Abstract:
RESUMO: Neste trabalho analisamos alguns dos principais conteúdos apresentados aos alunos do
ensino médio no estudo de matemática, sob a perspectiva da construção de algoritmos
que modelem passo a passo a resolução de problemas, evidenciando e estimulando o es tudo da programação como ferramenta de aprendizagem matemática. Foi feita analogia a
uma gama de situações em que pode ser aplicado o pensamento computacional na forma
de uma sequência de passos na resolução de problemas cotidianos, correlacionando a ma temática com nosso dia a dia. Estudamos também como contornar ou excluir restrições
a determinados tipos de problemas, estabelecendo uma sequência de ações viável para
a resolução dos mesmos, com uma heurística que busque solução ótima na maioria dos
casos possíveis. O objetivo principal do trabalho foi buscar uma ferramenta que atraia o
interesse dos alunos por meio de desafios e da utilização prática dos conhecimentos ma temáticos. A implementação e compilação dos códigos apresentados foram desenvolvidas
com o uso do software livre GNU Octave. Uma sequência didática apropriada foi desen volvida, com foco na consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente e
aplicações diversificadas.
ABSTRACT: In this work we analyzed some of the main contents presented to high school students
in the study of mathematics, from the perspective of building algorithms that model
step by step of problem solving, showing and stimulating the study of programming as
a mathematical learning tool. We made an analogy to a range of situations in which
computational thinking can be applied in the form of a sequence of steps in solving
everyday problems, correlating mathematics with our daily lives. We also studied how
to overcome or exclude restrictions to certain types of problems, establishing a viable
sequence of actions to solve them, with a heuristic that seeks an optimal solution in
most possible cases. The main objective of the work was to find a tool that attracts
students’ interest through challenges and the practical use of mathematical knowledge.
The implementation and compilation of the presented codes were developed using the
free software GNU Octave. An appropriate didactic sequence was developed, focusing on
consolidating previously acquired theoretical knowledge and diversified applications.