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RESUMO:A pesquisa que ora se apresenta, insere-se no debate sobre prática docente, temática que tem se ampliado como objeto de estudo na Academia notadamente relacionada aos saberes mobilizados por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), colocando o professor e sua formação no centro do debate educativo, focalizando, dentre outros aspectos relevantes, inquietações referentes ao processo ensino e aprendizagem desenvolvido com adolescentes em conflito com a lei, nosso objeto de estudo. Mediante esse contexto, foi norteada pela questão/problema: Qual a relação existente entre os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a formação cidadã de adolescentes privados de liberdade? De forma geral, o estudo teve como objetivo, a luz do referencial pertinente, analisar os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a contribuição para a formação cidadã de adolescentes em conflito com a lei e, especificamente, identificar os saberes docentes que subsidiam práticas pedagógicas em espaço socioeducativo, compreender as implicações dos saberes docentes para a formação cidadã de estudantes que cumprem medida socioeducativa e descrever as ressignificações de práticas pedagógicas vivenciada em formação continuada. No plano teórico-metodológico, ancora-se nos pressupostos da pesquisa colaborativa e a análise orientada pelo método fundamentado na Nova Retórica, uma modalidade da Teoria da Argumentação defendida por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Tem sua fundamentação teórica sustentada, dentre outros, em Abicali (2016), Brandão (2002), DeAquino (2007), Tardif (2012), Freire (2000), Julião (2007). Os resultados revelam que os colaboradores mobilizam saberes considerando os socioeducandos como sujeitos humanos, em formação, com igualdade de direito à educação digna, e ainda que a ressignificação de práticas pedagógicas seja resultante do processo formativo crítico reflexivo. A conclusão da investigação aponta uma proposta de educação socioeducativa que intenta formar para a cidadania defendendo um ensino pautado no conhecimento prévio dos estudantes, suas reais necessidades de aprendizagem e suas especificidades para aprender, embora enfrente obstáculos inerentes à instituição de natureza estrutural e organizacional. A investigação confirma a tese de que a mobilização dos saberes docentes em espaço socioeducativo está relacionada a uma educação transformadora que educa para a cidadania.
ABSTRACT:The present research is part of the debate on teaching practice, which has expanded as an object of study in the Academy, especially related to the knowledge mobilized by teachers who work in the Education of Young and Adults (EJA), placing the teacher and its training in the center of the educational debate, focusing, among other relevant aspects, concerns regarding the teaching and learning process developed with adolescents in conflict with the law, our object of study. In this context, it was guided by the question / problem: What is the relation between the educational knowledge mobilized in socio-educational space and the citizen training of adolescents deprived of their liberty? In general, the objective of the study was to analyze the educational knowledge mobilized in a socio-educational space and the contribution to the training of adolescents in conflict with the law, and specifically to identify the teaching knowledge that supports pedagogical practices in socio-educational space, to understand the implications of the teaching knowledge for the citizen training of students that comply with socio-educational measures and to describe the re-significances of pedagogical practices experienced in continuing education. On the theoretical-methodological level, it is anchored in the presuppositions of collaborative research and method-oriented analysis based on the New Rhetoric, a modality of Argumentation Theory defended by Olbrechts-Tyteca (2005). It has its theoretical basis supported, among others, in Abicali (2016), Brandão (2002), DeAquino (2007), Tardif (2012), Freire (2000) and Julião (2007). The results reveal that the collaborators mobilize knowledge considering the socioeducandos as human subjects, in formation, with equal right to decent education, and even though the re-signification of practices is the result of the critical reflective formative process. The research conclusion points to a proposal of socio-educational education that tries to form for the citizenship defending a teaching based on the previous knowledge of the students, their real learning needs and their specificities to learn, although it faces obstacles inherent to the institution of a structural and organizational nature. The research confirms the thesis that the mobilization of the teaching knowledge in socio-educational space is related to a transformative education that educates for citizenship. |
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