Abstract:
RESUMO:O processo de constituição da identidade profissional inicia-se a partir do momento
em que o indivíduo começa a experienciar ações que são inerentes aos diferentes
papéis sociais que vivencia no seu cotidiano, bem como as relações que
estabelecem com o ambiente de formação oferecido. Nessa perspectiva, a formação
de professores deve estar pautada em subsídios que possibilitem a esses
profissionais os conhecimentos acerca da docência e suas interfaces, objetivando,
dessa forma, a efetivação e consolidação do processo de construção da identidade
profissional docente, fornecendo meios para que os futuros professores possam
desenvolver a sua autonomia e o seu pensamento crítico e reflexivo. Dessa forma, o
objeto de tese da presente pesquisa é “a identidade profissional docente do
professor formador que influencia significativamente na concepção a ser formada de
identidade profissional docente dos futuros licenciados em matemática”. Para o
desenvolvimento deste estudo, foi traçado como objetivo geral analisar os aspectos
constitutivos da identidade profissional dos professores formadores que atuam no
Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Piauí – Campus
Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba – PI. Para tanto, foi estabelecido
diálogos com autores que discutem a formação de professores na atualidade: Tardif;
Gauthier (1996), Pimenta (1999, 2002), Nóvoa (2010, 2000, 1999, 1995), Giroux
(1997), Schön (1995), Zeichner (2008), Freire (1999), na área da Educação
Matemática Chevallard (2001), Ponte et al (1998), Fior (entini (2003), D´Ambrosio
(2005) e no que diz respeito à identidade profissional docente, na perspectiva
sociológica dos autores como Dubar (2005, 2009), Kaufmann (2004), Ciampa
(1987), Hall (1998, 2006), dentre outros. Com base na natureza do objeto de estudo,
optou-se pelo desenvolvimento de uma investigação alicerçada na pesquisa
narrativa como metodologia a ser seguida. No processo de produção dos dados,
teve como técnicas de produção dos dados, o memorial e a entrevista
semiestruturada. Os interlocutores da investigação foram quatro professores
formadores do quadro efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) na
cidade de Parnaíba – Piauí. A análise dos dados está transcorrendo a partir de plano
de análise dos dados, conforme pressupostos da análise de conteúdo defendida por
Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999). Os resultados da pesquisa reforçam que o
processo de formação dos professores que atuam no ensino superior, deve ser
pautado em ações formativas, que possibilitem a esses profissionais, conhecimentos
mais abrangentes a respeito da docência e das dimensões que estão intrínsecas à
mesma, viabilizando dessa forma, que o processo de construção da identidade
profissional desses formadores possa ser consolidado, além da pesquisa na
Matemática, também, na docência e na formação dos futuros professores de
Matemática, evidenciando dessa forma a proposição da tese de que a identidade
profissional docente do professor formador influencia significativamente na
identidade profissional docente de licenciados em Matemática e que é resultante da
formação, das vivências da prática e das interações que os atores do processo
formativo vivenciam.
ABSTRACT:The process of constitution of the professional identity starts from the moment that
the individual begins to experience actions that are inherent to the different social
roles that he / she lives in his daily life, as well as the relations that establish with the
offered training environment. In this perspective, teacher training must be based on
subsidies that allow these professionals the knowledge about the teaching and its
interfaces, aiming at this way the effectiveness and consolidation of the process of
construction of the professional identity of teachers, providing means for future
teachers to develop their autonomy and their critical and reflective thinking. Thus, the
thesis object of this research is "the professional teacher identity of the trainer
teacher significantly influences the conception to be formed of professional teaching
identity of the future graduates in mathematics". For the development of this study it
was outlined as a general objective to analyze the constitutive aspects of the
professional identity of the training teachers who work in the Mathematics Degree
Course of the Federal University of Piauí - Campus Ministro Reis Velloso, in the city
of Parnaíba - PI. For that, dialogues were established with authors who discuss the
formation of teachers in the present time: Tardif; Gauthier (1996), Pimenta (1999,
2002), Nóvoa (2010, 2000, 1999, 1995), Giroux (1997), Schön (1995), Zeichner
(2008) and Freire (1999) in the area of Mathematical Education Chevallard (2005),
Ponte et al. (1998), Fiorentini (2003), D'Ambrosio (2005) and with regard to
professional identity in the sociological perspective, authors such as Dubar (2005,
2009), Kaufmann (2004), Ciampa (1987), Hall (1998, 2006), among others. Based on
the nature of the object of study, we opted for the development of an investigation
based on narrative research as a methodology to be followed. In the process of
producing the data, it had techniques of data production, the memorial and the
semistructured interview. The research interlocutors were four faculty formators of the
Mathematics Degree Course of the Federal University of Piauí (UFPI) - Campus
Ministro Reis Velloso (CMRV) in the city of Parnaíba - Piauí. The analysis of the data
is proceeding from a data analysis plan, according to the assumptions of the content
analysis defended by Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999). The results of the
research reinforce that the training process of the teachers who work in higher
education should be based on formative actions that allow these professionals, more
comprehensive knowledge about teaching and the dimensions that are intrinsic to it,
thus enabling , that the process of construction of the professional identity of these
trainers can be consolidated, as well as the research in mathematics, also, in the
teaching and training of future mathematics teachers, thus evidencing the proposition
of the thesis that the professional identity of the teacher trainer has a significant
influence on the professional identity of teachers of Mathematics graduates and is
the result of the training, the experiences of the practice and the interactions that the
actors of the formative process experience.