Abstract:
INTRODUÇÃO: O adolescente, por características próprias da fase, está exposto a riscos capazes de interferir na sua Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e limitar suas perspectivas futuras. Nesse sentido, além de comprometer a saúde, estudos recentes elucidam que a QVRS pode influenciar ou até mesmo definir as características escolares dos adolescentes. Desse modo, objetiva-se relacionar a QVRS com o Rendimento Acadêmico (RA) de adolescentes no contexto de variáveis sociodemográficas, atributos familiares, hábitos, comportamentos e questões de saúde. Trata-se de um estudo transversal correlacional realizado em dois Campi de um Instituto Federal de Ensino. Participaram da pesquisa, 289 adolescentes. Foram excluídos os alunos que, no período da coleta dos dados, tiveram a matrícula cancelada ou trancada, foram transferidos, jubilados ou evadiram da escola. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio a agosto de 2018 e envolveu a utilização de três instrumentos: KIDSCREEN-52; instrumento para caracterização do participante e; formulário para registro dos dados escolares. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel e analisados no programa IBM Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Para caracterização da população foi feito um estudo descritivo analítico da amostra. No intuito de identificar quais variáveis influenciaram de modo significativo a QVRS dos adolescentes, foi realizada uma análise de regressão multinomial. A correlação entre as duas variáveis numéricas, QVRS e RA, foi estabelecida pela Correlação de Spearman, uma vez que, o teste Kolmogorov-Smirnov comprovou o padrão de distribuição assimétrico. O nível de significância adotado foi de α = 0,05. O estudo foi submetido à apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 2.445.803). A análise do perfil dos participantes revelou média de idade de 16,1 anos (DP±0,96), sendo 173 do sexo feminino e 116 do sexo masculino. Em relação à composição familiar, 54,7% possuem estrutura familiar do tipo nuclear (pai e mãe) e a renda familiar foi de até 2 salários mínimos para 71,3% dos adolescentes. A boa QVRS esteve associada às seguintes variáveis: idade de até 15 anos (p-valor: 0,021); sexo masculino (p-valor: 0,002); família com mais de quatro componentes (p-valor: 0,012); pai como chefe da família (p-valor: 0,007); prática frequente de atividade física (p-valor: 0,000); satisfação com o peso (p-valor: 0,000) e; satisfação com o sono (p-valor: 0,000). No que diz respeito às variáveis escolares, observou-se Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) médio de 7,68. Foram identificadas correlações do IRA com duas dimensões da QV: autonomia e tempo livre (correlação negativa) e ambiente escolar (correlação positiva). O estudo traz contribuições importantes para a saúde escolar no que tange à necessidade de discutir e estimular o equilíbrio entre as características escolares e as dimensões da qualidade de vida de adolescentes. Ademais, reforça a necessidade de medidas interventivas que possam identificar desvios na qualidade de vida e propor mudanças. ABSTRACT: The adolescent, by characteristics of the phase, is exposed to risks that may interfere with his Health-Related Quality of Life (HRQoL) and limit his future perspectives. In this sense, in addition to compromising health, recent studies elucidate that HRQoL can influence or even define the school characteristics of adolescents. Thus, the objective is to relate the HRQoL to the Academic Performance (AP) of adolescents in the context of sociodemographic variables, family attributes, habits, behaviors and health issues. This is a cross-sectional correlational study carried out in a Federal Institute of Education. A total of 289 adolescents participated in the study. Students who, during the data collection period, had their enrollment canceled or locked, were transferred, retired or evaded from school. Data collection occurred between May and August 2018 and involved the use of three instruments: KIDSCREEN-52; instrument for characterization of the participant; form for recording oficial school records. The data was tabulated in Microsoft Office Excel and analyzed in the IBM Statistical Package for Social Sciences program version 20.0. A descriptive analytical study of the sample was carried out to characterize the population. In order to identify which variables significantly influenced the HRQoL of adolescents, a multinomial regression analysis was performed. The correlation between the two numerical variables, HRQoL and AP, was established by Spearman's correlation, since the Kolmogorov-Smirnov test proved the asymmetric distribution