Abstract:
RESUMO: Notadamente a educação vem passando por grandes transformações para que assim possa atender de forma holística todas as necessidades dos educandos do século XXI. Dentre essas inúmeras mudanças está a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino, pois através da mesma é possível manipular diferentes ferramentas que ajudam de forma significativa a dinamização do processo de ensino e de aprendizagem. No que concerne ao ensino de Matemática é possível percebemos os inúmeros recursos tecnológicos que podem ser utilizados para o favorecimento da aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, dentre eles, o GeoGebra que é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos em um único pacote fácil de se usar. Para tanto faz-se se necessário que o professor de matemática possa utilizar no seu fazer docente essa ferramenta que o ajudará a desenvolver um ensino de Matemática eficiente e eficaz e que atenda as reais necessidades dos educandos e da sociedade. Partindo dessa assertiva julgamos imprescindível que os cursos de formação de professores de Matemática possam inserir na ementa de algumas disciplinas elencadas em seus currículos o estudo e a utilização do GeoGebra como uma ferramenta que contribui de forma significativa na formação e atuação do professor de Matemática. Diante dessa premissa a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do GeoGebra como ferramenta essencial para a formação dos professores de matemática. A pesquisa é delineada como uma pesquisa ação com abordagem qualitativa e teve como lócus o Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), especificamente o Curso de Matemática. Os interlocutores da pesquisa foram vinte e quatro acadêmicos do referido curso que estão cursando a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Para a produção dos dados foi realizado durante três dias no laboratório de informática do campus uma oficina pedagógica evidenciando o conceito, importância e aplicabilidade do software GeoGebra no ensino de Matemática por meio de atividade teóricas e práticas, além da utilização de um questionário aberto composto por quatro questões aplicado aos acadêmicos participantes da oficina. Tendo por base os dados produzidos durante todo o processo de execução da pesquisa afirmamos que de forma indubitável a utilização do GeoGebra no processo de formação de professores de Matemática contribui para o desenvolvimento de uma prática docente que vise uma formação integral dos alunos e atenda aos seus anseios como cidadãos. ABSTRACT: Notably, education has undergone great transformations so that it can meet in a holistic way all the needs of the learners of the 21st century. Among these innumerable changes is the insertion of Information and Communication Technologies (ICTs) in teaching, since through it it is possible to manipulate different tools that significantly aid the dynamization of the teaching and learning process. Regarding the teaching of Mathematics it is possible to perceive the innumerable technological resources that can be used to favor the significant learning of the mathematical contents, among them, GeoGebra that is a software of dynamic mathematics for all levels of education that brings together Geometry, Algebra, Spreadsheet, Graphs, Probability, Statistics and Symbolic Calculations in a single easy-to-use package. In order to do so, it is necessary that the teacher of mathematics can use in his / her teaching this tool that will help him / her to develop an effective and efficient mathematical teaching that meets the real needs of students and society. Based on this assertion, we believe it is essential that Mathematics teacher training courses be able to include in the syllabus of some disciplines listed in their curricula the study and use of GeoGebra as a tool that contributes significantly to the formation and performance of the Mathematics teacher. Given this premise the present research had as general objective to analyze the importance of GeoGebra as an essential tool for the training of mathematics teachers. The research is delineated as an action research with qualitative approach and had as a locus the Campus Minister Reis Velloso (CMRV) of the Federal University of Piauí (UFPI), specifically the Mathematics Course. The research interlocutors were twenty-four academics of the referred course who are studying the discipline Methodology of Teaching Mathematics. For the production of the data, a pedagogical workshop was held for three days in the campus computer laboratory evidencing the concept, importance and applicability of the GeoGebra software in the teaching of Mathematics through theoretical and practical activities, as well as the use of an open questionnaire composed of four questions applied to the academics participating in the workshop. Based on the data produced during the entire research execution process, we affirm that the use of GeoGebra in the process of training mathematics teachers undoubtedly contributes to the development of a teaching practice aimed at the integral formation of students and attending to their students. yearnings as citizens.