Abstract:
RESUMO:Introdução: A assistência à saúde do idoso deve englobar modificações próprias do
envelhecimento. As alterações psicológicas, sociais e físicas são previsíveis no processo de
envelhecer e neste último domínio, podemos citar o padrão de sono como uma das frequentes
queixas dos idosos. Objetivo: Analisar, em dois diferentes grupos, os efeitos de intervenção
educativa mediada por cartilha e por orientações verbais de enfermagem durante visita
domiciliar na melhora de parâmetros da qualidade de sono de idosos. Método: Estudo
multimétodo, para construção e validação de cartilha educativa e estudo randomizado
controlado. Para o estudo randomizado, participaram 126 idosos com qualidade de sono
prejudicada, de ambos os sexos, assistidos pela Estratégia e Saúde da Família do município de
Bom Jesus no Piauí. Comparou-se intervenções educativas, em dois grupos distintos,
distribuídos randomicamente. No grupo 1 (62 idosos) as intervenções foram mediadas por
cartilha educativa e no grupo 2 (64 idosos) por orientações verbais de enfermagem. Ambas as
intervenções foram realizadas durante visita domiciliar e tiveram como base a teoria do modelo
de crença em saúde. Os testes estatísticos foram realizados com nível de significância de 5% e
intervalo de confiança de 95%. Foram utilizados os softwares R versão 3.5.1 e o Statistical
Package for the Social Sciences versão 25.0. As diretrizes éticas da Resolução 466/12 foram
respeitadas e os resultados cadastrados no Registro Brasileiro de Ensaios Clínico. Resultados:
A cartilha intitulada “Durma bem e viva melhor” foi apresentada em 47 páginas contendo 14
orientações sobre higiene do sono para idosos. A mesma foi considerada válida pelos juízes
especialistas, quanto ao conteúdo e aparência, ambos com Item-level Contente Validity Index
igual a 1. A avaliação feita pelo público alvo, considerou válido compreensão do texto,
sequência lógica, conteúdo atrativo, claro e objetivo com unanimidade de concordância e Itemlevel Contente Validity Index de 17 itens igual a 1,0 e um item de 0,95 que foi relativo ao
“Layout” (tamanho da letra). As sugestões de juízes e público alvo, foram consideradas. No
tocante ao experimento, a significância estatística no grupo submetido às orientações sobre
sono, mediada por cartilha, foi confirmada na melhora de seis parâmetros dos 10 analisados
(p>0,001) tais como minutos para dormir, eficiência do sono, autoclassificação do sono, acordar
no meio da noite, preocupação como causa da perda do sono e despertar noturno para ir ao
banheiro. O grupo submetido às orientações verbais de enfermagem também apresentou
melhora significativa em seis dos 10 parâmetros analisados (p>0,001) tais como minutos para
dormir, eficiência do sono, autoclassificação do sono, dificuldade para dormir em até 30
minutos, acordar no meio da noite, preocupação como causa da perda do sono. Na comparação
dos grupos antes e após o experimento não se observa diferença estatística significativa e ambas
as intervenções foram capazes de alterar parâmetros semelhantes de qualidade de sono. Os
grupos se mostraram semelhantes e apenas os parâmetros minutos para dormir e preocupação
foram estatisticamente diferente nos dois grupos. Conclusão: Intervenção educativa mediada
por cartilha e por orientações verbais de enfermagem melhoram parâmetros da qualidade de
sono de idosos.
ABSTRACT:Introduction: The health care of the elderly must include modifications appropriate to aging.
The psychological, social and physical changes are predictable in the process of aging and in
this last area, we can mention the sleep pattern as one of the frequent complaints of the elderly.
