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#KIDFITNESS: olhar sobre o corpo da criança

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dc.contributor.author FERREIRA, Thanandra Priscila de Sousa Rocha
dc.date.accessioned 2022-05-13T11:41:58Z
dc.date.available 2022-05-13T11:41:58Z
dc.date.issued 2022-05-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2509
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva. Examinador externo: Professor Dr. Luís Carlos Sales. Examinador interno: Professor. Dr. Francisco Laerte Juvêncio Magalhães pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa teve como propósito central compreender a visibilidade construída pelos corpos das crianças através das hashtags (#) kidfitness na rede social Instagram, categorizando os sentidos produzidos por estas postagens, permitindo discutir as relações entre imagens e textos. Traçando uma definição sobre as características desta pesquisa, ela constituiu-se de natureza empírica, de abordagem qualitativa com caráter descritivo analítico, utilizando a Análise de Conteúdo Categorial. Desta forma, foi analisado o conteúdo textual (legenda e hashtags) e imagético (foto) auxiliado pelo software Iramuteq com o corpus composto por 24 postagens que permitiram a construção de duas categorias de análise. A primeira é Consumo Comportamental — composta de 14 postagens, sendo 9 crianças do gênero feminino e 5 do gênero masculino, gerando através das hashtags os sentidos: crianças e boa forma, Empoderamento feminino pelo corpo ou modalidade, empresas, marcas e produtos, estilo de vida fitness e modalidade praticada, redes sociais e a relação com a boa forma, relações familiares e boa forma, resultados do esforço, vício, motivação ou controle do corpo. A segunda é Consumo Estético — composta por 10 postagens, todas as crianças do gênero feminino, gerando através das hashtags os sentidos: beleza e autoimagem, criança e boa forma, Empoderamento feminino pelo corpo ou modalidade, empresas, marcas e produtos, estilo de vida fitness e modalidade praticada, redes sociais e a relação com a boa forma, sucessos, realizações e conquistas, e vício, motivação ou controle do corpo. Identificamos os corpos das crianças visibilizados através de duas perspectivas, a primeira possui forte relação ao modo com que os pais divulgam seus filhos (sharenting), onde os meninos são visibilizados através de um corpo forte e treinamento bestial, reforçando as características de masculinidade, associadas a força e vigor físico; enquanto as meninas são visibilizadas superando as dificuldades e empoderando-se através do fitspro de novas formas de feminilidade; entretanto ambos gêneros aderem ao pensamento de superação para alcançar os resultados físicos mesmo que para isso abram mão de momentos de lazer, característicos das infâncias tradicionais. A segunda forma de visibilidade impacta diretamente o gênero feminino onde os corpos são visibilizados como mercadorias de ideais de beleza nos quais diferentes segmentos (empresas, marcas, produtos, serviços) utilizam-se das postagens destas crianças para alcançarem seus públicos, ao mesmo tempo que incentivam a cultura do consumo a partir das postagens dos corpos dessas crianças, reforçando padrões de beleza. ABSTRACT: This research had as main purpose to understand the visibility built by the children's bodies through the hashtags (#) kidfitness on the social network Instagram, categorizing the meanings produced by these posts, allowing to discuss the relationships between images and texts. Tracing a definition about the characteristics of this research, it was empirical in nature, with a qualitative approach with an analytical descriptive character, using the Categorical Content Analysis. In this way, the textual content (caption and hashtags) and imagery (photo) was analyzed, aided by the Iramuteq software with the corpus composed of 24 posts that allowed the construction of two categories of analysis. The first is Behavioral Consumption - consisting of 14 posts, 9 of which are female children and 5 are male, generating the senses through the hashtags: Children and good shape, Female empowerment by body or modality, Companies, brands and products, Lifestyle fitness life and modality practiced, social networks and the relationship with good shape, family relationships and good shape, results of effort, addiction, motivation or body control. The second is Aesthetic Consumption - consisting of 10 posts, all female children, generating through the hashtags the senses: Beauty and selfimage, Child and good shape, Female empowerment by body or modality, Companies, brands and products, Lifestyle fitness and modality practiced, social networks and the relationship with good shape, successes, achievements and achievements and addiction, motivation or body control. We identified the bodies of children seen through two perspectives, the first has a strong relation to the way in which parents disseminate their children (sharenting), where boys are seen through a strong body and bestial training, reinforcing the characteristics of masculinity, associated physical strength and vigor; while girls are seen to overcome difficulties and empower themselves through the fitpro of new forms of femininity; however, both genders adhere to the thinking of overcoming in order to achieve physical results even if they forgo moments of leisure, characteristic of traditional childhoods. The second form of visibility directly impacts the female gender, where bodies are seen as goods of beauty ideals in which different segments (companies, brands, products, services) use the posts of these children to reach their audiences, at the same time that encourage the culture of consumption from the posts of the bodies of these children, reinforcing standards of beauty. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Fitness pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Body pt_BR
dc.subject Kid pt_BR
dc.subject Fitness pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.title #KIDFITNESS: olhar sobre o corpo da criança pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

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