Abstract:
RESUMO:Introdução: O aumento na proporção e longevidade da população idosa associado as limitações próprias do envelhecimento e a crescente inserção desse segmento no cenário do trânsito tem levado a um número maior de idosos vítimas de acidentes de transportes, tornando a questão um problema de saúde pública mundial. Por ser um evento previsível e evitável, é necessário buscar estratégias para prevenção e assim, manter a segurança nas vias, preservando a vida dessa parcela vulnerável, mas significativa da sociedade. Objetivo: Descrever o processo de construção e avaliação de uma cartilha educativa para prevenção de acidentes de trânsito com idosos. Método: Trata-se de um estudo metodológico iniciado em dezembro de 2017 e que foram utilizadas as seguintes etapas: diagnóstico situacional, por meio de grupos focais realizados com 24 idosos das unidades básicas de saúde dos bairros Promorar, Parque Piauí e Saci no município de Teresina- Piauí; revisão integrativa; elaboração da cartilha e as etapas de avaliação do material por juízes especialistas e pelo público-alvo. Para a coleta de dados foram utilizados o Mini Exame do Estado Mental, Instrumento de Avaliação adaptado do Suitability Assessment of Materials, Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e formulários de caracterização sociodemográfico, clínico e para condução dos grupos focais. No processamento de dados dos grupos focais foi utilizado o software Iramuteq, obtendo-se a análise por meio da Classificação Hierárquica Descendente. O estudo atendeu as exigências da Resolução 466/12 e o parecer favorável à sua realização foi emitido pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados e Discussão: No diagnóstico situacional, desenvolvido nos grupos focais com idosos, extraiu-se informações acerca dos conhecimentos e opiniões sobre os acidentes de trânsito, com elaboração das categorias: fiscalização e punição às infrações de trânsito, o envelhecimento e o trânsito, estratégias de prevenção no trânsito na percepção dos idosos e medidas de segurança para pedestres idosos. A etapa de revisão integrativa resultou em uma amostra de 20 artigos que responderam à questão do estudo. Após isso, realizou-se a elaboração da cartilha a partir das informações levantadas anteriormente e consultado um designer para confecção das ilustrações. Para a etapa de avaliação do conteúdo e aparência foram selecionados 22 juízes, conforme critérios pré- estabelecidos, que avaliaram a cartilha como adequada com Coeficiente de Validade de Conteúdo total de 0,92, constatando-se um excelente nível de concordância entre as respostas e pelo de Kappa, com grau de concordância de valores entre medianos a excelentes, de 0,48 a 0,83. Quanto a aparência do material a partir do escore do Suitability Assessment of Materials, todos os 22 idosos participantes avaliaram a cartilha com índices de 86 a 100%, ou seja, o material foi considerado excelente por eles. Conclusão: A construção e avaliação da cartilha educativa “Segurança dos idosos no trânsito: a vida em primeiro lugar!” passou por um rigoroso processo de desenvolvimento do material e avaliação. Entretanto, mesmo com os resultados positivos das avaliações, a cartilha sofreu modificações, ajustes e acréscimos diante das sugestões e contribuições, a fim de torná-la mais eficaz no seu propósito, de forma que passou de 24 para 28 páginas em sua versão final. Acredita-se que o uso deste material pelos idosos proporcionará um ir e vir com segurança e qualidade, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada, capaz de facilitar a aquisição de conhecimentos por parte destes, memorização dos riscos e ações de prevenção relacionados aos acidentes de trânsito.
ABSTRACT:Introduction: The increase in the proportion and longevity of the elderly population associated with the limitations inherent in aging and the increasing insertion of this segment in the transit scenario has led to a greater number of elderly people who are victims of transport accidents, making the issue a global public health problem . Because it is a predictable and avoidable event, it is necessary to seek strategies for prevention and thus, to maintain safety in the roads, preserving the life of this vulnerable but significant part of society. Objective: To describe the process of construction and evaluation of an educational booklet for the prevention of traffic accidents with the elderly. Method: This was a methodological study started in December 2017 and the following steps were used: situational diagnosis, through focus groups performed with 24 elderly of the basic health units of the neighborhoods Promorar, Parque Piauí and Saci in the municipality of Teresina- Piauí; integrative review; preparation of the booklet and the stages of evaluation of the material by expert judges and by the target audience. The Mini Mental State Examination, Assessment Tool adapted from the Suitability Assessment of Materials, Instrument of Validation of Educational Content in Health, and forms of sociodemographic, clinical characterization and for conducting the focus groups were used for the data collection. In the data processing of the focus groups Iramuteq software was used, obtaining the analysis through the Hierarchical Descending Classification. The study complied with the requirements of Resolution 466/12 and the favorable opinion for its accomplishment was issued by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí. Results and Discussion: In the situational diagnosis, developed in the focus groups with the elderly, information about the knowledge and opinions about traffic accidents was extracted, with elaboration of categories: inspection and punishment for traffic infractions, aging and traffic, strategies of traffic prevention in the perception of the elderly and safety measures for elderly pedestrians. The integrative review stage resulted in a sample of 20 articles that answered the study question. After that, the preparation of the booklet was carried out based on the information previously collected and a designer was consulted to make the illustrations. For the evaluation stage of the content and appearance, 22 judges were selected, according to pre-established criteria, who evaluated the booklet as adequate with a Total Content Validity Coefficient of 0.92, showing an excellent level of agreement between responses and Kappa, with a degree of concordance of values between medium and excellent, from 0.48 to 0.83. Regarding the appearance of the material from the Suitability Assessment of Materials score, all 22 elderly participants evaluated the booklet with indexes from 86 to 100%, that is, the material was considered excellent by them. Conclusion: The construction and evaluation of the educational booklet "Safety of the elderly in traffic: life first!" Underwent a rigorous process of material development and evaluation. However, even with the positive results of the evaluations, the booklet has undergone modifications, adjustments and additions to the suggestions and contributions in order to make it more effective in its purpose, from 24 to 28 pages in its final version. It is believed that the use of this material by the elderly will provide a safe and quality come and go, since it is an illustrated technology, capable of facilitating their acquisition of knowledge, memorization of risks and related prevention actions to traffic accidents.