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RESUMO: Esta pesquisa teve como propósito central compreender a visibilidade construída pelos
corpos das crianças através das hashtags (#) kidfitness na rede social Instagram, categorizando
os sentidos produzidos por estas postagens, permitindo discutir as relações entre imagens e
textos. Traçando uma definição sobre as características desta pesquisa, ela constituiu-se de
natureza empírica, de abordagem qualitativa com caráter descritivo analítico, utilizando a
Análise de Conteúdo Categorial. Desta forma, foi analisado o conteúdo textual (legenda e
hashtags) e imagético (foto) auxiliado pelo software Iramuteq com o corpus composto por 24
postagens que permitiram a construção de duas categorias de análise. A primeira é Consumo
Comportamental — composta de 14 postagens, sendo 9 crianças do gênero feminino e 5 do
gênero masculino, gerando através das hashtags os sentidos: crianças e boa forma,
Empoderamento feminino pelo corpo ou modalidade, empresas, marcas e produtos, estilo de
vida fitness e modalidade praticada, redes sociais e a relação com a boa forma, relações
familiares e boa forma, resultados do esforço, vício, motivação ou controle do corpo. A
segunda é Consumo Estético — composta por 10 postagens, todas as crianças do gênero
feminino, gerando através das hashtags os sentidos: beleza e autoimagem, criança e boa
forma, Empoderamento feminino pelo corpo ou modalidade, empresas, marcas e produtos,
estilo de vida fitness e modalidade praticada, redes sociais e a relação com a boa forma,
sucessos, realizações e conquistas, e vício, motivação ou controle do corpo. Identificamos os
corpos das crianças visibilizados através de duas perspectivas, a primeira possui forte relação
ao modo com que os pais divulgam seus filhos (sharenting), onde os meninos são
visibilizados através de um corpo forte e treinamento bestial, reforçando as características de
masculinidade, associadas a força e vigor físico; enquanto as meninas são visibilizadas
superando as dificuldades e empoderando-se através do fitspro de novas formas de
feminilidade; entretanto ambos gêneros aderem ao pensamento de superação para alcançar os
resultados físicos mesmo que para isso abram mão de momentos de lazer, característicos das
infâncias tradicionais. A segunda forma de visibilidade impacta diretamente o gênero
feminino onde os corpos são visibilizados como mercadorias de ideais de beleza nos quais
diferentes segmentos (empresas, marcas, produtos, serviços) utilizam-se das postagens destas
crianças para alcançarem seus públicos, ao mesmo tempo que incentivam a cultura do
consumo a partir das postagens dos corpos dessas crianças, reforçando padrões de beleza. ABSTRACT: This research had as main purpose to understand the visibility built by the children's
bodies through the hashtags (#) kidfitness on the social network Instagram, categorizing the
meanings produced by these posts, allowing to discuss the relationships between images and
texts. Tracing a definition about the characteristics of this research, it was empirical in nature,
with a qualitative approach with an analytical descriptive character, using the Categorical
Content Analysis. In this way, the textual content (caption and hashtags) and imagery (photo)
was analyzed, aided by the Iramuteq software with the corpus composed of 24 posts that
allowed the construction of two categories of analysis. The first is Behavioral Consumption -
consisting of 14 posts, 9 of which are female children and 5 are male, generating the senses
through the hashtags: Children and good shape, Female empowerment by body or modality,
Companies, brands and products, Lifestyle fitness life and modality practiced, social networks
and the relationship with good shape, family relationships and good shape, results of effort,
addiction, motivation or body control. The second is Aesthetic Consumption - consisting of
10 posts, all female children, generating through the hashtags the senses: Beauty and selfimage,
Child and good shape, Female empowerment by body or modality, Companies, brands
and products, Lifestyle fitness and modality practiced, social networks and the relationship
with good shape, successes, achievements and achievements and addiction, motivation or
body control. We identified the bodies of children seen through two perspectives, the first has
a strong relation to the way in which parents disseminate their children (sharenting), where
boys are seen through a strong body and bestial training, reinforcing the characteristics of
masculinity, associated physical strength and vigor; while girls are seen to overcome
difficulties and empower themselves through the fitpro of new forms of femininity; however,
both genders adhere to the thinking of overcoming in order to achieve physical results even if
they forgo moments of leisure, characteristic of traditional childhoods. The second form of
visibility directly impacts the female gender, where bodies are seen as goods of beauty ideals
in which different segments (companies, brands, products, services) use the posts of these
children to reach their audiences, at the same time that encourage the culture of consumption
from the posts of the bodies of these children, reinforcing standards of beauty. |
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