Abstract:
RESUMO: O trabalho aqui descrito teve como dados de entrada os valores de IDEB, disponíveis desde a sua criação, relativos aos 224 municípios do estado de Piauí levando em consideração a rede pública de ensino no qual faz parte a rede municipal, estadual e federal de educação. Esta análise foi feita nos anos 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017 para os anos iniciais (5° ano) e finais (9° ano) dos ensino fundamental. Para o ensino médio foi feita a análise do ano de 2017 em 221 municípios já que nos anos anteriores a análise era feita por amostragem. A metodologia executada consistiu da análise descritiva e inferencial dos dados. Os dados foram retirados de planilhas eletrônicas disponibilizados no site do INEP onde foram calculados as médias, mediana e desvio padrão, e foram construídos gráficos Boxplot e gerados mapas, para compreender melhor comportamento dos dados ao longo dos anos de estudo, considerando os 224 municípios. A análise inferencial compreendeu a comparação das médias anuais de valores de IDEB. Foram comparadas notas, proficiência em língua portuguesa e em matemática, índices de rendimentos bem como o número de municípios que atingiram as suas metas nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental II. Esta análise também foi realizadas nas 6 regiões intermediárias bem como das 19 regiões imediatas para verificar as diferenças entre elas. Afim de verificar se o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) é um fator determinante para os resultados obtidos pelos municípios foi realizada análise de regressão linear das notas do IDEB 2009 e 2011 como IDH do ano de 2010. ABSTRACT: This work was based in values form IDEB, available since its beginning, spea- king about the 224 cities from Piauí, aim to public school from the cities, states end from the Federation. This analysis was done in 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 and 2017, for Primary Education. For Meddle School was done analysis in 2017 in 221 cities from Piauí. In spite of this analysis to be done in previous year for sample. The way used in the analysis was descriptive and inferential of dates. the dates were searched from a spreadsheet in INEP website, which were calculated the aritmetic average, median and standard deviation and were built boxplot graphics and generated maps, to understand the behavior of the dates over the studing years considering the 224 cities. The inferential analysis understood the comparation of year average from IDEB values. The notes, proficiency the Portuguese lenguage and the Math were compared, yield index yet with the number of cities that got the target in fundamental teaching. This analysis was carried out in the six intermediate region and the nineteen immediate region to check the diferences among them. Looking for check if the Human Development Index(HDI) is a determining factor for the results obtained by the cities was done an analysis of linear regression of the IDEB notes of 2009 and 2011 with the HDI of the year 2010.