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CADÊ O ARCA QUE ESTAVA AQUI? (Experiências do Programa Arca das Letras nos rurais teresinenses, entre sentidos de positividade e de negatividade acionados por agentes de leitura e da gestão pública)

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dc.contributor.author SILVA, Milane Batista da
dc.date.accessioned 2022-05-17T18:43:13Z
dc.date.available 2022-05-17T18:43:13Z
dc.date.issued 2022-05-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2523
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais. Examinador interno: Prof. Dr. Eriosvaldo Lima Barbosa. Examinador externo: Prof. Dr. Luciano de Melo Sousa (USPI). Suplente: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Junior. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Nesta pesquisa, o ponto de partida é o entendimento de rural e urbano, campo e cidade como categorias de classificação do mundo social, espaços geossimbólicos, seja como conceito, seja como representação social e de que o debate sobre rural e relações rural-urbanas não pode ignorar inflexões – nas representações de rural como periférico – voltadas à perspectiva de cidadania cultural. Isso aponta para a necessidade de pensar políticas de cultura no campo com a mesma atenção dada a áreas urbanizadas, uma vez que, em localidades rurais, essas políticas ainda não apresentam protagonismo. O Programa Arca das Letras, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), instituído em 2003 por demanda de movimentos sociais, apresenta-se como uma política cultural de incentivo à leitura voltada para povos rurais, visando a disponibilizar o acesso a livros e a capacitar agentes de leitura. Nesta pesquisa, focalizo a experiência do Programa em localidades rurais do Município de Teresina-PI capital brasileira com a maior área rural do país, buscando compreender a produção de sentidos de atores sociais envolvidos, em particular agentes de leitura e agentes da gestão pública relacionado(as) ao programa. A abordagem é predominantemente qualitativa e interpretativa, com aporte da sociologia interpretativa, em diálogos com a antropologia interpretativa e a psicologia social. Metodologicamente, desenvolvi pesquisas teórica, documental e de campo. Na pesquisa teórica focalizei categorias e conceitos como políticas culturais; práticas culturais; políticas do livro e da leitura; livro, leitura e biblioteca; leitura e relação da produção de livros com o mercado; ruralidades, povos rurais. Na documental, voltei a atenção para documentos do Programa Arca das Letras e afins. Na pesquisa de campo, em um trabalho de observação direta, visitei as 29 localidades – e uma associação – onde foi instalado o Programa Arca das Letras, nos rurais teresinenses. Foram ouvidos agentes de leitura dos rurais teresinense e agentes da gestão pública nos planos nacional e estadual. Os resultados da pesquisa apontam para uma produção de sentidos categorizados nas dimensões de positividade e de negatividade. Constatei a desativação do programa nos rurais teresinenses e o consequente sentimento de abandono expressado nas falas de agentes de leitura; bibliotecas, ainda ativas, funcionando, predominantemente nas sedes de algumas escolas e creches; quase nenhuma informação da gestão pública sobre a situação do programa em Teresina. Em um plano mais geral, extrapolando os limites do Município de Teresina, pude verificar, com base na pesquisa, que, apesar de o Arca ter-se expandido no Brasil, o Programa não teve força política necessária para obter maiores investimentos como política cultural, o que aponta para o lugar subvalorizado das políticas de cultura, sobretudo, as voltadas para povos rurais, no país, as quais não apresentam paridade com as voltadas para áreas urbanas. Assim, permanecem os desafios de uma maior atenção à relação entre ruralidades, povos rurais e cultura, como eixo em políticas de desenvolvimento. ABSTRACT: The starting point of this research is the understandi ng of rural and urban, countryside and city, as categories of classification of the social world, geosymbolic spaces, either as a concept or as social representation and that the debate on rural and rural-urban relations can not ignore inflections - in representations of rural, as peripheral - oriented towards the perspective of cultural citizenship. This points to the need ofthinkingon culture policies, in the countryside, with the same attention given to urbanized areas, since in rural localities these policies still do not play a leading role.TheArca das Letras Program of the Special Secretariat for Family Farmers and Agrarian Development (SEAD), established in 2003 as requestedby social movements, presents itself as a cultural policy to encourage reading for rural peoples, aiming to provide access to books and to empower reading agents. In this research I focus on the experience of the Program in rural localities of Teresina, State of Piauí, the Brazilian capital with the largest rural area of the country, seeking to understand the production of meanings of social actors involved, in particular reading agents and of public management agents related to the program. The approach is qualitativeandinterpretivein most of its part, with the contribution of interpretative sociology, in dialogues with interpretive anthropology and social psychology. Methodologically I developed theoretical documental and field researches. In the theoretical research I focused on categories and concepts as cultural policies; cultural practices; book and reading policies; book, reading and library; reading and relation of the production of books with the market; ruralities, rural people. In the documentalresearch,I turned the attention to documents from the Arca dos Letras and related programs. In the field research, in a direct observative work, I visited the 29 localities - and an Association - where the Arca das Letras Program was installed in rural areas of Teresina. Reading agents from rural Teresina and public management agents were heard at national and state levels. The results of the research point to a production of meanings which could be categorized into the dimensions of positivity and negativity. Iverified the deactivation of the program in rural Teresina, and the consequent feeling of abandonment expressed in the speeches of reading agents; libraries, still active, functioning, most of its part, in the headquarters of some schools and day care centers; almost no information from the public management about the situation of the program in Teresina. On a more general level, extrapolating the limits of the municipality of Teresina, I could verify, based on the research that, although the Arca has expanded in Brazil, the Program did not have the necessary political force to obtain greater investments as cultural policy, which points to the undervalued place of the culture policies, especially those directed to rural people in the country, which are not parity with those directed to urban areas. Thus, the challenges of paying more attention to the relationship between ruralities, rural peoples and culture remain as an axis in development policies. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas culturais pt_BR
dc.subject Ruralidades pt_BR
dc.subject Políticas de incentivo à leitura pt_BR
dc.subject Programa Arca das Letras pt_BR
dc.subject Rurais Teresinenses pt_BR
dc.subject Cultural policies pt_BR
dc.subject Ruralities pt_BR
dc.subject Policies to encourage reading pt_BR
dc.subject Arca das Letras pt_BR
dc.subject Teresina-PI program pt_BR
dc.title CADÊ O ARCA QUE ESTAVA AQUI? (Experiências do Programa Arca das Letras nos rurais teresinenses, entre sentidos de positividade e de negatividade acionados por agentes de leitura e da gestão pública) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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