Abstract:
RESUMO: Introdução: no cotidiano do trabalho dos Centros de Atenção Psicossociais, a afetividade, a mobilização da inteligência e a subjetividade correspondem ao trabalho efetivo e coletivo, exigindo o “uso exacerbado de si” em detrimento do outro. Nas relações e mediações, o exercício da subjetividade pode ser fonte de prazer ou sofrimento, afetando a saúde mental dos trabalhadores conforme os pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho. Objetivos: o estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção do Impacto e da Satisfação do Trabalho, da Fadiga por Compaixão e da Empatia junto aos profissionais de saúde mental de um município do nordeste brasileiro; e, como objetivos específicos: identificar a percepção do impacto do serviço dos profissionais de saúde mental; medir a fadiga por compaixão, a qualidade de vida profissional e a satisfação por compaixão dos profissionais de saúde mental; identificar o grau de satisfação da equipe de trabalho em relação aos serviços oferecidos e às condições de trabalho nas instituições; mensurar a empatia individual dos profissionais de saúde mental; verificar a relação entre a empatia e a fadiga por compaixão dos profissionais de saúde mental. Metodologia: estudo transversal de natureza quantitativa, analítico, observacional, com amostragem por conveniência, realizado com 26 trabalhadores de saúde mental que atuavam no Centro de Atenção Psicossocial II e no Centro de Atenção Psicossocial III de um município do nordeste brasileiro, com as escalas autoaplicáveis IMPACTO-BR, SATIS-BR, PROQoL-BR (versão IV) e EMRI. Os dados foram analisados com o apoio do software SPSS versão 22.0. Para caracterização dos participantes, foram realizadas estatísticas descritivas; nas correlações entre as variáveis quantitativas, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman e Pearson; nas análises, foi adotado o nível de significância de 0,05, sendo considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram p≤ 0,05. A coleta de dados ocorreu em julho de 2020. Resultados: houve predominância de indivíduos com média de idade de 35,58 anos, do sexo feminino, casados ou vivendo com companheiros (57,7%), possuíam pós-graduação 50%; outras profissões 34,6%; atuação na área da Saúde Mental entre 1 a 6 anos. A satisfação da equipe em relação às próprias condições do trabalho apresentou média de 6,47 (±1,09), a Satisfação por Compaixão teve média de 51,31 (±3,53), a Fadiga por Compaixão teve média de 17,92 (±6,70); nas dimensões da Empatia o escore com maior média foi o de Angústia Pessoal, com 29,24 (±2,99); Consideração Empática obteve média de 26,4 (±3,43), mediana de 27; Tomada de Perspectiva obteve média de 20,52 (±4,66); Fantasia teve média de 19,72 (±4,53). Conclusão: o trabalho em saúde mental revelou-se desgastante em razão da satisfação em cuidar, o que exige estratégias defensivas para a minimização dos riscos de transtorno mental relacionado ao trabalho. ABSTRACT: Introduction: in the daily of the duty of the Psychosocial Care Centers, the affectivity, the mobilization of the intelligence and the subjectivity correspond to the effective and collective work, demanding the “exacerbated use of itself” to the detriment of other. In the relationships and mediations, the exercise of the subjectivity can be source of either pleasure or suffering, affecting the mental health of the workers as presupposed of the Psychodynamics of Work. Aims: the study had as general aim to evaluate the perception of the Impact and of the Satisfaction of the Work, the Compassion Fatigue and of the Empathy along with the mental health professionals of a municipality of Brazilian’s northeast; and, as specific aims: to identify the perception of the job’s impact of the mental health professionals, to measure the compassion fatigue, the professional quality of life and the satisfaction by compassion of the mental health professionals; to identify the degree of working team’s satisfaction in relation to the offered services and to the working conditions in the institutions; to measure the individual empathy of the mental health professionals; to verify the relation between the empathy and the compassion fatigue of the mental health professionals. Methodology: transversal study of quantitative nature, analytical, observational, with convenience sampling, performed with 26 mental health workers who served at the Psychosocial Care Center II and at the Psychosocial Care Center III in a municipality of Brazilian’s northeast, with the self-applied scales IMPACTO-BR, SATIS-BR, PROQoL-BR (version IV) and EMRI. The data were analyzed with the support of the software SPSS version 22.0. For characterization of the participants, there were performed descriptive statistics; in the correlation among the quantitative variables, there were used the correlation coefficients of Spearman and of Pearson; in the analyses it was adopted the significance level of 0.05, being considered statistically significant the results of the tests which presented p ≤ 0.05. The data collection occurred on July 2020. Results: there was predominance of individuals with average age of 35.58 years-old, of the female gender, married or living with companion (57.7%), 50% completed some graduate course; another professions 34.6%; 1 to 6 years of actuation in the field of Mental Health. The satisfaction of the team in relation to their own duty conditions presented the average of 6.47 (±1.09), the Compassion Satisfaction had average 51.31 (±3.53), the Compassion Fatigue had average of 17,92 (±6,70); in the dimensions of Empathy the score with the biggest average it was the Personal Distress, with 29.24 (±2.99); Empathic Consideration obtained a mean of 26.4 (± 3.43), a median of 27; Perspective Taking obtained an average of 20.52 (± 4.66); Fantasia had an average of 19.72 (± 4.53). Conclusion: mental health work proved to be exhausting due to satisfaction in caring, which requires defensive strategies to minimize the risks of work-related mental disorders.