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(RE)INVENÇÃO DA CHECAGEM DOS FATOS: estudo comparativo das estratégias mercadológicas das empresas Folha e Estadão

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dc.contributor.author COSME, Marta Thaís Alencar
dc.date.accessioned 2022-06-01T18:07:29Z
dc.date.available 2022-06-01T18:07:29Z
dc.date.issued 2022-06-01
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2548
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado. Examinador externo: Profa. Dra. Carlos Eduardo Franciscato. Examinador interno: Profa. Dra. Cristiane Portela de Carvalho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A escolha do título da dissertação partiu da curiosidade da pesquisadora de compreender a adoção do fact-checking nos conglomerados de mídia tradicional, que atuam com a verificação em suas redações. No dicionário, a palavra (re)inventar faz menção ao conceito e significado de (re)criar uma solução para um problema antigo, mas que exige uma nova abordagem. Assim como o próprio fact-checking, a palavra é citada neste estudo como uma estratégia de mercado que renova às práticas de verificação diante do poderio da indústria da desinformação. Assim, a pesquisa aborda como as empresas de mídia vêm transformando processos de produção de notícias e suas fontes de financiamento (CHARRON; BONVILLE, 2016) e investindo em várias atividades econômicas rentáveis, dentre elas, o fact-checking (SEIBT, 2019; GRAVES, 2013). A partir disso, a pesquisa norteia-se do seguinte problema: Como o fact-checking vem se configurando em uma Unidade Estratégica de Negócios (FUSCO, 1997; PORTER, 1998) para o Estadão e a Folha. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral: analisar comparativamente as Unidades Estratégicas de Negócios das seções de fact-checking do Estadão e da Folha (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017). Conseguinte, configura-se a partir dos objetivos específicos em descrever os serviços por meio da mercantilização e identificar quais os projetos de checagem que as empresas participam e recebem financiamentos. Portanto, este trabalho realiza um estudo comparativo (MARCONI; LAKATOS, 2003; SCHNEIDER; SCHMITT, 1998) das seções de fact-checking do Estadão e da Folha. Além disso, utiliza-se do conceito de mercantilização (ANDRADE, 2015; MOSCO, 1999; 2016) dentre os estudos da Economia Política da Comunicação (EPC) e da Economia Política do Jornalismo (EPJ) relacionando-o ao problema, aos objetivos, às hipóteses e às considerações finais. O trabalho ainda propõe o conceito de Economia Política da Desinformação (EPD) diante dos estudos sobre a indústria da desinformação. Portanto, a dissertação conclui que há a consolidação do blog do Estadão Verifica como uma Unidade Estratégica de Negócio do Grupo O Estado. Enquanto a Folha Informações no Grupo Folha é considerada apenas uma atividade rentável sem um planejamento claro e uma equipe específica de atuação conforme as distintas unidades de negócios que possui. ABSTRACT: The choice of the dissertation title came from the researcher's curiosity to understand the adoption of fact-checking in traditional media conglomerates, which work with verification in their newsrooms. In the dictionary, the word (re) inventing refers to the concept and meaning of (re) creating a solution to an old problem, but which requires a new approach. Like fact-checking itself, the word is mentioned in this study as a market strategy that renews the practices of verification in the face of the power of the disinformation industry. Thus, the research addresses how media companies have been transforming news production processes and their sources of financing (CHARRON; BONVILLE, 2016) and investing in several profitable economic activities, among them, fact-checking (SEIBT, 2019; GRAVES , 2013). From this, the research is guided by the following problem: How fact-checking has been configured in a Strategic Business Unit (FUSCO, 1997; PORTER, 1998) for Estadão and Folha. To this end, the present work has the general objective of: comparatively analyzing the Strategic Business Units of the fact-checking sections of Estadão and Folha (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017). Consequently, it is configured based on the specific objectives of describing services through commodification and identifying which checking projects the companies participate in and receive financing for. Therefore, this work carries out a comparative study (MARCONI; LAKATOS, 2003; SCHNEIDER; SCHMITT, 1998) of the fact-checking sections of Estadão and Folha. In addition, it uses the concept of commodification (ANDRADE, 2015; MOSCO, 1999; 2016) among the studies of Political Economy of Communication (EPC) and Political Economy of Journalism (EPJ) relating it to the problem, the objectives, hypotheses and final considerations. The work also proposes the concept of Political Economy of Disinformation (EPD) in the face of studies on the industry of disinformation. Therefore, the dissertation concludes that there is a consolidation of the Estadão Verifica blog as a Strategic Business Unit of Grupo O Estado. While Folha Informação in the Folha Group is considered just a profitable activity without clear planning and a specific team of action according to the different business units it has. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jornalismo pt_BR
dc.subject Fact-checking pt_BR
dc.subject Economia política da desinformação pt_BR
dc.subject Estratégias mercadológicas pt_BR
dc.subject Verificação pt_BR
dc.subject Journalism pt_BR
dc.subject Political economy of disinformation pt_BR
dc.subject Marketing strategies pt_BR
dc.subject Verification pt_BR
dc.title (RE)INVENÇÃO DA CHECAGEM DOS FATOS: estudo comparativo das estratégias mercadológicas das empresas Folha e Estadão pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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