Abstract:
RESUMO: Neste trabalho, foi explorado o estudo dos números primos e suas aplicações na OBMEP e no concurso Canguru de Matemática Brasil. Comparamos dois materiais didáticos que tratam de números primos de formas bem diferentes, o livro didático “A Conquista da Matemática” e um material extraído do POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo). Aplicamos, de forma virtual, uma aula sobre os números primos, a fim de se verificar na turma, parâmetros fundamentais para um bom desenvolvimento do aprendizado, como: participação, resolução de problemas, entre outros. Enfim, o objetivo deste trabalho foi obter um parâmetro para nortear a abordagem do ensino dos números primos aplicados em provas olímpicas, tal como sua exploração no sistema regular de ensino. Tecer uma opinião de como se deve trabalhar o assunto, baseada em dados obtidos a partir do experimento.
ABSTRACT:
In this work, the study of prime numbers and their applications in OBMEP and in the Kangaroo of Mathematics Brazil contest was explored. We compared two teaching mate- rials that deal with prime numbers in very different ways, the textbook "A Conquistada Mathematics" and a material extracted from POTI (Olympic Intensive Training Pole). We applied, in a virtual way, a class on prime numbers, in order to verify in the class, fun- damental parameters for a good development of learning, such as: participation, problem solving, among others. Anyway, the objective of this work was to obtain a parameter to guide the approach of teaching the prime numbers applied in Olympic tests, such as its exploration in the regular education system. To give an opinion on how to work the subject, based on data obtained from the experiment.