Abstract:
RESUMO: Introdução: A preocupação com a saúde mental da população se intensifica durante uma crise social. A pandemia da COVID-19 pode ser descrita como uma dessas crises, a qual tem se caracterizado como um dos maiores problemas de saúde pública internacional das últimas décadas. Porém com o desdobramento da pandemia observou-se que a COVID-19 vai muito além dos sintomas clássicos como tosse, febre e mialgia. Estudos passaram a identificar a presença de sentimentos negativos, sintomas de insegurança, depressão, ansiedade e estresse frente à pandemia na população geral e, em particular, nos profissionais da saúde. Objetivo: Compreender as emoções e os sentimentos dos trabalhadores de Enfermagem frente à pandemia por COVID-19. Referencial temático: Entende-se por emoção uma interpretação dos estímulos externos e os sentimentos como respostas da interpretação orgânica das emoções, onde as emoções e os sentimentos possuem uma relação com o comportamento humano, podendo ser vistos como desencadeador motivacional no indivíduo ou como gatilhos de sofrimento psíquico. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo. A produção de dados foi embasada através de um questionário semiestruturado com 14 profissionais de enfermagem. Na análise dos dados das entrevistas, utilizou-se da Classificação Hierárquica Descente (CHD) do software IRAMUTEQ®. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob o parecer de número 4.416.170, e obteve parecer favorável da instituição coparticipante. Resultados: Foram identificadas 291 Unidades de Contexto Elementar classificadas em 233 segmentos de texto que representam 81.10% do corpus. Os resultados apresentam-se em seis classes: Classe 1- A emoção “nojo” no contexto da pandemia por COVID-19-nesta classe os trabalhadores de Enfermagem apontam o nojo como uma emoção negativa, principalmente nas suas relações sociais. Na Classe 4- O impacto negativo da pandemia por COVID-19 nas relações sociais dos trabalhadores de enfermagem frente a pandemia-aonde percebeu-se a influência das emoções principalmente nas relações conjugais. Na Classe 5-O preconceito e o isolamento social- nessa classe os profissionais viam o isolamento como reflexo do preconceito da população. Na Classe 3- Influência das emoções e sentimentos no cuidar em Enfermagem no contexto da pandemia- observou-se a ambivalência das emoções na assistência de Enfermagem. Na Classe 2- Apoio emocional e as relações interpessoais entre a equipe de enfermagem no processo de cuidar no contexto da pandemia -observou-se a importância do apoio interprofissional e por fim na Classe 6- Sofrimento psíquico de trabalhadores de enfermagem da linha de frente- viu-se o sofrimento dos profissionais como fruto do processo de trabalho. Conclusão: Compreenderam-se as emoções e sentimentos de profissionais de enfermagem da linha de frente, no atendimento a pacientes com suspeita de COVID-19 como resultantes do processo de trabalho, do sofrimento psíquico e das estratégias de enfrentamento desses profissionais frente à pandemia por COVID-19. Espera-se que esse estudo possa auxiliar a gestão pública a desenvolver políticas de atenção à saúde emocional dos trabalhadores de Enfermagem. ABSTRACT: Introduction: The concern with the population's mental health intensifies during a social crisis. The COVID-19 pandemic can be described as one of these crises, which has been characterized as one of the greatest international public health problems in recent decades. However, with the unfolding of the pandemic, it was observed that COVID-19 goes far beyond the classic symptoms such as cough, fever and myalgia. Studies began to identify the presence of negative feelings, symptoms of insecurity, depression, anxiety and stress in the face of the pandemic in the general population and, in particular, in health professionals. Objective: Understanding the emotions and feelings of Nursing workers facing the COVID-19 pandemic. Methodology: This is a qualitative study. Data production was based on a semi-structured questionnaire with 14 nursing professionals. In the analysis of the interview data, the Descent Hierarchical Classification (CHD) of the IRAMUTEQ® software was used. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, under opinion number 4.416,170, and received a favorable opinion from the co-participating institution. Results: 291 Elementary Context Units were identified and classified into 233 text segments that represent 81.10% of the corpus. The results are presented in six classes: Class 1- The emotion “disgust” in the context of the COVID-19 pandemic – in this class, the Nursing workers point out disgust as a negative emotion, mainly in their social relationships. In Class 4-The negative impact of the COVID-19 pandemic on the social relationships of nursing workers in the face of the pandemic - where the influence of emotions was noticed, mainly in marital relationships. In Class 5-Prejudice and social isolation – in this class, professionals saw isolation as a reflection of the population's prejudice. In Class 3- Influence of emotions and feelings in nursing care in the context of the pandemic, the ambivalence of emotions in nursing care was observed. In Class 2- Emotional support and interpersonal relationships between the nursing staff in the care process in the context of the pandemic-, the importance of interprofessional support was observed, and finally in Class 6 - Psychic distress of front-line nursing workers - the suffering of professionals was seen as a result of the work process. Conclusion: The emotions and feelings of front-line nursing professionals in the care of patients with suspected COVID-19 were understood as a result of the work process, psychological distress and coping strategies of these professionals in the face of the COVID pandemic -19. It is hoped that this study can help public management to develop policies for the emotional health of nursing workers.