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INFLUÊNCIA DOS PARQUES EÓLICOS TESTA BRANCA I E III SOBRE A AVIFAUNA

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dc.contributor.author PEREIRA, Ocivana Araujo.
dc.date.accessioned 2020-10-06T11:34:34Z
dc.date.available 2020-10-06T11:34:34Z
dc.date.issued 2020-10-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2429
dc.description Orientador: Prof Dr Anderson Guzzi. Examinador Externo: Prof Dr Filipr Augusto Gonçalves de Melo (UESPI). Examinadora Interna: Profª Dra. Elaine Aparecida da Silva. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A energia proveniente das usinas eólicas é uma energia renovável e limpa com danos ambientais relativamente baixos quando comparada a outras fontes de energia. Entretanto, como qualquer empreendimento humano, as usinas eólicas causam impactos na natureza, e os estudos ambientais que buscam compreender sua influência sobre a biodiversidade são necessários. O conhecimento da diversidade é importante para sua preservação, sendo a educação ambiental um instrumento para sua divulgação. Assim, o presente trabalho tem por objetivos caracterizar a dinâmica das espécies de aves presentes na área dos Parques Eólicos Testa Branca I e III, no município de Ilha Grande/PI e compreender como os docentes do Ensino Fundamental Maior das escolas do entorno dos parques eólicos trabalham a diversidade local da avifauna na Educação Ambiental. O estudo da composição da avifauna ocorreu entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Para o levantamento foram utilizadas as metodologias de ponto de escuta e rede de neblina. Foram registrados 9136 contatos visuais e 74 capturas por rede de neblina, de aves pertencentes a 102 espécies pertencentes a 19 ordens e 40 famílias. A região apresenta flutuação na diversidade de aves de acordo com a cobertura vegetacional e o ciclo sazonal; quatro colisões de indivíduos da família Cathartidae foram registradas, defendendo a ideia de que as aves de grande porte são mais suscetíveis a acidentes com aerogeradores e a presença de espécies bioindicadoras das condições ambientais reforçam a necessidade de planejamento na implantação e operação dos parques. Para levantar os dados da Educação Ambiental foram realizadas entrevistas com os docentes do ensino fundamental maior do Município de Ilha Grande/PI. Ao final das entrevistas percebeu-se que os professores têm pouco envolvimento com a Educação Ambiental, que ocorre dissociada das disciplinas da grade curricular. Mesmo com a grande diversidade de aves registrada na região, os professores apresentam pouco conhecimento sobre o grupo, o que se reflete na pouca utilização das aves nas atividades educacionais. ABSTRACT:Energy from wind farms is a renewable and clean energy with relatively low environmental damages compared to other energy sources. However, like any human undertaking, wind farms have impacts on nature, and environmental studies that seek to understand their influence on biodiversity are necessary. Knowledge about diversity is important for preservation, and Environmental Education is an instrument for its dissemination. Thus, the present work aims to characterize the dynamics of the bird species present in the area of the Testa Branca I and III Wind Farms in the municipality of Ilha Grande / PI and to understand how the teachers of Primary Education in schools around the wind farms approach the local birdlife diversity in Environmental Education. The study of avifauna composition occurred between February 2017 and July 2018. For the survey the methodologies of point counts and mist nets were used. A total of 9136 visual contacts and 74 captures were recorded per mist net of birds belonging to 102 species belonging to 19 orders and 40 families. The region presents fluctuation in the diversity of birds according to the vegetative cover and the seasonal cycle; four collisions of individuals from the Cathartidae family were recorded, defending the idea that large birds are more susceptible to accidents with wind turbines and the presence of bioindicators species of the environmental conditions reinforce the need of planning in the implantation and operation of the farms. To collect data on Environmental Education, interviews were carried out with the teachers of the main elementary school in the Municipality of Ilha Grande / PI. At the end of the interviews it was noticed that teachers have little involvement with Environmental Education, which occurs dissociated from the disciplines of the curriculum. Even with the great diversity of birds registered in the region, teachers have little knowledge about the group, which is reflected in the low use of birds in educational activities. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aves pt_BR
dc.subject Energia Eólica pt_BR
dc.subject Impacto pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Birds pt_BR
dc.subject Wind Power pt_BR
dc.subject Impact pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.title INFLUÊNCIA DOS PARQUES EÓLICOS TESTA BRANCA I E III SOBRE A AVIFAUNA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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