Abstract:
RESUMO: O processo formativo em enfermagem tem encontrado nos princípios das boas práticas de enfermagem o embasamento para direcionar sua atuação. A preocupação cada vez mais crescente com a redução nas falhas e eventos adversos evitáveis exige dos profissionais competências que favoreçam a eficácia de procedimentos técnicos. Exemplo de metodologia de ensino ativa baseada em competências é a Simulação Clínica, que configura uma técnica de ensino que antecipa situações reais para um cenário controlado. É frequente acontecer de profissionais de enfermagem recém-formados chegarem à assistência sem ter tido contato com procedimentos básicos, como é o caso de alguns curativos de feridas complexas, a exemplo, as úlceras vasculogênicas, o que se torna um risco à segurança do paciente, vista a complexidade dessas lesões. Dessa forma, o objetivo do estudo é comparar o uso da simulação clínica com a aula expositiva como estratégias de ensino aprendizagem da prática do curativo de úlcera venosa com Bota de Unna. Trata-se de um estudo quase experimental com delineamento inter-participantes antes e depois realizado de março a dezembro de 2019 em um Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde localizado em uma Universidade Pública no Nordeste do Brasil. A amostra foi composta por 22 estudantes do quarto período de graduação em enfermagem. A coleta de dados ocorreu mediante a observação dos curativos realizados pelos estudantes. Estes foram submetidos a aula teórica e demonstrativa de úlceras venosas e aplicação de Bota de Unna. O Grupo Experimental participou ainda de Simulação Clínica. Foi realizada a comparação dos dois grupos em dois momentos: O Grupo Controle avaliado após a aula teórica e 30 dias após e o Grupo Experimental após aula teórica e após simulação clínica. Foi utilizado para verificar a realização do curativo o check list Índice de Positividade na realização do curativo dividido em etapas: Preparação, Execução e Organização. Foi utilizada a Escala do design da simulação para verificar a percepção do Grupo Experimental sobre a simulação. A escala do tipo Likert é dividida em duas subescalas: a primeira sobre o design da simulação e a segunda sobre a importância do item para o participante. As subescalas apontam cinco fatores que avaliam: 1) Os objetivos e informações; 2) O apoio; 3) A resolução de problemas; 4) O feedback e reflexão; 5) O realismo. Os dados foram transcritos utilizando o aplicativo Microsoft Excel e exportados e analisados no software estatístico livre R, versão 3.2.0. Realizou-se análise descritiva e ainda foram aplicados os testes t de student, ANOVA e Teste de Tukey para a análise estatística inferencial, considerando intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob CAAE 03745418.5.0000.5214. Comparando os momentos pré e pós, o grupo experimental obteve maiores médias na positividade de realização do procedimento nas fases de preparo e execução do curativo, sendo essa diferença estatisticamente significativa na fase de execução (p=0,044). Em relação ao momento pós-intervenção, em todos os domínios pode-se observar que o grupo experimental obteve maiores médias na positividade de realização do procedimento com diferenças significativas. Houve redução do tempo global de realização do curativo nos dois grupos, sendo estatisticamente significante no grupo experimental (p<0,01). Verificou-se que as dimensões de feedback/reflexão e realismo apresentaram maior nível de concordância que na dimensão de apoio em relação ao design da simulação. ABSTRACT: The training process in nursing has found in the principles of good nursing practices the basis for directing its performance. The growing concern with the reduction of failures and preventable adverse events requires that professionals have skills that favor the effectiveness of technical procedures. An example of active competence-based teaching methodology is Clinical Simulation, which sets up a teaching technique that anticipates real situations for a controlled scenario. It is common for newly graduated nursing professionals to arrive at assistance without having had contact with basic procedures, as is the case with some complex wound dressings, for example, vasculogenic ulcers, which becomes a risk to patient safety, given the complexity of these injuries. Thus, the objective of the study is to compare the use of clinical simulation with the lecture as teaching strategies to learn the practice of dressing venous ulcers with Unna's Boot. This is a quasi-experimental study with inter-participant design before and after conducted from March to December 2019 in a Laboratory of Simulation of Clinical Practices in Nursing and Health located at a Public University in Northeast Brazil. The sample consisted of 22 students of the fourth period of undergraduate nursing. Data collection occurred by observing the dressings made by the students. These were submitted to a theoretical and demonstrative class of venous ulcers and application of Bota de Unna. The Experimental Group also participated in Clinical Simulation. The comparison of the two groups was performed in two moments: the Control Group evaluated after the theoretical class and 30 days after and the Experimental Group after theoretical class and after clinical simulation. The Positivity Index checklist for the dressing was used to verify the dressing's performance divided into stages: Preparation, Execution and Organization. The Simulation Design Scale was used to verify the Experimental Group's perception of the simulation. The Likert-type scale is divided into two subscales: the first on the design of the simulation and the second on the importance of the item to the participant. The subscales point to five factors that assess: 1) The objectives and information; 2) Support; 3) Problem solving; 4) Feedback and reflection; 5) Realism. The data were transcribed using the Microsoft Excel application and exported and analyzed using the free statistical software R, version 3.2.0. Descriptive analysis was carried out and Student's t tests, ANOVA and Tukey's test were also applied for inferential statistical analysis, considering a 95% confidence interval and a significance level of 5%. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí under CAAE 03745418.5.0000.5214. Comparing the pre and post moments, the experimental group obtained higher averages in the positivity of carrying out the procedure in the dressing preparation and execution phases, this difference being statistically significant in the execution phase (p = 0.044). Regarding the post-intervention moment, in all domains it can be seen that the experimental group obtained higher averages in the positivity of performing the procedure with significant differences. There was a reduction in the overall dressing time in both groups, being statistically significant in the experimental group (p <0.01). It was found that the dimensions of feedback / reflection and realism showed a higher level of agreement than in the dimension of support in relation to the design of the simulation.