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CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E EFEITO DE APLICATIVO MÓVEL NO CONHECIMENTO SOBRE HIV ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

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dc.contributor.author SOUSA, Karinna Alves Amorim de.
dc.date.accessioned 2020-09-29T12:38:54Z
dc.date.available 2020-09-29T12:38:54Z
dc.date.issued 2020-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2422
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo.1ª Examinadora Externa: Profª . Dra. Simone de Godoy Costa (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP).).2ª Examinadora Externa: Profa. Dra. Renata Karina Reis (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP).1º Examinadora Interna: Profª. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade. 2º Examinadora Interna: Prof.. Dr. José Wicto Pereira Borges.1ª Suplente:Profa. Dra. Lidya Tolstenko Nogueira. 2ª Suplente:Profª. Dra. Maria Eliete Batista Moura pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Introdução: O Brasil é o país mais afetado pela epidemia da AIDS na América Latina, com um terço dos casos, apresentando maior crescimento entre jovens e adolescentes. Entre as populações prioritárias estão os estudantes universitários, que são predominantemente jovens. A população juvenil possui grande interesse em utilizar aplicativos móveis (APPs), pois têm a possibilidade de conectar e acessar grande volume de dados e informações com mobilidade, flexibilidade e interação. A construção do conhecimento tem sido influenciada pelo uso da tecnologia, uma vez que exerce grande fascínio, sobretudo entre jovens. Objetivo: Construir e validar aplicativo móvel e analisar seu efeito no conhecimento de estudantes universitários sobre o HIV. Método: Trata-se de pesquisa com dois subestudos: um metodológico e outro de intervenção, randomizado, do tipo antes-depois. O estudo metodológico consistiu na produção do aplicativo Educ@ids, realizado nas seguintes etapas: 1 – Análise: levantamento das necessidades de informações sobre o HIV por meio de enquete; Aplicação do questionário “pré-intervenção” para avaliar conhecimento sobre o HIV; 2 – Design e desenvolvimento: construção e validação do aplicativo; 3 – Implementação: o uso do aplicativo Educ@ids pelos estudantes universitários e realização do subestudo de intervenção; 4 – Avaliação: levantamento da opinião dos participantes sobre o uso do aplicativo; aplicação do instrumento pós-intervenção. Foi aplicada estatística descritiva, incluindo frequência absoluta e relativa. A adequação dos itens foi verificada por meio do teste Binomial, os valores de p superiores a 0,05 indicavam que houve uma concordância entre os juízes, estatisticamente não inferior a 85%. O subestudo de intervenção realizado para analisar o efeito do aplicativo no conhecimento dos universitários, contou com amostra de 221 estudantes de diferentes Centros de ensino da Universidade Federal do Piauí. A avaliação global do conhecimento sobre o HIV foi definida em escores categorizados em três níveis ordenados de conhecimento: alto, médio e baixo. O teste de McNemar foi utilizado, ao nível de 0,05 de significância entre proporções com as amostras pareadas, para investigar o impacto do aplicativo no nível de conhecimento dos discentes sobre o HIV. Resultados: Desenvolveu-se o Educ@ids, que na avaliação da qualidade obteve adequação global de 95,6% (p=0,9997) e na avaliação da usabilidade, adequação global de 90% (p =0,9449). Após uso do aplicativo, 92,8% dos estudantes passaram para a categoria de alto grau de conhecimento, 75,1% deixaram a categoria de médio grau de conhecimento e evoluíram para o alto grau, 18,1% progrediram do baixo conhecimento para médio ou alto. Antes da intervenção, 76,02% encontrava-se com médio nível de conhecimento, após a intervenção, houve predominância do alto nível de conhecimento (98,64%). Conclusão: O Educ@ids é uma tecnologia informacional e educacional pioneira no Brasil, cujo índice de validade foi satisfatório, confirmando ser um recurso auxiliar que pode ser utilizado para construção do conhecimento sobre HIV. É importante estabelecer vigilância permanente do conhecimento e informações relacionadas ao HIV, de modo que se permita avaliar o impacto dos investimentos e transformações ocorridas ao longo do tempo no contexto do HIV, especialmente em populações prioritárias como os universitários. Espera-se que os resultados possam subsidiar pesquisas futuras e contribuir na formulação de políticas de saúde preventivas e de intervenção que promovam a redução das vulnerabilidades ao HIV. ABSTRACT:ntroduction: Brazil is the most affected country by the AIDS epidemic in Latin America, with one third of the cases, showing an increased growth among young people and adolescents. Among the priority populations, there are the university students, who are predominantly young people. The youth population has great interest in using mobile applications (apps), since it has the possibility of connecting and accessing large volumes of data and information with mobility, flexibility and interaction. The knowledge construction has been influenced by the use of technology, as it exerts great fascination, mainly among young people. Objective: To develop a mobile application and to analyze its effect on the knowledge of university students about HIV. Method: This is a research with two substudies: one methodological and one interventional, randomized, typified as before-after. The methodological study consisted in the production of the application Educ@ids, performed in the following steps: 1 – Analysis: survey of the needs of information about HIV through a poll; Application of the questionnaire “pre-intervention” to assess the knowledge about HIV; 2 – Design and development: construction and validation of the application; 3 – Implementation: the use of the Educ@ids application by university students and the execution of the intervention sub-study; 4 – Assessment: survey of the participants’ opinions about the use of the application; application of the post-intervention instrument. Descriptive statistics was applied, including absolute and relative frequencies. The adequacy of the items was verified by means of the binomial test, where the p-values higher than 0.05 signalized that there was an agreement among the judges, statistically not lower than 85%. The intervention sub-study performed to analyze the effect of the application on the knowledge of university students covered a sample of 221 students from different teaching centers of the Federal University of Piauí. The global assessment of the knowledge about HIV was defined in scores categorized into three organized knowledge levels: high, medium and low. We used the McNemar’s test, at the significance level of 0.05 among proportions with paired samples, in order to investigate the impact of the application on the knowledge level of the students about HIV. Results: We developed the Educ@ids, which, when qualitatively assessed, obtained a global adequacy of 95.6% (p=0.9997) and, when assessed regarding its usability, global adequacy of 90% (p=0.9449). After using the application, 92.8% of the surveyed students advanced for the category of high degree of knowledge, 75.1% left the category of medium knowledge and evolved towards the high degree and 18.1% progressed from low knowledge to medium or high. Before the intervention, 76.02% had a medium knowledge level, but, after the intervention, there was a predominance of the high knowledge level (98.64%). Conclusion: The Educ@ids is an informational and educational technology pioneer in Brazil, whose validity index was satisfactory, thus confirming that it is an auxiliary resource that can be used to construct knowledge about HIV. It is important to establish a continuous surveillance of the knowledge and information related to HIV, in such a way as to enable the assessment of the impact of the investments and transformations occurred over time in the context of HIV, especially in priority populations such as university students. We hope that the results will subsidize future research and contribute to the formulation of preventive and intervention health policies that promote the reduction of the vulnerabilities to HIV. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia Educacional pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Informática em Enfermagem pt_BR
dc.subject HIV pt_BR
dc.subject Promoção da Saúde pt_BR
dc.subject Educ@aids pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Educational Technology pt_BR
dc.subject Nursing Informatics pt_BR
dc.subject Health Promotion. pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E EFEITO DE APLICATIVO MÓVEL NO CONHECIMENTO SOBRE HIV ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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