Abstract:
RESUMO:O presente trabalho tem por intuito compreender as narrativas jornalísticas sobre as manifestações da cultura veiculadas por impressos do Piauí durante a ditadura civil-militar. A partir disso, se pode citar os objetivos específicos desta pesquisa: identificar a presença da cultura popular local e nacional nas narrativas dos periódicos piauienses; analisar nas publicações da grande imprensa a discussão das práticas culturais de patriotismo e civismo; e observar a veiculação da cultura de resistência nas narrativas dos impressos alternativos piauienses. Nesse sentido, o trabalho inicia com a contextualização das ações de truculências do então regime vigente desde o golpe de 1964, considerando os aparatos estatais utilizados para a manutenção do poder, além de cercear as produções individuais e corroborar com um convencimento social a favor do governo. Ainda que houvesse restrições, a população encontrou formas de demonstrar a insatisfação, por meio dos movimentos culturais, imprensa alternativa e etc, sobretudo, nos anos de “chumbo” entre 1967 e 1974. Além de compreender o regime vigente e as práticas de jornalismo cultural da época, se discute o conceito de narrativa a partir de Paul Ricoeur (2010), com o objetivo de compreender o processo de produção de narrativas e a relação com a temporalidade e existência humana. Mesmo que o filósofo francês tenha desenvolvido seus estudos para a narrativa historiográfica e ficcional, é possível deslocar o debate para o âmbito da comunicação e jornalismo. Com o intuito de atender os objetivos propostos, a pesquisa tem como abordagem a metodologia qualitativa e como guia analítico, o círculo hermenêutico de Ricoeur. O objeto empírico é composto por 10 narrativas do Jornal O Dia e 05 dos suplementos de caráter alternativo, A Hora Fatal e O Estado Interessante veiculados entre os anos de 1970 e 1972. Após o processo interpretativo das narrativas, fica evidente que a grande imprensa corroborou com o regime através da veiculação da cultura cívica, patriotismo e cultura popular, enquanto os suplementos alternativos concederam espaço para cultura de resistência e cultura popular, assim como em ambos objetos de análise, há uma rejeição com as produções provenientes da cultura de massa.
ABSTRACT:The present work is intended to understand the journalistic narratives about the manifestations of the culture conveyed by Piauí printed during the civil-military dictatorship. From this, one can cite the specific objectives of this research: to identify the presence of local and national popular culture in the narratives of the Piauí periodicals; to analyze in the publications of the great press the discussion of the cultural practices of patriotism and civism; and to observe the propagation of the culture of resistance in the narratives of the Piauí’s alternative forms. In this sense, the work begins with the contextualization of the truculence actions of the then regime in force since the coup of 1964, considering the state apparatus used to maintain power, in addition to curtailing individual productions and corroborating with a social conviction in favor of the government. Although there were restrictions, the population found ways to demonstrate dissatisfaction, through cultural movements, alternative press and etc., especially in the years of "lead" between 1967 and 1974. In addition to understanding the current regime and practices of cultural journalism of the time, discusses the concept of narrative from Paul Ricoeur (2010), with the objective of understanding the process of narrative production and the relationship with temporality and human existence. Even though the french philosopher has developed his studies for the historiographical and fictional narrative, it is possible to shift the debate to the scope of communication and journalism. In order to meet the proposed objectives, the research has as its approach the qualitative methodology and as an analytical guide, the hermeneutic circle of Ricoeur. The empirical object is composed of 10 narratives of the newspaper O Dia and 05 of the supplements of alternative character, A Hora Fatal and O Estado Interessante transmitted between the years of 1970 and 1972. After the interpretative process of the narratives, it is evident that the great press corroborated with the regime through the spread of civic culture, patriotism and popular culture, while alternative supplements have granted space for culture of resistance and popular culture, as in both objects of analysis, there is a rejection with productions from mass culture.