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RESUMO:A energia proveniente das usinas eólicas é uma energia renovável e limpa com danos
ambientais relativamente baixos quando comparada a outras fontes de energia.
Entretanto, como qualquer empreendimento humano, as usinas eólicas causam
impactos na natureza, e os estudos ambientais que buscam compreender sua
influência sobre a biodiversidade são necessários. O conhecimento da diversidade é
importante para sua preservação, sendo a educação ambiental um instrumento para
sua divulgação. Assim, o presente trabalho tem por objetivos caracterizar a dinâmica
das espécies de aves presentes na área dos Parques Eólicos Testa Branca I e III, no
município de Ilha Grande/PI e compreender como os docentes do Ensino Fundamental
Maior das escolas do entorno dos parques eólicos trabalham a diversidade local da
avifauna na Educação Ambiental. O estudo da composição da avifauna ocorreu entre
fevereiro de 2017 e julho de 2018. Para o levantamento foram utilizadas as
metodologias de ponto de escuta e rede de neblina. Foram registrados 9136 contatos
visuais e 74 capturas por rede de neblina, de aves pertencentes a 102 espécies
pertencentes a 19 ordens e 40 famílias. A região apresenta flutuação na diversidade
de aves de acordo com a cobertura vegetacional e o ciclo sazonal; quatro colisões de
indivíduos da família Cathartidae foram registradas, defendendo a ideia de que as
aves de grande porte são mais suscetíveis a acidentes com aerogeradores e a
presença de espécies bioindicadoras das condições ambientais reforçam a
necessidade de planejamento na implantação e operação dos parques. Para levantar
os dados da Educação Ambiental foram realizadas entrevistas com os docentes do
ensino fundamental maior do Município de Ilha Grande/PI. Ao final das entrevistas
percebeu-se que os professores têm pouco envolvimento com a Educação Ambiental,
que ocorre dissociada das disciplinas da grade curricular. Mesmo com a grande
diversidade de aves registrada na região, os professores apresentam pouco
conhecimento sobre o grupo, o que se reflete na pouca utilização das aves nas
atividades educacionais.
ABSTRACT:Energy from wind farms is a renewable and clean energy with relatively low
environmental damages compared to other energy sources. However, like any human
undertaking, wind farms have impacts on nature, and environmental studies that seek
to understand their influence on biodiversity are necessary. Knowledge about diversity
is important for preservation, and Environmental Education is an instrument for its
dissemination. Thus, the present work aims to characterize the dynamics of the bird
species present in the area of the Testa Branca I and III Wind Farms in the municipality
of Ilha Grande / PI and to understand how the teachers of Primary Education in schools
around the wind farms approach the local birdlife diversity in Environmental Education.
The study of avifauna composition occurred between February 2017 and July 2018.
For the survey the methodologies of point counts and mist nets were used. A total of
9136 visual contacts and 74 captures were recorded per mist net of birds belonging to
102 species belonging to 19 orders and 40 families. The region presents fluctuation in
the diversity of birds according to the vegetative cover and the seasonal cycle; four
collisions of individuals from the Cathartidae family were recorded, defending the idea
that large birds are more susceptible to accidents with wind turbines and the presence
of bioindicators species of the environmental conditions reinforce the need of planning
in the implantation and operation of the farms. To collect data on Environmental
Education, interviews were carried out with the teachers of the main elementary school
in the Municipality of Ilha Grande / PI. At the end of the interviews it was noticed that
teachers have little involvement with Environmental Education, which occurs
dissociated from the disciplines of the curriculum. Even with the great diversity of birds
registered in the region, teachers have little knowledge about the group, which is
reflected in the low use of birds in educational activities. |
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