Abstract:
RESUMO: Esse trabalho apresenta o processo e resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Setor Educativo do Museu do Piauí, Casa de Odilon Nunes (MUP), um museu estadual, mantido pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí (SECULT), de vocação histórica, localizado no centro de Teresina, capital do Piauí, Brasil. O objeto de investigação e ação trata-se da Ação Educativa e Cultural do MUP. A partir das investigações realizadas, elaboramos um mapeamento que representa um estudo mais aprofundado sobre esse serviço, em termos de sua estrutura e desenvolvimento, e tem o intuito de verificar a atual situação da área educativo-cultural do Museu. Para tanto, estudamos alguns dos elementos-chave desse serviço, tais como recursos (humanos, materiais e financeiros), concepções teóricas e práticas (abordagem pedagógica, orientação teórico-metodológico de ação e referências), programas e serviços (projetos, ações, atividades e equipes), para compreender sua realidade com inerentes particularidades, principais potencialidades e fragilidades. Com base nesse estudo e nos pressupostos da Museologia, construímos, com o auxílio de profissionais do Setor Educativo do MUP, estratégias para atender algumas das necessidades constatadas a partir das análises. Dentre estas, enfatizamos o delineamento ou estruturação de um perfil educacional fundamentado em documentos norteadores e o gerenciamento mais eficiente das ações. A partir, sobretudo, dessa constatação apresentamos alguns contributos para a qualificação dos trabalhos, dos quais se destacam os subsídios iniciais para o desenvolvimento de uma Política Educativa para o MUP, uma proposta de sistema de gerenciamento para sua Ação Educativa e Cultural, um caderno de apoio pedagógico para professores e apontamentos para a elaboração de um Programa Educativo e Cultural para o Museu.
ABSTRACT: This work presents the process and results of an action-research developed within the Educational Sector of the Piauí Museum Odilon Nunes’ House (MUP), a state museum, maintained by the Secretary of State for Culture of Piauí (SECULT), with a historical vocation, located in the center of Teresina, capital of Piauí, Brazil. The object of investigation and action is the Educational and Cultural Action in the MUP. Based on investigations carried out previously, we developed a mapping which represents a more detailed study of this service, in terms of its structure and development, and aims to verify the current situation of the educational-cultural area of the Museum. In order to do so, we studied some of the key elements of this service, such as resources (human, material and financial), theoretical and practical conceptions (pedagogical approach, theoretical and methodological orientation of action and references), programs and services (projects, actions, activities and teams), to understand their reality and inherent particularities, main potentialities and weaknesses. Based on this study and the assumptions of Museology, we have developed, with the help of professionals from the Educational Sector of the MUP, strategies to address some of the needs identified from the analyzes. Among these, we emphasize the design or structuring of an educational profile based on guiding documents and a more efficient management of actions. Based, above all, on this verification, we present some contributions to the qualification of the work, highlighting the initial subsidies for the development of an Educational Policy for the MUP, a proposal for a management system for its Educational and Cultural Action, a pedagogical support book for teachers and notes for the elaboration of an Educational and Cultural Program for the Museum.