pattern. The level of significance was α = 0.05. The study was submitted to the evaluation and approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (nº 2.445.803). The analysis of the participants' profile revealed a mean age of 16.1 years (SD ± 0.96), of which 173 were female and 116 were male. Regarding family composition, 54.7% had nuclear family structure (father and mother) and family income was up to 2 minimum wages for 71.3% of adolescents. Good HRQoL was associated with the following variables: age up to 15 years (p-value: 0.021); male sex (p-value: 0.002); family with more than four components (p-value: 0.012); father as head of the family (p-value: 0.007); frequent practice of physical activity (p-value: 0.000); satisfaction with weight (p-value: 0.000) and; satisfaction with sleep (p-value: 0.000). Regarding the school variables, the mean Academic Performance Index (API) was 7.68. Correlations of API with two dimensions of HRQoL were identified: autonomy and free time (negative correlation) and school environment (positive correlation). The study brings important contributions to school health regarding the need to discuss and stimulate the balance between school characteristics and the dimensions of quality of life of adolescents. In addition, it reinforces the need for intervention measures that can identify deviations in the quality of life and propose changes. RESUMEN: El adolescente, por características propias de la fase, está expuesto a riesgos capaces de interferir en su calidad de vida relacionada con la salud (CVRS) y limitar sus perspectivas futuras. En este sentido, además de comprometer la salud, estudios recientes elucidan que la QVRS puede influenciar o incluso definir las características escolares de los adolescentes. De este modo, se objetiva relacionar la CVRS con el Rendimiento Académico (RA) de adolescentes en el contexto de variables sociodemográficas, atributos familiares, hábitos, comportamientos y cuestiones de salud. Se trata de un estudio transversal correlacional realizado en un Instituto Federal de Enseñanza. Participaron en la investigación, 289 adolescentes. Se excluyeron a los alumnos que, en el período de la recolección de los datos, tuvieron la matrícula cancelada o encerrada, fueron transferidos, jubilados o evadidos de la escuela. La recolección de los datos ocurrió entre los meses de mayo a agosto de 2018 e involucró la utilización de tres instrumentos: KIDSCREEN-52; instrumento para la caracterización del participante; formulario para registro de los datos escolares. Los datos fueron tabulados en el Microsoft Office Excel y analizados em el programa IBM Statistical Package for the Social Sciences versión 20.0. Para caracterización de la población se realizó un estudio descriptivo analítico de la muestra. Con el fin de identificar qué variables influenciaron de modo significativo la QVRS de los adolescentes, se realizó un análisis de regresión multinomial. La correlación entre las dos variables numéricas, CVRS y RA, fue establecida por la Correlación de Spearman, ya que la prueba Kolmogorov-Smirnov comprobó el patrón de distribución assimétrico. El nivel de significancia adoptado fue de α = 0,05. El estudio fue sometido a la apreciación y aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí (nº 2.445.803). El análisis del perfil de los participantes reveló un promedio de edad de 16,1 años (DP ± 0,96), siendo 173 del sexo femenino y 116 del sexo masculino. En cuanto a la composición familiar, el 54,7% posee estructura familiar del tipo nuclear (padre y madre) y el ingreso familiar fue de hasta 2 salarios mínimos para el 71,3% de los adolescentes. La buena CVRS estuvo asociada a las siguientes variables: edad de hasta 15 años (p-valor: 0,021); sexo masculino (p-valor: 0,002); familia con más de cuatro componentes (p-valor: 0,012); padre como jefe de familia (p-valor: 0,007); práctica frecuente de actividad física (p-valor: 0,000); satisfacción con el peso (p-valor: 0,000) y; satisfacción con el sueño (p-valor: 0,000). En lo que se refiere a las variables escolares, se observó un Índice de Rendimiento Académico (IRA) medio de 7,68. Se identificaron correlaciones del IRA con dos dimensiones de la CVRS: autonomía y tiempo libre (correlación negativa) y ambiente escolar (correlación positiva). El estudio trae contribuciones importantes para la salud escolar en lo que se refiere a la necesidad de discutir y estimular el equilibrio entre las características escolares y las dimensiones de la calidad de vida de los adolescentes. Además, refuerza la necesidad de medidas interventivas que puedan identificar desvíos en la calidad de vida y proponer cambios.