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RESUMO: A parada cardiorrespiratória extra hospitalar é a emegência mais grave e de pior
prognóstico. Entretanto, o ensino e treinamento do suporte básico de vida para leigos, inclusive
o adolescente, proporcionou a redução da mortalidade deste agravo. Ao buscar intervenções
educacionais para aumentar o conhecimento de leigos sobre suporte básico de vida, em especial
o adolescente, surgiu o seguinte questionamento: uma história em quadrinhos sobre suporte
básico de vida para adolescentes é válida, segundo juízes, quanto ao conteúdo educacional em
saúde? Objetivo: Construir e validar uma História em Quadrinhos para adolescentes sobre
suporte básico de vida. Método: Trata-se de estudo multimétodo realizado em duas etapas. Na
primeira, realizou-se revisão integrativa da literatura e identificação das necessidades de
aprendizagem. Na segunda etapa, por meio de estudo metodológico, foi construído e validado
o conteúdo educacional do storyboard sob os pressupostos da teoria da aprendizagem com
significância e produzida a história em quadrinhos. Para validação, 23 juízes julgaram a história
em quadrinhos mediante o instrumento de validação de conteúdo educacional em saúde. Os
juízes foram selecionados pela plataforma lattes e posteriormente classificados quanto aos
critérios de expertise de Benner, Tanner e Chesla. Para validar o conteúdo da história em
quadrinhos, utilizou-se o índice de validade de conteúdo e o teste binomial para verifica se a
proporção de concordância foi, estatisticamente, igual ou superior ao ponto de corte
estabelecido 0,80. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com o parecer de
número: 3.697.960. Resultados: A revisão integrativa da literatura não identificou tecnologia
do tipo história em quadrinhos para ensino do suporte básico de vida ao adolescente. No entanto,
evidenciou quatro modalidades de tecnologias desenvolvidas quais sejam, cursos online,
aplicativos, realidade virtual e vídeo. Como necessidades de aprendizagem o público-alvo
elencou os três primeiros elos de atendimento a uma parada cardíaca extra hospitalar. Na parte
introdutória da História, fez-se breve contextualização sobre o assunto abordado. Na
complicação e solução, estruturou-se o conteúdo educacional de modo a contemplar o
reconhecimento de uma parada cardíaca/acionamento do serviço médico de emergência,
reanimação cardiopulmonar imediata de alta qualidade e rápida desfibrilação. Na validação,
dezessete (17) dos dezoito (18 itens) do instrumento de validação do conteúdo educacional em
saúde receberam I-CVI máximo. O item que recebeu menor aprovação referia-se à adequação
do material ao processo de ensino e aprendizado, ainda assim, este item obteve ICV-I de 0,95.
Conclusão: Dessa forma, responde-se o questionamento de que uma história em quadrinhos
sobre suporte básico de vida para adolescentes é válida, segundo juízes, quanto ao conteúdo
educacional em saúde.. ABSTRACT: Extra-hospital cardiorespiratory arrest is the most severe and worst prognosis
emergency. However, the teaching and training of basic life support for lay people, including
adolescents, provided a reduction in the mortality of this problem. When seeking educational
interventions to increase the knowledge of lay people about basic life support, especially
adolescents, the following question arose: is a comic book about basic life support for
adolescents valid, according to judges, regarding the health educational content? Objective: To
build and validate a comic book for adolescents on basic life support. Method: This is a twostep multimethod study. In the first, an integrative literature review and identification of
learning needs were carried out. In the second stage, through a methodological study, the
educational content of the storyboard was constructed and validated under the assumptions of
the theory of learning with significance and the comic book was produced. For validation, 23
judges judged the comic book using the instrument for validation of health educational content.
The judges were selected by the Lattes platform and later classified according to the criteria of
expertise of Benner, Tanner and Chesla. To validate the content of the comic book, the content
validity index and the binomial test were used to verify whether the proportion of agreement
was statistically equal to or higher than the established cutoff point of 0.80. The research was
approved by the research ethics committee with the opinion number: 3.697.960. Results: The
integrative literature review did not identify comic book technology for teaching basic life
support to adolescents. However, it showed four modalities of technologies developed, such as
online courses, applications, virtual reality and video. As learning needs, the target audience
listed the first three care links for an extra hospital cardiac arrest. In the introductory part of
history, a brief contextualization was made on the subject addressed. In the complication and
solution, the educational content was structured in order to contemplate the recognition of a
cardiac arrest/activation of the emergency medical service, high-quality immediate
cardiopulmonary resuscitation and rapid defibrillation. In the validation, seventeen (17) of the
eighteen (18) items of the instrument for validating the health educational content received
maximum I-CVI. The item that received the lowest approval referred to the adequacy of the
material to the teaching and learning process, yet this item obtained I-CVI of 0.95. Conclusion:
Thus, the question that a comic about basic life support for adolescents is valid is answered,
according to judges, regarding health educational content. |
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