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USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE MATEMATICA NO CICLO FUNDAMENTAL: UMA REVISAO SISTEMATICA.

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dc.contributor.author SILVA, Marcelo José e
dc.date.accessioned 2022-05-25T19:16:08Z
dc.date.available 2022-05-25T19:16:08Z
dc.date.issued 2022-05-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2534
dc.description Orientador: Prof. Dr. Isaías Pereira de Jesus. 1º Membro Interno: Prof. Dr. Antonio Kelson Vieira da Silva. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Manoel Vieira de Matos Neto. Membro Externo: Prof. Dr. Pitágoras Pinheiro de Carvalho (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O uso de jogos no ensino-aprendizagem pode parecer algo novo, mais sua utilização vem desde a antiguidade, demonstrando que a aprendizagem pode ocorrer não somente do modo tradicional, mas que também pode ser melhorada usando alguns recursos, no caso jogos. Este estudo trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, tendo como objetivo principal, analisar se há uma relação entre aprendizagem e o uso de jogos, como um recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da disciplina de matemática no ciclo fundamental tendo como questão norteadora, verificar se aprendizagem da matemática está associada à forma como os conteúdos são abordados em sala de aula e os objetivos específicos, averiguar se houve ou não melhoria na aprendizagem dos alunos, nos quais foram utilizados jogos como recurso pedagógico para o ensino dos conteúdos básicos da matemática e entender o critério de avaliação e qualidade da aprendizagem da matemática no ensino fundamental. Foi feito um protocolo de busca e execução de forma a permitir que a revisão seja repetida por outros pesquisadores interessados no tema, o qual possui três etapas: planejamento, execução ou Condução e Análise de Resultados, onde foram incluídos estudos entre 2017 e 2020, utilizando strings combinadas nas bases de busca Scielo e Google Academic, em seguida, exportado para dentro da ferramenta Start que é um gerenciador de revisão sistemática. Na etapa subsequente realizou-se a seleção, extração e análise de dados coletados. Verificou-se que, a utilização de jogos como um recurso no ensino da matemática estabelece uma relação com a aprendizagem dos conteúdos, também foi observado que a forma tradicional de exposição e memorização de conteúdos não tem sido suficiente para o ensino-aprendizagem da matemática. Outro ponto que podemos salientar é que alguns docentes não se sentem preparados ou não receberam capacitação para estarem utilizando mais recursos no ensino da disciplina, logo, se faz necessário uma reavaliação sobre a forma de ensinar matemática, assim como também preparar os docentes para utilização de mais recursos em sala de aula, com vista a melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. ABSTRACT: The use of games in teaching-learning may seem like something new, but its use comes from antiquity, demonstrating that learning can occur not only in the traditional way, but that it can also be improved using some resources, in the case of games. This study is a systematic literature review research, with the main objective of analyzing whether there is a relationship between learning and the use of games, as a pedagogical resource in the teaching-learning of the discipline of mathematics in the fundamental cycle, having as question guiding, verifying whether mathematics learning is associated with the way the content is approached in the classroom and the specific objectives, ascertaining whether or not there has been an improvement in student learning, in which games were used as a pedagogical resource for teaching basic content of mathematics and understand the criteria for evaluation and quality of mathematics learning in elementary school. A search and execution protocol was made in order to allow the review to be repeated by other researchers interested in the topic, which has three stages: planning, execution or Conduct and Analysis of Results, where studies were included between 2017 and 2020, using strings combined in the search bases Scielo and Google Academic, then exported into the Start tool, which is a systematic review manager. In the subsequent stage, the collected data was selected, extracted and analyzed. It was found that the use of games as a resource in the teaching of mathematics establishes a relationship with the learning of the contents, it was also observed that the traditional form of exposure and memorization of contents has not been sufficient for the teaching-learning of mathematics. Another point that we can highlight is that some teachers do not feel prepared or have not received training to be using more resources in the teaching of the discipline, therefore, it is necessary to reevaluate how to teach mathematics, as well as prepare teachers to use more classroom resources to improve student teaching and learning. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática-Ensino pt_BR
dc.subject Jogos Didáticos pt_BR
dc.subject Mathematics-Teaching pt_BR
dc.subject Educational Games pt_BR
dc.subject Mathematical Games pt_BR
dc.subject Jogos Matemáticos pt_BR
dc.title USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE MATEMATICA NO CICLO FUNDAMENTAL: UMA REVISAO SISTEMATICA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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