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RESUMO:Introdução: O Brasil é o país mais afetado pela epidemia da AIDS na América Latina, com
um terço dos casos, apresentando maior crescimento entre jovens e adolescentes. Entre as
populações prioritárias estão os estudantes universitários, que são predominantemente jovens.
A população juvenil possui grande interesse em utilizar aplicativos móveis (APPs), pois têm a
possibilidade de conectar e acessar grande volume de dados e informações com mobilidade,
flexibilidade e interação. A construção do conhecimento tem sido influenciada pelo uso da
tecnologia, uma vez que exerce grande fascínio, sobretudo entre jovens. Objetivo: Construir e
validar aplicativo móvel e analisar seu efeito no conhecimento de estudantes universitários
sobre o HIV. Método: Trata-se de pesquisa com dois subestudos: um metodológico e outro
de intervenção, randomizado, do tipo antes-depois. O estudo metodológico consistiu na
produção do aplicativo Educ@ids, realizado nas seguintes etapas: 1 – Análise: levantamento
das necessidades de informações sobre o HIV por meio de enquete; Aplicação do questionário
“pré-intervenção” para avaliar conhecimento sobre o HIV; 2 – Design e desenvolvimento:
construção e validação do aplicativo; 3 – Implementação: o uso do aplicativo Educ@ids pelos
estudantes universitários e realização do subestudo de intervenção; 4 – Avaliação:
levantamento da opinião dos participantes sobre o uso do aplicativo; aplicação do instrumento
pós-intervenção. Foi aplicada estatística descritiva, incluindo frequência absoluta e relativa. A
adequação dos itens foi verificada por meio do teste Binomial, os valores de p superiores a
0,05 indicavam que houve uma concordância entre os juízes, estatisticamente não inferior a
85%. O subestudo de intervenção realizado para analisar o efeito do aplicativo no
conhecimento dos universitários, contou com amostra de 221 estudantes de diferentes Centros
de ensino da Universidade Federal do Piauí. A avaliação global do conhecimento sobre o HIV
foi definida em escores categorizados em três níveis ordenados de conhecimento: alto, médio
e baixo. O teste de McNemar foi utilizado, ao nível de 0,05 de significância entre proporções
com as amostras pareadas, para investigar o impacto do aplicativo no nível de conhecimento
dos discentes sobre o HIV. Resultados: Desenvolveu-se o Educ@ids, que na avaliação da
qualidade obteve adequação global de 95,6% (p=0,9997) e na avaliação da usabilidade,
adequação global de 90% (p =0,9449). Após uso do aplicativo, 92,8% dos estudantes
passaram para a categoria de alto grau de conhecimento, 75,1% deixaram a categoria de
médio grau de conhecimento e evoluíram para o alto grau, 18,1% progrediram do baixo
conhecimento para médio ou alto. Antes da intervenção, 76,02% encontrava-se com médio
nível de conhecimento, após a intervenção, houve predominância do alto nível de
conhecimento (98,64%). Conclusão: O Educ@ids é uma tecnologia informacional e
educacional pioneira no Brasil, cujo índice de validade foi satisfatório, confirmando ser um
recurso auxiliar que pode ser utilizado para construção do conhecimento sobre HIV. É
importante estabelecer vigilância permanente do conhecimento e informações relacionadas ao
HIV, de modo que se permita avaliar o impacto dos investimentos e transformações ocorridas
ao longo do tempo no contexto do HIV, especialmente em populações prioritárias como os
universitários. Espera-se que os resultados possam subsidiar pesquisas futuras e contribuir na
formulação de políticas de saúde preventivas e de intervenção que promovam a redução das
vulnerabilidades ao HIV.
ABSTRACT:ntroduction: Brazil is the most affected country by the AIDS epidemic in Latin America,
with one third of the cases, showing an increased growth among young people and
adolescents. Among the priority populations, there are the university students, who are
predominantly young people. The youth population has great interest in using mobile
applications (apps), since it has the possibility of connecting and accessing large volumes of
data and information with mobility, flexibility and interaction. The knowledge construction
has been influenced by the use of technology, as it exerts great fascination, mainly among
young people. Objective: To develop a mobile application and to analyze its effect on the
knowledge of university students about HIV. Method: This is a research with two substudies: one methodological and one interventional, randomized, typified as before-after. The
methodological study consisted in the production of the application Educ@ids, performed in
the following steps: 1 – Analysis: survey of the needs of information about HIV through a
poll; Application of the questionnaire “pre-intervention” to assess the knowledge about HIV;
2 – Design and development: construction and validation of the application; 3 –
Implementation: the use of the Educ@ids application by university students and the execution
of the intervention sub-study; 4 – Assessment: survey of the participants’ opinions about the
use of the application; application of the post-intervention instrument. Descriptive statistics
was applied, including absolute and relative frequencies. The adequacy of the items was
verified by means of the binomial test, where the p-values higher than 0.05 signalized that
there was an agreement among the judges, statistically not lower than 85%. The intervention
sub-study performed to analyze the effect of the application on the knowledge of university
students covered a sample of 221 students from different teaching centers of the Federal
University of Piauí. The global assessment of the knowledge about HIV was defined in scores
categorized into three organized knowledge levels: high, medium and low. We used the
McNemar’s test, at the significance level of 0.05 among proportions with paired samples, in
order to investigate the impact of the application on the knowledge level of the students about
HIV. Results: We developed the Educ@ids, which, when qualitatively assessed, obtained a
global adequacy of 95.6% (p=0.9997) and, when assessed regarding its usability, global
adequacy of 90% (p=0.9449). After using the application, 92.8% of the surveyed students
advanced for the category of high degree of knowledge, 75.1% left the category of medium
knowledge and evolved towards the high degree and 18.1% progressed from low knowledge
to medium or high. Before the intervention, 76.02% had a medium knowledge level, but, after
the intervention, there was a predominance of the high knowledge level (98.64%).
Conclusion: The Educ@ids is an informational and educational technology pioneer in Brazil,
whose validity index was satisfactory, thus confirming that it is an auxiliary resource that can
be used to construct knowledge about HIV. It is important to establish a continuous
surveillance of the knowledge and information related to HIV, in such a way as to enable the
assessment of the impact of the investments and transformations occurred over time in the
context of HIV, especially in priority populations such as university students. We hope that
the results will subsidize future research and contribute to the formulation of preventive and
intervention health policies that promote the reduction of the vulnerabilities to HIV. |
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