Abstract:
RESUMO: Introdução: As novas tecnologias e os avanços na área da informação trouxeram para o ambiente de trabalho, transformações, incluindo a atividade educacional e o trabalho docente. Tais transformações afirmam a necessidade de atualização e modernização do ensino, uma vez que a excessiva carga de trabalho e inúmeras atividades pode desencadear a exaustão física e mental do trabalhador. Com isso, o problema de pesquisa consiste em: Qual a prevalência do estresse ocupacional e sua relação com a carga de trabalho em docentes de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública? Objetivo: Analisar a ocorrência de estresse ocupacional e sua relação com a carga de trabalho em docentes de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública. Método: Trata-se de um estudo com delineamento analítico e transversal, desenvolvido com 90 docentes de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do estado do Piauí. A coleta de dados ocorreu entre os meses de fevereiro a outubro de 2019, por meio da aplicação de um questionário próprio elaborado pela pesquisadora e dois instrumentos: Questionário da Carga de Trabalho Docente de Nível Superior (CATRA - DNS) e Escala de Estresse no Trabalho (EET). Para a análise dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, versão 22.0. Foram realizadas estatísticas descritivas, tais como medidas de tendência central e medidas de dispersão. O teste de Kolmogorov-Smirnov e o coeficiente de correlação de Spearman foram utilizados neste estudo. Para verificar a associação entre as variáveis qualitativas, utilizou-se o teste exato de Fischer. Resultados: Os dados revelam que a amostra foi constituída majoritariamente pelo sexo masculino com 55,6%, destacando-se a prevalência de adultos com idade entre 40 a 60 anos. Declararam-se casados ou em união estável 67,8% dos participantes e 62,2% referiram possuir filhos com faixa etária média de dois anos. Quanto à carga de trabalho, 87,7% da amostra estudada obtiveram uma classificação de moderada a alta. Quanto ao estresse, 25,6% dos docentes apresentaram nível de estresse médio/considerável. As variáveis sexo e atuação em cargos administrativos nos últimos cinco anos associaram-se significativamente à classificação do nível da carga de trabalho docente, (p=0,044 e p<0,001, respectivamente). Evidenciou-se que o risco de apresentar um nível de carga de trabalho docente moderado é 4,295 maior no sexo masculino e que o risco de apresentar uma carga de trabalho docente considerada alta é 1,985 maior no sexo masculino. Conclusão: Há presença de níveis significativos de carga de trabalho no corpo docente, porém não associada ao estresse ocupacional na amostra estudada. ABSTRACT: Introduction: New technologies and advances in the area of information have brought transformations to the work environment, including educational activity and teaching. Such transformations affirm the need to update and modernize teaching, since the excessive workload and countless activities can trigger the physical and mental exhaustion of the worker. Thus, the research problem consists of: What is the prevalence of occupational stress and its relationship with the workload of stricto sensu post graduate professors at a public university? Objectives: To analyze the occurrence of occupational stress and its relationship with the workload in stricto sensu postgraduate professors at a public university. Methodology: This is a with an analytical and cross-sectional study, developed with 90 stricto sensu postgraduate professors from a Public University in the state of Piauí. Data collection took place between the months of February and October 2019, through the application of a questionnaire prepared by the researcher and two instruments: Questionnaire of the Higher Level Teaching Workload (CATRA - DNS) and Stress Scale at Work (TSE). For the data analysis, the program Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, version 22.0 was used. Descriptive statistics were performed, such as measures of central tendency and measures of dispersion. The Kolmogorov-Smirnov test and the Spearman correlation coefficient were used in this study. To verify the association between qualitative variables, Fischer's exact test was used. Results: The data reveal that the sample consisted mainly of males with 55.6%, with emphasis on the prevalence of adults aged 40 to 60 years. 67.8% of the participants declared themselves married or in a stable relationship and 62.2% reported having children with an average age of two years. As for the workload, 87.7% of the studied sample obtained a classification of moderate to high. As for stress, 25.6% of teachers had a medium / considerable level of stress. The variables gender and performance in administrative positions in the last five years were significantly associated with the classification of the level of teaching workload (p = 0.044 and p <0.001, respectively). It was evidenced that the risk of presenting a moderate level of teaching workload is 4,295 higher in males and that the risk of presenting a teaching workload considered high is 1,985 higher in males. Conclusion: There are significant levels of workload in the teaching staff, but not associated with occupational stress in the sample studied.