Repositório Institucional da UFPI

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL: viagens e circularidade do saber

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do
dc.date.accessioned 2022-06-01T19:02:49Z
dc.date.available 2022-06-01T19:02:49Z
dc.date.issued 2022-06-01
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2549
dc.description.abstract RESUMO: O projeto intitulado História da Educação Musical: viagens e circularidade do saber (1890- 1950) objetiva compreender a viagem no processo de formação, intercâmbios, circulação de ideias e dos debates sobre a educação musical.. O trabalho tem como horizonte a experiência de artistas, músicos educadores, numa perspectiva abrangente de pessoas de diferentes nacionalidades que percorreram o globo à procura de aperfeiçoamento artístico, consolidação profissional e intelectual, ampliação de redes de sociabilidade e, sobretudo, valorizar, numa perspectiva histórica, ações e vozes nos debates em torno das causas do ensino da música. Dessa maneira, interroga-se: qual a relevância das viagens empreendidas por educadores musicais? Se, por um lado, há a possibilidade de se perceber os atributos que as unem, por outro, quais são as especificidades de tais experiências educacionais e artísticas? Essas viagens foram tempos de formação? Viabilizaram intercâmbios? O que representa viajar dentro e fora do país? Explorar o significado das viagens na formação/constituição de educadores musicais em meio às lutas por diferenciação e legitimação do campo educacional e artístico é também um dos horizontes da presente pesquisa, que elege como fontes: partituras, livros de viagem, relatórios, cartas, textos publicados em periódicos, (auto)biografias, memórias, fotografias, cartões postais, programas de concertos, dentre outros documentos. A presente proposta é o desdobramento de um processo. Nessa direção, vale considerar o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições e práticas educativas desenvolvido no contexto do Núcleo de Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus (cadastrado no CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. ABSTRACT: The project named History of Musical Education: trips and circularity. aims to analyzes the importance of trips on the process of formation, exchanges and ideas circulation and debates about the musical education. It searches to understand the experience of intellectuals and educators, in a larger sense, men and women who traveled the world looking for artistic, professional and intellectual improvement, consolidation of sociability networks, and participation in the actions and debates around causes that involve the music teaching. This way, what is the importance of the trips accomplished by musical educators? If by one hand, it is possible to identify elements that unit them, what are the specificities from those experiences? Were those trips formation moments? Did they bring exchanges? What did it mean to travel into and outside the country? To analyze the importance of trips on the formation/ constitution of musical educators in the midst of the struggles for differentiation and legitimation of the educational and artistic field is one of the horizons of the present research, which chooses as sources: musical scores, travel books, reports, letters, texts published in periodicals, autobiographies, memoirs, photographs, postcards, among other documents. The present project is unfolding of a process. In this perspective, it is worth considering the research project História da Educação Musical: sujeitos, instituições e práticas educativas (History of Music Education: subjects, institutions and educational practices) developed in the context of the Núcleo de Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus (registered in CNPq), linked to the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Piauí. pt_BR
dc.description.sponsorship PROPESQI/PRPG/UFPI pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Circularidade do saber pt_BR
dc.subject Viagem no processo de formação pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Musical education, pt_BR
dc.subject Trips pt_BR
dc.subject Circularity of knowledge pt_BR
dc.title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL: viagens e circularidade do saber pt_BR
dc.type Technical Report pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account