Objective: To analyze, in two different groups, the effects of educational intervention mediated
by booklet and verbal orientations of nursing during home visits in the improvement of sleep
quality parameters of the elderly. Method: A multi-method study for the construction and
validation of an educational primer and a randomized controlled study. For the randomized
study, 126 elderly people with impaired sleep quality of both sexes, assisted by the Strategy
and Family Health of the municipality of Bom Jesus in Piauí, participated. Educational
interventions were compared in two randomly distributed groups. In group 1 (62 elderly) the
interventions were mediated by educational primer and in group 2 (64 elderly) by verbal
orientations of nursing. Both interventions were performed during a home visit and were based
on the theory of the health belief model. Statistical tests were performed with a significance
level of 5% and a 95% confidence interval. R software version 3.5.1 and the Statistical Package
for the Social Sciences version 25.0 were used. The ethical guidelines of Resolution 466/12
were respected and the results registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials. Results:
The booklet titled "Sleep well and live better" was presented in 47 pages containing 14
guidelines on sleep hygiene for the elderly. It was considered valid by the expert judges,
regarding content and appearance, both with Item-level Content Validity Index equal to 1. The
evaluation made by the target public, considered valid understanding of the text, logical
sequence, attractive, clear and objective content with unanimity of agreement and Item-level
Content Validity Index of 17 items equal to 1.0 and an item of 0.95 that was relative to the
"Layout". The suggestions of judges and the target public were considered. Regarding the
experiment, the statistical significance in the group submitted to the guidelines on sleep,
mediated by primer, was confirmed in the improvement of six parameters of the 10 analyzed
(p> 0.001) such as minutes to sleep, sleep efficiency, self-classification of sleep, wake up in the
middle of the night, worry as cause of the loss of sleep and nocturnal awakening to go to the
bathroom. The group submitted to verbal nursing orientations also showed a significant
improvement in six of the 10 parameters analyzed (p> 0.001), such as minutes to sleep, sleep
efficiency, self-classification of sleep, difficulty sleeping in up to 30 minutes, waking up in the
middle of the night , concern as cause of sleep loss. In the comparison of the groups before and
after the experiment no significant statistical difference was observed and both interventions
were able to alter similar parameters of sleep quality. The groups were similar and only the
minute parameters for sleep and worry were statistically different in the two groups.
Conclusion: Educational intervention mediated by primer and verbal orientations of nursing
improve sleep quality parameters of the elderly.RESUMEN
Introducción: La asistencia a la salud del anciano debe englobar modificaciones propias del
envejecimiento. Las alteraciones psicológicas, sociales y físicas son previsibles en el proceso
de envejecimiento y en este último dominio, podemos citar el patrón de sueño como una de las
frecuentes quejas de los ancianos. Objetivo: Analizar, en dos diferentes grupos, los efectos de
intervención educativa mediada por cartilla y por orientaciones verbales de enfermería durante
visita domiciliaria en la mejora de parámetros de la calidad de sueño de ancianos. Método:
Estudio multimedio, para construcción y validación de cartilla educativa y estudio randomizado
controlado. Para el estudio randomizado, participaron 126 ancianos con calidad de sueño
perjudicada, de ambos sexos, asistidos por la Estrategia y Salud de la Familia del municipio de
Bom Jesús en Piauí. Se compararon intervenciones educativas, en dos grupos distintos,
distribuidos al azar. En el grupo 1 (62 ancianos) las intervenciones fueron mediadas por cartilla
educativa y en el grupo 2 (64 ancianos) por orientaciones verbales de enfermería. Ambas
intervenciones se realizaron durante la visita domiciliar y tuvieron como base la teoría del
modelo de creencia en salud. Las pruebas estadísticas se realizaron con un nivel de significancia
del 5% y un intervalo de confianza del 95%. Se utilizó el software R versión 3.5.1 y el Statistical
Package for the Social Sciences versión 25.0. Las directrices éticas de la Resolución 466/12
fueron respetadas y los resultados registrados en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos.
Resultados: La cartilla titulada "Durma bien y viva mejor" fue presentada en 47 páginas
conteniendo 14 orientaciones sobre higiene del sueño para ancianos. La misma fue considerada
válida por los jueces especialistas, en cuanto al contenido y apariencia, ambos con Item-level
Contento Validity Index igual a 1. La evaluación hecha por el público objetivo, consideró válida
comprensión del texto, secuencia lógica, contenido atractivo, claro y objetivo con la
unanimidad de concordancia y el Item-level Contento Validity Index de 17 ítems igual a 1,0 y
un ítem de 0,95 que fue relativo al "Layout" (tamaño de la letra). Las sugerencias de jueces y
público objetivo, fueron consideradas. En cuanto al experimento, la significancia estadística en
el grupo sometido a las orientaciones sobre el sueño, mediada por cartilla, fue confirmada en la
mejora de seis parámetros de los 10 analizados (p> 0,001) tales como minutos para dormir,
eficiencia del sueño, autoclasificación del sueño, despertar en medio de la noche, preocupación
como causa de la pérdida del sueño y despertar nocturno para ir al baño. El grupo sometido a
las orientaciones verbales de enfermería también presentó una mejora significativa en seis de
los 10 parámetros analizados (p> 0,001) tales como minutos para dormir, eficiencia del sueño,
autoclasificación del sueño, dificultad para dormir en hasta 30 minutos, despertar en el medio
de la noche , preocupación como causa de la pérdida del sueño. En la comparación de los grupos
antes y después del experimento no se observa diferencia estadística significativa y ambas
intervenciones fueron capaces de alterar parámetros semejantes de calidad de sueño. Los grupos
se mostraron similares y sólo los parámetros minutos para dormir y la preocupación fueron
estadísticamente diferentes en los dos grupos. Conclusión: Intervención educativa mediada por
cartilla y por orientaciones verbales de enfermería mejoran parámetros de la calidad de sueño
de ancianos.