dc.description.abstract |
RESUMO: Introdução: Sabe-se que a trajetória de cada indivíduo como sujeito social é construída a partir de vivências, fases, sentimentos distintos, crenças e valores. À vista disso, é importante refletir sobre a história de vida dos docentes do curso técnico de enfermagem, para compreender a complexidade do seu papel de educador, os obstáculos rotineiros e a trajetória profissional. Objetivos: Descrever, analisar e discutir a história de vida de docentes do curso técnico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico, utilizando-se da História Oral de Vida como referencial teórico. Realizou-se entrevistas com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal que se localiza na capital de um estado da região nordeste do Brasil. Os dados foram analisados à luz da “Coletânea de Narrativas” proposta por Paul Thompson. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob Parecer nº 2.927.504. Resultados: A memória está associada a momentos e impressões pessoais, então se acredita que cada história relatada possui lembranças, concepções e sentimentos distintos. Emergiram quatro categorias temáticas a partir dos relatos dos participantes: A formação do enfermeiro professor, Atuação profissional, Docência: a aptidão do enfermeiro para educar, e Relação entre professor, aluno e ensino em um contexto social. Ao relembrar e relatar suas histórias de vida, os docentes tiveram a oportunidade de repensar sobre suas experiências, opiniões, formação e sua prática pedagógica, pois suas vivências pessoais e profissionais desencadearam uma reflexão perante o campo de atuação no qual estão inseridos. Considerações finais: A escolha pela docência surgiu por vocação e por inspiração em outros professores, no entanto, a falta de reconhecimento e a sobrecarga de trabalho do setor assistencial também estimularam a busca pelo magistério. Os docentes se deparam com o desinteresse e resistência dos alunos, situação que lhes causa desânimo e dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O maior obstáculo encontrado se refere às dificuldades sociais dos alunos, porém os professores tem um olhar holístico e buscam compreendê-los e apoiá-los tanto com recursos físicos disponíveis na escola, quanto com apoio emocional e dedicação. ABSTRACT: Introduction: It is known that the trajectory of each individual as a social subject is built from experiences, phases, distinct feelings, beliefs and values. In view of this, it is important to reflect on the life history of these professors of the technical nursing course, to understand the complexity of their role as an educator, the routine obstacles and the professional trajectory. Objective: Describe, analyze and discuss the life history of professors of the technical nursing course. Method: qualitative research of a socio-historical nature, using the Oral History of Life as a theoretical framework. Interviews were carried out with nine nursing professors from the technical nursing course at a technical school linked to a federal university located the capital of a state in the northeast region of Brazil. Data were analyzed in the light of the “Collection of Narratives” proposed by Paul Thompson. The research project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, under Opinion nº 2.927.504. Results: Memory is associated with personal moments and impressions, so believed that each reported story has distinct memories, concepts and feelings. Four thematic categories emerged from the participants' reports: The training of the nurse teacher, Professional performance, Teaching: the nurse's ability to educate, and the relationship between teacher, student and teaching in a social context. When recalling and reporting their life stories, the teachers had an opportunity to think for their experiences, opinions, training and their pedagogical practice, as their personal and professional experiences triggered a reflection on the field of activity in which they are inserted. Final Considerations: The choice for teaching arose from vocation and inspiration from other teachers, however, the lack of recognition and work overload in the healthcare sector also stimulated the search for teaching. Teachers are faced with students' lack of interest and resistance, a situation that discourages them and makes the teaching-learning process difficult. The biggest obstacle encountered refers to students' social difficulties, but teachers have a holistic view and seek to understand and support them both with physical resources available at school, as well as with emotional support and dedication. |
pt_BR |