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CONHECIMENTO OBJETIVO, PERCEBIDO E CONFIANTE SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS E COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE CARDIOVASCULAR ENTRE ESCOLARES

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dc.contributor.author LEAL, Maria Andréia Brito Ferreira.
dc.date.accessioned 2020-09-28T12:45:51Z
dc.date.available 2020-09-28T12:45:51Z
dc.date.issued 2020-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2417
dc.description Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Batista de Lima.Examinador Externo: Prof. Dr. Júlio César Ayres Ferreira Filho (FACID/UNINOVAFAPI).Examinador Interno: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:INTRODUÇÃO: Hábitos e comportamentos prejudiciais à saúde cardiovascular presentes na infância, representam um relevante problema de saúde pública, haja vista que se associam ao risco aumentado para surgimento precoce de comorbidades e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares fatais na vida adulta. Acredita-se que o conhecimento de crianças sobre hábitos saudáveis e comportamentos de risco cardiovascular, pode contribuir para a incorporação de boas práticas de saúde que se prolongam por toda vida. Contudo investigações dessa natureza ainda são limitadas. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento objetivo, percebido e confiante sobre hábitos saudáveis e comportamentos de risco à saúde cardiovascular entre crianças escolares. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado com 397 escolares na faixa etária de 7 a 11 anos, matriculados em escolas contempladas com o Programa Saúde na Escola, no município de Teresina, Piauí, Brasil. O conhecimento objetivo foi avaliado utilizando-se o questionário CardioKids e o percebido utilizando-se uma escala pictórica do tipo Likert com quatro opções de resposta (nada confiante a muito confiante). O conhecimento confiante foi obtido a partir da multiplicação do escore do conhecimento objetivo pelo conhecimento percebido informado em cada ítem. Utilizou-se o modelo de Regressão de Poisson na análise multivariada com nível de significância de 5% (p˂0,05). O critério para inclusão das variáveis nesse modelo foi a associação ao nível de 20% (p˂0,20) na análise bivariada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº. 2.308.923. RESULTADOS: Os escolares apresentaram elevado conhecimento objetivo e percebido com percentual médio total de acerto de 84,3% e de confiança de 84,9%. O conhecimento confiante apresentou-se inferior com média percentual total de 74,1% de confiança nas respostas corretas. A análise bivariada mostrou associação entre o menor conhecimento confiante e ter idade de 7 a 8 anos (p<0,001), escolaridade materna até o ensino fundamental incompleto (p=0,005), estudar nas séries 1º, 2º e 3º ano (p<0,001) do ensino fundamental, em escolas de tempo integral (manhã e tarde) (p<0,001) e realizar atividades complementares na escola (p=0,029). Na análise multivariada, o menor conhecimento confiante prevaleceu apenas entre os que estudavam da 1ª à 3ª séries (RP = 2,069; IC95%: 1,063-4,027). CONCLUSÕES: Verificou-se que os escolares apresentaram elevados níveis globais de conhecimento objetivo e percebido sobre hábitos saudáveis e comportamentos de risco à saúde cardiovascular. Contudo, ao avaliar o conhecimento confiante percebe-se um nível de confiança deficiente em informações sobre hábitos e comportamentos que são prejudiciais à saúde cardiovascular, o que pode ter contribuído para a manutenção desses comportamentos por parte dessa população. Dessa maneira, sugere-se repensar iniciativas de educação em saúde cardiovascular no contexto escolar a fim de contribuir para que escolares, especialmente de séries iniciais, se apropriem de saberes que conduzam a mudanças de comportamentos, bem como à promoção da saúde cardiovascular dessa população. ABSTRACT:INTRODUCTION: Habits and behaviors detrimental to cardiovascular health present in childhood represent a relevant public health problem, since they are associated with an increased risk for the early onset of comorbidities and the development of fatal cardiovascular diseases in adult life. It is believed that children's knowledge of healthy habits and cardiovascular risk behaviors can contribute to the incorporation of good health practices that last for a lifetime. Cowever investigations of this nature are still limited. OBJECTIVE: To evaluate objective, perceived and confident knowledge about healthy habits and risk behaviors for cardiovascular health among schoolchildren. METHODS: A cross-sectional study was carried out with 397 schoolchildren aged 7 to 11 years enrolled in schools with the Health in School Program in the city of Teresina, Piauí, Brazil. The objective knowledge was evaluated using the CardioKids questionnaire and the perceived pictorial scale of the Likert type with four response options (not at all confident to confident). The confident knowledge was obtained by multiplying the objective knowledge score by the perceived knowledge informed in each item. The Poisson regression model was used in the multivariate analysis with a significance level of 5% (p<0.05). The criterion for inclusion of the variables in this model was the association at the 20% level (p<0.20) in the bivariate analysis. The research was approved by the Committee of Ethics in Research, under the opinion nº. 2.308.923. RESULTS: The echolars had high objective and perceived knowledge with a mean percentage of total accuracy of 84.3% and confidence of 84.9%. The confident knowledge was inferior with a mean percentage of total 74.1% confidence in the correct answers. The bivariate analysis showed an association between the lower confidence level and the age of 7 to 8 years (p <0.001), maternal schooling up to incomplete elementary school (p = 0.005), to study in the 1st, 2nd and 3rd grades (p<0.001) of elementary school, in full-time schools (morning and afternoon) (p<0.001) and to perform complementary activities at school (p=0.029). In the multivariate analysis, the lowest confidence knowledge prevailed only among those who studied from 1st to 3rd grades (PR = 2.069, CI95%: 1.063-4.027). CONCLUSIONS: It was verified that school children present high global levels of objective and perceived knowledge about healthy habits and risk behaviors to cardiovascular health. However, when assessing confident knowledge, there is a poor level of confidence in information about habits and behaviors that are harmful to cardiovascular health, which may have contributed to the maintenance of these behaviors by this population. In this way, it is suggested to rethink cardiovascular health education initiatives in the school context in order to help schoolchildren, especially those in the initial grades, to appropriate knowledge that leads to changes in behavior, as well as to promote the cardiovascular health of this population. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comportamentos de risco pt_BR
dc.subject Doenças Cardiovasculares pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Hábitos saudáveis pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Cardiovascular diseases pt_BR
dc.subject Healthy habits pt_BR
dc.subject Risk behaviors pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.title CONHECIMENTO OBJETIVO, PERCEBIDO E CONFIANTE SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS E COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE CARDIOVASCULAR ENTRE ESCOLARES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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