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RESUMO: Nesta pesquisa, o ponto de partida é o entendimento de rural e urbano, campo e
cidade como categorias de classificação do mundo social, espaços geossimbólicos,
seja como conceito, seja como representação social e de que o debate sobre rural e
relações rural-urbanas não pode ignorar inflexões – nas representações de rural
como periférico – voltadas à perspectiva de cidadania cultural. Isso aponta para a
necessidade de pensar políticas de cultura no campo com a mesma atenção dada a
áreas urbanizadas, uma vez que, em localidades rurais, essas políticas ainda não
apresentam protagonismo. O Programa Arca das Letras, da Secretaria Especial de
Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), instituído em 2003 por
demanda de movimentos sociais, apresenta-se como uma política cultural de
incentivo à leitura voltada para povos rurais, visando a disponibilizar o acesso a
livros e a capacitar agentes de leitura. Nesta pesquisa, focalizo a experiência do
Programa em localidades rurais do Município de Teresina-PI capital brasileira com a
maior área rural do país, buscando compreender a produção de sentidos de atores
sociais envolvidos, em particular agentes de leitura e agentes da gestão pública
relacionado(as) ao programa. A abordagem é predominantemente qualitativa e
interpretativa, com aporte da sociologia interpretativa, em diálogos com a
antropologia interpretativa e a psicologia social. Metodologicamente, desenvolvi
pesquisas teórica, documental e de campo. Na pesquisa teórica focalizei categorias
e conceitos como políticas culturais; práticas culturais; políticas do livro e da leitura;
livro, leitura e biblioteca; leitura e relação da produção de livros com o mercado;
ruralidades, povos rurais. Na documental, voltei a atenção para documentos do
Programa Arca das Letras e afins. Na pesquisa de campo, em um trabalho de
observação direta, visitei as 29 localidades – e uma associação – onde foi instalado
o Programa Arca das Letras, nos rurais teresinenses. Foram ouvidos agentes de
leitura dos rurais teresinense e agentes da gestão pública nos planos nacional e
estadual. Os resultados da pesquisa apontam para uma produção de sentidos
categorizados nas dimensões de positividade e de negatividade. Constatei a
desativação do programa nos rurais teresinenses e o consequente sentimento de
abandono expressado nas falas de agentes de leitura; bibliotecas, ainda ativas,
funcionando, predominantemente nas sedes de algumas escolas e creches; quase
nenhuma informação da gestão pública sobre a situação do programa em Teresina.
Em um plano mais geral, extrapolando os limites do Município de Teresina, pude
verificar, com base na pesquisa, que, apesar de o Arca ter-se expandido no Brasil, o
Programa não teve força política necessária para obter maiores investimentos como
política cultural, o que aponta para o lugar subvalorizado das políticas de cultura,
sobretudo, as voltadas para povos rurais, no país, as quais não apresentam
paridade com as voltadas para áreas urbanas. Assim, permanecem os desafios de
uma maior atenção à relação entre ruralidades, povos rurais e cultura, como eixo em
políticas de desenvolvimento. ABSTRACT: The starting point of this research is the understandi ng of rural and urban,
countryside and city, as categories of classification of the social world, geosymbolic
spaces, either as a concept or as social representation and that the debate on rural
and rural-urban relations can not ignore inflections - in representations of rural, as
peripheral - oriented towards the perspective of cultural citizenship. This points to the
need ofthinkingon culture policies, in the countryside, with the same attention given
to urbanized areas, since in rural localities these policies still do not play a leading
role.TheArca das Letras Program of the Special Secretariat for Family Farmers and
Agrarian Development (SEAD), established in 2003 as requestedby social
movements, presents itself as a cultural policy to encourage reading for rural
peoples, aiming to provide access to books and to empower reading agents. In this
research I focus on the experience of the Program in rural localities of Teresina,
State of Piauí, the Brazilian capital with the largest rural area of the country, seeking
to understand the production of meanings of social actors involved, in particular
reading agents and of public management agents related to the program. The
approach is qualitativeandinterpretivein most of its part, with the contribution of
interpretative sociology, in dialogues with interpretive anthropology and social
psychology. Methodologically I developed theoretical documental and field
researches. In the theoretical research I focused on categories and concepts as
cultural policies; cultural practices; book and reading policies; book, reading and
library; reading and relation of the production of books with the market; ruralities,
rural people. In the documentalresearch,I turned the attention to documents from the
Arca dos Letras and related programs. In the field research, in a direct observative
work, I visited the 29 localities - and an Association - where the Arca das Letras
Program was installed in rural areas of Teresina. Reading agents from rural Teresina
and public management agents were heard at national and state levels. The results
of the research point to a production of meanings which could be categorized into the
dimensions of positivity and negativity. Iverified the deactivation of the program in
rural Teresina, and the consequent feeling of abandonment expressed in the
speeches of reading agents; libraries, still active, functioning, most of its part, in the
headquarters of some schools and day care centers; almost no information from the
public management about the situation of the program in Teresina. On a more
general level, extrapolating the limits of the municipality of Teresina, I could verify,
based on the research that, although the Arca has expanded in Brazil, the Program
did not have the necessary political force to obtain greater investments as cultural
policy, which points to the undervalued place of the culture policies, especially those
directed to rural people in the country, which are not parity with those directed to
urban areas. Thus, the challenges of paying more attention to the relationship
between ruralities, rural peoples and culture remain as an axis in development
policies. |
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