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RESUMO:É necessário que a aprendizagem da leitura, sobretudo das estratégias, sejam pontos centrais
nas propostas de ensino, pois reconhecemos que é preciso desenvolver no aluno estratégias
diversificadas de leitura, que o levem a interagir, reconhecer e compreender textos escritos
diversos, tornando-se, ao mesmo tempo, um leitor crítico, experiente e autônomo. Desta forma,
percebendo então a real necessidade de trabalhar a leitura na educação básica, este trabalho
objetiva desenvolver estratégias de leitura com estudantes do 1º ano do ensino médio e observar
de que modo isso interfere em sua competência leitora. O trabalho apresenta em seu aporte
teórico a abordagem cognitiva/metacognitiva, por levar em conta não só os aspectos
socioculturais como também psicolinguísticos da compreensão em leitura, Boruchovitch (2001,
2007), Boruchovitch; Gomes (2005), Boruchovitch; Oliveira, Santos (2009), Boruchovitch;
Mecuri (1999), Boruchovitch; Cunha (2012), Dehaene (2012; 2013), Smith (1989), Kintsch e
Rawson (2013), Schaill (1980), discutimos também as noções de leitura, ensino, concepções e
modelos de leitura ancoradas em Atié (2007), Freire (2011), Silva (1986, 2011), Martins (2012),
Koch (2002), Soares (2002), Buchler (2009,) Geraldi (1985), Matencio (1994), Kleiman (2008),
Leffa (1996), Kato (1999), conta ainda com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio
– OCEM (2006) no tocante ao ensino da Língua Portuguesa, bem como os postulados de Solé
(1998) no que diz respeito às estratégias de leitura, além das bases teóricas de Lopes (1997) e
Portilho (2011). Como metodologia proposta para este estudo, adota-se a pesquisa-ação na
perspectiva de Thiollent (1986), desenvolvida em uma escola pública de São Mateus/Ma,
referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Para tanto, utilizamos seis
instrumentos de pesquisa, dentre eles, um questionário inicial, uma prova diagnóstica (utilizada
na seleção dos alunos), as atividades de leitura realizadas em sala, um segundo questionário, as
anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo e, por último, um terceiro questionário. Os
dados encontrados tendem a responder de forma significativa as indagações inicias, pois as
estratégias de leitura que esses alunos mais utilizaram durante o ato de ler foram: ler com
atenção, reler mais de uma vez e ler até compreender. E através dessas estratégias foi possível
perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a
lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos
com relação à leitura em sala de aula.
ABSTRACT:It is necessary that the learning of reading, especially of the strategies, become central points
in the proposals of teaching, since we recognize that it is necessary to develop in the students
diversified strategies of reading, that lead them to interact, to recognize and to understand
diverse written texts, making them, at the same time, critical, experienced and autonomous
readers. Taking in to account the real need to work on reading in basic education, this work
aims to develop reading strategies with 1st grade high school students and observe how this
interferes in their reading competence. The work presents in its theoretical contribution the
cognitive/ metacognitive approach, taking into account not only the sociocultural but also
psycholinguistic aspects of reading comprehension, according to Boruchovitch (2001, 2007),
Boruchovitch; Gomes (2005), Boruchovitch; Oliveira, Santos (2009), Boruchovitch; Mecuri
(1999), Boruchovitch; Cunha (2012), Dehaene (2012; 2013), Smith (1989), Kintsch and
Rawson (2013), Schaill (1980). We also discuss the notions of reading, teaching, reading
conceptions and models anchored in Freire (2011), Silva (1986, 2011), Martins (2012), Koch
(2002), Soares (2002), Buchler 2009), Geraldi (1985), Matencio (1994), Kleiman (2008), Leffa
(1996) and Kato (1999). We are also supported by the Curriculum Guidelines for High School
- OCEM (2006) regarding the teaching of the Portuguese Language, as well as the postulates
of Solé (1998) regarding reading strategies, in addition to the theoretical bases of Lopes (1997)
and Portilho (2011). As a methodology we adopt action research from Thiollent's perspective
(1986), developed in a public school in São Mateus / Ma, in a qualitative, descriptive and
interpretative approach. To do so, we used six research instruments: an initial questionnaire, a
diagnostic test (used in the selection of students), the reading activities performed in the
classroom, a second questionnaire, the notes made by the researcher during the study a third
questionnaire. The results tend to respond significantly to the initial questions, once the reading
strategies these students used most during reading were: reading carefully, re-reading more than
once and reading until understing. Through these strategies it was possible to perceive that they
interfere in the students’ reading skills in an active way, leading them to read and understand a
certain text, making them participative and autonomous readers with respect to reading in the
classroom. |
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