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RESUMO: Introdução: O nascimento do recém-nascido(RN) antes de 37 semanas é considerado um
problema de saúde pública mundial, pois é tido como um dos principais fatores de risco para
morbidade e mortalidade neonatal. Diante dessa problemática, é necessário colaborar para
aprimorar a qualidade de vida de familiares de prematuros, como também, fomentar o
desenvolvimento, validação e avaliação de materiais educativas produzidos por enfermeiros
para essa clientela. Objetivo: Construir e validar o conteúdo de uma tecnologia educacional
do tipo vídeo educativo, acerca dos cuidados ao recém-nascido pré-termo (RNPT) realizados
por cuidadores no domicilio Método: Estudo metodológico, desenvolvido em 3 etapas com
aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (nº de protocolo 3.890). A primeira etapa, de
pré-produção, foi realizado a elaboração do roteiro do storyboard do vídeo educativo, com
base na identificação de cuidados e necessidades dos cuidadores de recém-nascidos pré-termo
no domicílio por meio de uma revisão de escopo e estratificadas através da estruturas
conceituais do referencial teórico das atividades de vida diária de Roper, Logan e
Tierney(2001). A segunda etapa, que corresponde a produção, ocorreu a construção e
validação do conteúdo do storyboard do vídeo “O cuidado do prematuro” construído a partir
dos doze princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard
Mayer(2017). A validação do conteúdo ocorreu por 14 juízes especialistas, enfermeiros
recrutados por meio de critérios pré-estabelecidos (via formulários Google). Para coleta dos
dados, utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde(IVES). A
terceira etapa, correspondeu a pós-produção, que consistiu na implementação,
desenvolvimento de imagens e animações. Os dados foram analisados pelo Índice de
Validação de Conteúdo (IVC). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Federal do Piauí (parecer nº 4.035.639 ). Resultados: O conteúdo do vídeo foi
construído com base na estrutura conceitual da Teoria de Roper, Longan e Tierney e a partir
dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação
digital e narração em áudio, possui dez minutos e contempla os polos temáticos das
necessidades de cuidadores de recém-nascidos pré-termo no domicílio. Participaram da
validação, 14 juízes, a média de idade dos juízes foi de 32,8 (±4,5) anos, variando de 28 a 45
anos. Predominou o sexo feminino 10 (71,4%), que atuava somente na docência 7 (50,0%) ou
também na assistência 6 (42,9%). O tempo de formação foi de, em média, 9,4 (±4,3) anos,
variando de 4 a 20 anos. Todos possuíam experiência na área de pediatria e/ou validação de
tecnologias. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC global de 0,9 de
forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e
relevância. Conclusão: O vídeo educativo “O cuidado do prematuro” é valido quanto ao
conteúdo por juízes especialistas, com Índice de Validação de Conteúdo que mostrou valores
igual ou superior a 80%. ABSTRACT: Introduction: The birth of the newborn (NB) before 37 weeks is considered a worldwide
public health problem, as it is considered one of the main risk factors for neonatal morbidity
and mortality. In view of this problem, it is necessary to collaborate to improve the quality of
life of family members of premature infants, as well as to encourage the development,
validation and evaluation of educational materials produced by nurses for this clientele.
Objective: To build and validate the content of an educational technology of the educational
video type, about the care of preterm newborns (PTNB) carried out by caregivers at home
Method: Methodological study, developed in 3 stages with the approval of an Ethics
Committee in Research (protocol number 3,890). The first stage, of pre-production, was
carried out the preparation of the storyboard script for the educational video, based on the
identification of care and needs of caregivers of preterm newborns at home through a scope
review and stratified through conceptual structures of the theoretical framework of activities
of daily living by Roper, Logan and Tierney (2001). The second stage, which corresponds to
the production, occurred the construction and validation of the content of the storyboard of the
video “The care of the premature” built from the twelve principles of the Cognitive Theory of
Multimedia Learning by Richard Mayer (2017). The content was validated by 14 expert
judges, nurses recruited using pre-established criteria (via Google forms). For data collection,
the Instrument for Validation of Educational Content in Health (IVES) was used. The third
stage, corresponded to post-production, which consisted of the implementation, development
of images and animations. The data were analyzed using the Content Validation Index (CVI).
The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of
Piauí (opinion No. 4,035,639). Results: The video content was built based on the conceptual
framework of the Theory of Roper, Longan and Tierney and from the principles of the
Cognitive Theory of Multimedia Learning, composed of digital animation and audio
narration, it has ten minutes and includes the thematic poles the needs of caregivers of
preterm newborns at home. 14 judges participated in the validation, the average age of the
judges was 32.8 (± 4.5) years, ranging from 28 to 45 years. There was a predominance of
females 10 (71.4%), who worked only in teaching 7 (50.0%) or also in assistance 6 (42.9%).
The training time was, on average, 9.4 (± 4.3) years, varying from 4 to 20 years. All had
experience in the field of pediatrics and / or technology validation. The items evaluated by the
expert judges obtained a global CVI of 0.9 so that the video was considered valid in terms of
objectives, structure / presentation and relevance. Conclusion: The educational video “The
care of the premature” is valid in terms of content by expert judges, with a Content Validation
Index that showed values equal to or greater than 80% |
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