Repositório Institucional da UFPI

ALGORITMOS E PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CASTRO, Sérgio Augusto Dias,
dc.date.accessioned 2022-05-20T18:42:16Z
dc.date.available 2022-05-20T18:42:16Z
dc.date.issued 2022-05-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2533
dc.description Orientador: Antonio Kelson Vieira da Silva. Examinador Interno: Manoel Vieira de Matos Neto. Examinador Interno: Marcos Antonio Tavares Lira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Neste trabalho analisamos alguns dos principais conteúdos apresentados aos alunos do ensino médio no estudo de matemática, sob a perspectiva da construção de algoritmos que modelem passo a passo a resolução de problemas, evidenciando e estimulando o es tudo da programação como ferramenta de aprendizagem matemática. Foi feita analogia a uma gama de situações em que pode ser aplicado o pensamento computacional na forma de uma sequência de passos na resolução de problemas cotidianos, correlacionando a ma temática com nosso dia a dia. Estudamos também como contornar ou excluir restrições a determinados tipos de problemas, estabelecendo uma sequência de ações viável para a resolução dos mesmos, com uma heurística que busque solução ótima na maioria dos casos possíveis. O objetivo principal do trabalho foi buscar uma ferramenta que atraia o interesse dos alunos por meio de desafios e da utilização prática dos conhecimentos ma temáticos. A implementação e compilação dos códigos apresentados foram desenvolvidas com o uso do software livre GNU Octave. Uma sequência didática apropriada foi desen volvida, com foco na consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente e aplicações diversificadas. ABSTRACT: In this work we analyzed some of the main contents presented to high school students in the study of mathematics, from the perspective of building algorithms that model step by step of problem solving, showing and stimulating the study of programming as a mathematical learning tool. We made an analogy to a range of situations in which computational thinking can be applied in the form of a sequence of steps in solving everyday problems, correlating mathematics with our daily lives. We also studied how to overcome or exclude restrictions to certain types of problems, establishing a viable sequence of actions to solve them, with a heuristic that seeks an optimal solution in most possible cases. The main objective of the work was to find a tool that attracts students’ interest through challenges and the practical use of mathematical knowledge. The implementation and compilation of the presented codes were developed using the free software GNU Octave. An appropriate didactic sequence was developed, focusing on consolidating previously acquired theoretical knowledge and diversified applications. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lógica pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject Logic pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Programming pt_BR
dc.title ALGORITMOS E PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account