Abstract:
RESUMO:Diante da necessidade de superação do paradigma conservador, frente às transformações e desafios da atualidade, na formação inicial de professores, a presente pesquisa busca estabelecer uma unidade de teoria e prática que oportunize a reflexão crítica para a produção de conhecimentos sobre a prática pedagógica. Nesse contexto, compreende o Estágio Supervisionado, objeto deste estudo, como espaço que sedimenta reflexões, conduzindo à seguinte questão-problema: Quais tipos de reflexão são desenvolvidos durante o Estágio Supervisionado, na formação inicial de professores, no Curso de Licenciatura em Pedagogia? Com o objetivo de investigar os tipos de reflexão na/sobre as práticas desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado, na formação inicial de professores, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, intenciona como objetivos específicos: descrever o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação inicial de professores quanto a sua importância e suas concepções; identificar as ações formativas que favorecem o desenvolvimento da reflexão na/sobre a prática no Estágio Supervisionado; e caracterizar os tipos de reflexão vivenciados no Estágio Supervisionado na formação inicial de professores. Para sua fundamentação teórico-metodológica o estudo conta com o apoio de Araújo (2016), Behrens (2007), Imbernón (2011), Nóvoa (1995, 2000) e Brito (2011), que embasaram discussões acerca da formação de professores; Pimenta (2005), Pimenta e Lima (2006) que discutem sobre Estágio Supervisionado; Liberali (2008), Schön (1992) e Zeichner (1993) que dão suporte às discussões sobre reflexão da prática. Em relação à pesquisa qualitativa narrativa, tem como suporte Bertaux (2010), André (2012) e Bortoni-Ricardo (2008) e outros. Tem como participantes do estudo 6 (seis) alunos-professores do Curso de Pedagogia da UFPI. Utiliza como procedimento metodológico na pesquisa narrativa: o memorial de formação e as rodas de conversa. Os dados encontram-se organizados em categorias, analisadas com base na técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Entre outros aspectos, o estudo revela que o estágio supervisionado, no Curso de Pedagogia, precisa promover uma discussão mais sólida sobre a prática desenvolvida na escola campo de estágio, e que essa reflexão seja do tipo crítica, técnica e prática nas ações formativas desenvolvidas, tanto na academia como na escola campo de estágio.
ABSTRACT:Faced the need to overcome the paradigm conservative, in the face of transformations current and challenges, in the formation initial of teachers, the present research seeks to establish a unity of theory and practice that provides a reflection critical for the production of knowledge about practice pedagogical. In this context, understands the Internship Supervised, object of this study, as a space that sediments a reflection, leading to the following question problem: What types of reflection are developed during the Internship Supervised, in the formation initial of teachers, in the graduation of Pedagogy? With the objective of investigating the types of reflection in / on the practices developed during the Supervised Internship, in the initial training of teachers, in the graduation of Pedagogy, it intends as specific objectives: to describe the development of the internship supervised in the formation initial of teachers its importance and its conceptions; identify actions formatives that favor the development of reflection in/on practice in the Internship Supervised; and characterize the types of reflection experienced in the Internship Supervised in the initial training of teacher. For the basis theoretical-methodological of the study is supported by Araújo (2016), Behrens (2007), Imbernón (2011), Nóvoa (1995, 2000) and Brito (2011), who supported discussions about education of teacher; Pimenta (2005), Pimenta and Lima (2006) who discuss about internship supervised; Liberali (2008), Schön (1992) and Zeichner (1993) who support the discussions on practice reflection. In relation to narrative of research qualitative, it has as support Bertaux (2010), André (2012) and Bortoni-Ricardo (2008) and others. We have as participants of the study 6 (six) student-teachers of the Course of Pedagogy of the UFPI. It is used as procedure methodological in research narrative: the training memorial and the conversation wheels. The data are organized into categories, analyzed based on the Content Analysis Technique (BARDIN, 2009). The study reveals that the stage supervised, in the Pedagogy Course, needs to promote a more discussion solid about the practice developed in the field school of training, and that this reflection is of the critical, technical and practical type in the formative actions developed, in the field school of internship.