Repositório Institucional da UFPI

A INSERÇÃO DO CETICISMO METODOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Jéssica de Souza
dc.date.accessioned 2020-10-06T13:10:16Z
dc.date.available 2020-10-06T13:10:16Z
dc.date.issued 2020-10-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2433
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Maria Cristina de Távora Sparano. Examinadora Interna: Profª Dr Edna Maria Magalhães do Nascimento. Examinadora Externa: Profª Dra. Rosilene Maria Alves Pereira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O objetivo desta dissertação é apresentar as contribuições do ceticismo metodológico na construção da reflexão filosófica no Ensino Médio, a partir de uma prática de intervenção na sala de aula, centralizando a problematicidade do ensino da disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Nesse contexto, enfatizando a importância do aluno, com o itinerário do professorproblematizador, ou seja, a conduta de provocar, de instigar, de concatenar os conceitos da Filosofia em diversos desdobramentos conceituais, a partir de suas problematizações e a estruturação argumentativa. Mas, para que isso suceda será indispensável que o docente se confronte com a filosofia e o seu ensino como um problema filosófico. Através de uma leitura propedêutica do trabalho do filósofo moderno René Descartes, Meditações Metafísicas (2005), interessa-nos acima de tudo a Primeira Meditação, que ponderaremos nesse trabalho, o aspecto enfático dos argumentos e dúvidas céticas situadas por Descartes e, nesse sentido interpretar significativamente como o filósofo coloca em questão, a problematização. Além disso, a conexão com outros autores contemporâneos (CERLETTI, GALLO, SEVERINO SMITH, RODRIGO e demais). O ponto de partida foi à concepção de que educar significa formar uma subjetividade, no sentido para apoiar as problematizações, uma vez que estamos envolvidos em diversos processos sociais e econômicos que instauram o modo de pensar e sentir em nossa sociedade, portanto, busca-se compreender o significado do conceito de conhecimento, em uma natureza epistemológica. Propusemos a especificidade do problema como uma proposta metodológica e epistemológica aos alunos de filosofia do Ensino Médio, destacando que, o ceticismo metodológico é um procedimento metodológico, tendo em vista, não aceitar nada sem que antes passe pelo crivo da razão, e é nessa linha que a identificação e a sensibilização ao interrogar ou a problematizar conduzem, de modo geral, mas muito significativa, à temática de especificidade da problematicidade filosófica e a busca pela justificação de sua atividade no contexto do mundo contemporâneo que os alunos fazem parte. Desta forma, esta dissertação é uma intervenção metodológica e epistemológica sobre as possibilidades, dentro da construção da reflexão filosófica com a necessidade de interrogar, de problematizar, de questionar ou de inquirir sendo uma ferramenta indispensável para se verificar o conhecimento e colocá-lo sob o crivo da razão. Para tanto, encaramos essa prática na sala de aula e concebemos o aluno como um sujeito ativo e participativo. Esta pesquisa não visa insistir em modelos de ensino, mas trazer um exemplo para inspirar caminhos para pensar em filosofia do ensino de Filosofia. ABSTRACT:The aim of this dissertation is to present the contributions of methodological skepticism in the construction of philosophical reflection in High School, based on a practice of intervention in the classroom, centralizing the problematic teaching of the discipline of Philosophy in High School. In this context, emphasizing the importance of the student, with the itinerary of the teacher-problematizing, that is, the conduct of provoking, instigating, concatenating the concepts of Philosophy in various conceptual developments, based on their problematizations and argumentative structuring. But for this to happen it will be indispensable for the teacher to confront philosophy and his teaching as a philosophical problem. Through a propaedeutic reading of the work of the modern philosopher René Descartes, Metaphysical Meditations (2005), we are interested above all the First Meditation, which we will consider in this work, the emphatic aspect of the skeptical arguments and doubts placed by Descartes and, in this sense, interpret significantly as the philosopher puts into question, the problematization. In addition, the connection with other contemporary authors (CERLETTI, GALLO, SEVERINO SMITH, RODRIGO and others). The starting point was the conception that to educate means to form a subjectivity, in the sense to support the problematizations, since we are involved in diverse social and economic processes that establish the way of thinking and feeling in our society, therefore, understand the meaning of the concept of knowledge, in an epistemological nature. We proposed the specificity of the problem as a methodological and epistemological proposal to the students of philosophy of High School, emphasizing that, methodological skepticism is a methodological procedure, aiming at accepting nothing without first passing through the sieve of reason, and it is in this line that the identification and the sensitization when questioning or problematizing lead, in a general way, but very significant, to the thematic of specificity of the philosophical problematicity and the search for the justification of its activity in the context of the contemporary world that the students are part of. In this way, this dissertation is a methodological and epistemological intervention on the possibilities, within the construction of the philosophical reflection with the need to question, to problematize, to question or to inquire being an indispensable tool to verify the knowledge and to place it under the riddle of reason. To do so, we view this practice in the classroom and conceive the student as an active and participatory subject. This research is not intended to insist on teaching models, but to bring an example to inspire ways to think about the philosophy of teaching Philosophy. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ceticismo metodológico pt_BR
dc.subject Intervenção pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Problematização pt_BR
dc.subject Epistemológica pt_BR
dc.subject Methodological skepticism pt_BR
dc.subject Intervention pt_BR
dc.subject Teaching philosophy pt_BR
dc.subject Problematization pt_BR
dc.subject Epistemological pt_BR
dc.title A INSERÇÃO DO CETICISMO METODOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account