Abstract:
RESUMO: Este trabalho aborda o ambiente virtual Portal da Matemática (OBMEP) como subsídio de preparação olímpica, visando ascensão dos rendimentos educacionais e causando impacto positivo na vida estudantil. A intervenção dá-se por meio de uma sequência de aulas via plataforma Google Meet utilizando-se da Engenharia Didática, enquanto metodologia de pesquisa e da Sequência Fedathi, aqual baseia-se na linha de sequenciações de experiências para dar aprofundamento ao aluno e favorecimento as investigações matemáticas; tendo como sujeitos da pesquisa alunos de 1o ano do ensino médio da E.E.E.P. Antonio Tarcísio Aragão, situada em Ipu- CE. Os resultados deste trabalho mostram que as metodologias aplicadas foram eficazes no auxílio da exposição dos assuntos escolhidos para trabalhar como sendo os principais e mais contemplados na primeira fase da OBMEP, além de possibilitarem o desenvolvimento de habilidades para trabalhar com questões olímpicas através do Portal da Matemática. ABSTRACT: This work addresses the virtual environment Mathematics Portal (OBMEP) as a subsidy for Olympic preparation, aiming at increasing educational performance and cau- sing a positive impact on student life. The intervention takes place through a sequence of classes via the Google Meet platform using Didactic Engineering, as a research methodo- logy and the Fedathi Sequence, which is based on the line of sequencing of experiences to deepen the student and favor it mathematical investigations; having as research subjects 1st year high school students from E.E.E.P. Antonio Tarcísio Aragão, located in Ipu - CE. The results of this work show that the applied methodologies were e ective in helping to expose the subjects chosen to work as being the main and most contemplated in the rst phase of OBMEP, in addition to enabling the development of skills to work with Olympic issues through the Mathematics Portal.