intervenha no intuito de melhorar índices da gestão escolar, como a taxa de inscritos por vagas, etc., e sobretudo a evasão no PROEJA, dentre outros. O trabalho contribui para a gestão pública apresentando importante instrumento de auxílio a gestores e/ou pesquisadores: as matrizes de referências, para avaliações de políticas públicas. ABSTRACT:
The present work has as its theme the National Program for the Integration of Professional Education into Basic Education in the Youth and Adult Education Modality -PROEJA, within the scope of the Federal Institute of Piauí (IFPI). Since PROEJA is a public educational policy, what are the impactsof the technical course in Administration in the PROEJA modality, on employability and regarding the continuity of studies, in the view of graduates of the first class formed at the IFPI campus Piripiri? The general objective was to analyze such impacts of PROEJA in relation to the two dimensions mentioned, being the analysis of impacts of great importance for the improvement of public policies. This is a qualitative case study, with data analysis instruments and interviews with graduates as data collection instruments, which were transcribed and worked on in the light of the content analysis technique. The work brings a general theoretical framework on public policies, professional education and PROEJA itself (history, legislation, challenges), discussing the direct relationship of topics with the larger theme of Education, and intersecting them for a better understanding of PROEJA. This theoretical framework also addresses the public policy cycle, discussing theories about public policy evaluation, and also about the analysis of the impacts of PROEJA. The case study begins with the presentation of the IFPI, from the expansion to the arrival of the campus in Piripiri, bringing data from the city / region in which it is inserted, and consolidating itself withthe results of the research, presenting data, syntheses, and the analyzes of the impacts of PROEJA on employability and in relation to the continuity of studies, based on the view of graduates who gave voice to the political evaluation of the program. It was considered that PROEJA at the IFPI campus Piripiri was, in its quantitative results, below what the legal and institutional rules of the program dictate, however, being satisfactory in the qualitative scope, having provided the graduates with relevant impacts regarding the two dimensions analyzed, among other positive results, such as the increase in the average income of graduates in the sample after the course, added to the development of skills for citizenship; making it necessary to emphasize that the results of education are reflected in the long term and depend on several factors. It is suggested that the institution pay attention to the training of managers and teachers, to the development of didactic material and methodologies for PROEJA, as wellas to intervene in order to improve school management indexes, such as the enrollment rate for vacancies, etc., and above all evasion in PROEJA, among others. The work contributes to public management by presenting an important tool to assist managers and/or researchers: the reference matrix, for evaluating public policies.