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HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ADOLESCENTES SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA: construção e validação

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dc.contributor.author LUZ, Phellype Kayyaã da
dc.date.accessioned 2021-11-12T14:08:48Z
dc.date.available 2021-11-12T14:08:48Z
dc.date.issued 2021-11-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2486
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade - UFPI Examinador externo: Prof. Dr. Nelson Miguel Galindo Neto - IFPE Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos - UFPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A parada cardiorrespiratória extra hospitalar é a emegência mais grave e de pior prognóstico. Entretanto, o ensino e treinamento do suporte básico de vida para leigos, inclusive o adolescente, proporcionou a redução da mortalidade deste agravo. Ao buscar intervenções educacionais para aumentar o conhecimento de leigos sobre suporte básico de vida, em especial o adolescente, surgiu o seguinte questionamento: uma história em quadrinhos sobre suporte básico de vida para adolescentes é válida, segundo juízes, quanto ao conteúdo educacional em saúde? Objetivo: Construir e validar uma História em Quadrinhos para adolescentes sobre suporte básico de vida. Método: Trata-se de estudo multimétodo realizado em duas etapas. Na primeira, realizou-se revisão integrativa da literatura e identificação das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, por meio de estudo metodológico, foi construído e validado o conteúdo educacional do storyboard sob os pressupostos da teoria da aprendizagem com significância e produzida a história em quadrinhos. Para validação, 23 juízes julgaram a história em quadrinhos mediante o instrumento de validação de conteúdo educacional em saúde. Os juízes foram selecionados pela plataforma lattes e posteriormente classificados quanto aos critérios de expertise de Benner, Tanner e Chesla. Para validar o conteúdo da história em quadrinhos, utilizou-se o índice de validade de conteúdo e o teste binomial para verifica se a proporção de concordância foi, estatisticamente, igual ou superior ao ponto de corte estabelecido 0,80. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com o parecer de número: 3.697.960. Resultados: A revisão integrativa da literatura não identificou tecnologia do tipo história em quadrinhos para ensino do suporte básico de vida ao adolescente. No entanto, evidenciou quatro modalidades de tecnologias desenvolvidas quais sejam, cursos online, aplicativos, realidade virtual e vídeo. Como necessidades de aprendizagem o público-alvo elencou os três primeiros elos de atendimento a uma parada cardíaca extra hospitalar. Na parte introdutória da História, fez-se breve contextualização sobre o assunto abordado. Na complicação e solução, estruturou-se o conteúdo educacional de modo a contemplar o reconhecimento de uma parada cardíaca/acionamento do serviço médico de emergência, reanimação cardiopulmonar imediata de alta qualidade e rápida desfibrilação. Na validação, dezessete (17) dos dezoito (18 itens) do instrumento de validação do conteúdo educacional em saúde receberam I-CVI máximo. O item que recebeu menor aprovação referia-se à adequação do material ao processo de ensino e aprendizado, ainda assim, este item obteve ICV-I de 0,95. Conclusão: Dessa forma, responde-se o questionamento de que uma história em quadrinhos sobre suporte básico de vida para adolescentes é válida, segundo juízes, quanto ao conteúdo educacional em saúde.. ABSTRACT: Extra-hospital cardiorespiratory arrest is the most severe and worst prognosis emergency. However, the teaching and training of basic life support for lay people, including adolescents, provided a reduction in the mortality of this problem. When seeking educational interventions to increase the knowledge of lay people about basic life support, especially adolescents, the following question arose: is a comic book about basic life support for adolescents valid, according to judges, regarding the health educational content? Objective: To build and validate a comic book for adolescents on basic life support. Method: This is a twostep multimethod study. In the first, an integrative literature review and identification of learning needs were carried out. In the second stage, through a methodological study, the educational content of the storyboard was constructed and validated under the assumptions of the theory of learning with significance and the comic book was produced. For validation, 23 judges judged the comic book using the instrument for validation of health educational content. The judges were selected by the Lattes platform and later classified according to the criteria of expertise of Benner, Tanner and Chesla. To validate the content of the comic book, the content validity index and the binomial test were used to verify whether the proportion of agreement was statistically equal to or higher than the established cutoff point of 0.80. The research was approved by the research ethics committee with the opinion number: 3.697.960. Results: The integrative literature review did not identify comic book technology for teaching basic life support to adolescents. However, it showed four modalities of technologies developed, such as online courses, applications, virtual reality and video. As learning needs, the target audience listed the first three care links for an extra hospital cardiac arrest. In the introductory part of history, a brief contextualization was made on the subject addressed. In the complication and solution, the educational content was structured in order to contemplate the recognition of a cardiac arrest/activation of the emergency medical service, high-quality immediate cardiopulmonary resuscitation and rapid defibrillation. In the validation, seventeen (17) of the eighteen (18) items of the instrument for validating the health educational content received maximum I-CVI. The item that received the lowest approval referred to the adequacy of the material to the teaching and learning process, yet this item obtained I-CVI of 0.95. Conclusion: Thus, the question that a comic about basic life support for adolescents is valid is answered, according to judges, regarding health educational content. pt_BR
dc.subject História em quadrinhos na educação pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional- Adolescentes pt_BR
dc.subject Comics in education pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Reanimação cardiopulmonar pt_BR
dc.subject Parada cardíaca extra-hospitalar pt_BR
dc.subject Enfermagem em emergência pt_BR
dc.subject Cardiopulmonary resuscitation pt_BR
dc.subject Extra-hospital cardiac arrest pt_BR
dc.subject Emergency nursing pt_BR
dc.subject Educational technology - Teenager pt_BR
dc.title HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ADOLESCENTES SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA: construção e validação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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