Abstract:
RESUMO: Este estudo caracteriza a ação educativa em combate ao racismo desenvolvida pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão. Percebemos ser este um ato intencional sócio-político de suma importância para o resgate, construção e internalização de respeito e valorização à identidade negra brasileira e maranhense. Para a construção do nosso estudo utilizamos aportes literários que discutem a temática do racismo, bem como das estratégias de luta das ações sociais coletivas negras. Decidimos vivenciar experiências com o campo de pesquisa por meio de um estudo de caso, usando técnicas de observação participante, observação de fontes documentais e iconográficas. Realizamos entrevistas semi-estruturadas e mantivemos interação com os sujeitos durante todo o processo de pesquisa. Os resultados demonstram que a atuação educativa do Centro de Cultura Negra do Maranhão abrange espaços e sujeitos diversos, envolve parcerias nacionais e internacionais, que em conjunto concretizam eventos e projetos de cunho sócio-político-educativo que possibilitam o conhecimento e a reflexão teórico-prática sobre o negro e a negra, através do trabalho e do estudo de seus militantes, educadores sociais e oficineiros. Entretanto, no que tange a ação conjunta desta entidade do movimento negro maranhense com as instituições escolares oficiais de ensino, verificamos que existe um longo caminho a ser percorrido para que a escola, enquanto formadora de sujeitos críticos, venha vislumbrar um saber significativo e transformador acerca das questões raciais. ABSTRACT: This study characterizes the educational actions developed by the Black Cultural Center (Centro de Cultura Negra) of Maranhão as measures against racism. Research has leaded us to conclude this as an intentional act of great socio-political importance to the gathering, development and internal respect and value towards the identity of blacks in Maranhão and Brazil. The development of the study’s theory was based on researching the literature about racism, as well as the strategies utilized by the social groups and entities whose primary cause is to bring awareness in combating socio-political black racism. The facts was collected on-the-field utilizing observational techniques as well as printed and iconographic documentation. Also, semi-structured interviews were conducted, and continued interaction with the subjects was maintained throughout the final research process. The results demonstrate that the educational plans and actions of the Black Cultural Center of Maranhão reaches a variety of subjects and areas, including national and international alliances. These efforts culminate with the institution of events and projects, which primarily have socio-political-educational awareness. This promotion of knowledge and theoretical-practical reflections about the cause of the black is performed through the work and study of its militants, educators and shop-masters. In the meanwhile, the interaction of this social entity for the black cause with the “ludovicense” school system does not reflect a partnership that represents a consistent inclusion of academic knowledge about the racial cause in both its discipline codes and its interdisciplinary school curriculum.