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RESUMO:Discussões referentes às aprendizagens para tornar-se professor têm-se ampliado no seio do trabalho científico, notadamente neste século XXI, colocando o professor e sua formação no centro do debate educativo, focalizando, dentre outras questões pertinentes, sua historicidade formativa, suas aprendizagens para ser professor e saber ensinar e seu exercício profissional docente. Diante dessa realidade esta investigação delineia como objeto de estudo: constituição de aprendizagens docentes na educação infantil e define os seguintes objetivos: geral - analisar a constituição das aprendizagens que subsidiam a prática docente do professor de educação infantil; específicos – caracterizar as aprendizagens do professor da educação infantil sobre o ensinar em seus percursos formativos e nas práticas docentes; compreender a importância das aprendizagens subsidiadas pela prática docente na educação infantil; descrever os contextos de aprendizagens que dão suporte à docência na educação infantil. Tendo em vista o entendimento de que as aprendizagens de professores não se encerram com o término de um curso, configurando-se movimento contínuo e progressivo no decorrer de sua trajetória de vida pessoal e profissional, orienta-se pelas seguintes questões norteadoras: como os professores aprendem para exercitar a prática docente na educação infantil? Quais aprendizagens relativas ao ensinar são constituídas no seu percurso formativo? Que contextos de aprendizagens subsidiam a docência na educação infantil? Trata-se de pesquisa narrativa, orientada pelo método auto(biográfico), apoiada em Souza (2006), Clandinin e Conelly (2011), Delory-Momberger (2012). Focaliza narrativas de 5 (cinco) professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, em Teresina-Pi. Emprega como mecanismos de produção de dados a entrevista narrativa, orientada por Jovchelovicth e Bauer (2010) e o memorial de formação, fundamentado em Passeggi (2010), Josso (2004; 2007), como meios que viabilizam a compreensão do objeto pesquisado e a rememoração da história pessoal e profissional das interlocutoras, descrevendo processos constitutivos de suas aprendizagens em seus percursos formativos e de prática docente na educação infantil. Emprega para análise de dados a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). Tem sua fundamentação teórica assentada, dentre outros, em Tancredi (2009), Voltarelli e Monteiro (2016), García (1999), Reali e Reyes (2009), Reali e Mizukami (2002). Entre outros indicativos, apresenta como principais conclusões: as professoras/interlocutoras, em suas narrativas, apontam como contextos de aprendizagens os percursos de formação inicial e de formação continuada; a realidade da sala de aula na educação infantil; as vivências e troca de experiências com os pares no dia a dia da escola; e, ainda, os contextos de formação em serviço.
ABSTRACT:Discussions about learning to become a teacher have expanded within scientific work, notably in the twenty-first century, placing the teacher and his education at the center of the educational debate, focusing, among other pertinent questions, his formative historicity, his learning for being a teacher and to know how to teach and their professional teaching. Faced with this reality, this research delineates as object of study: constitution of teacher learning in children's education and defines the following objectives: general - analyze the constitution of learning that gives support to the teaching practice of early childhood education; specific - characterize the teacher learning on the early childhood the teaching itself in its formative routes and in the teaching practices; understand the importance of learning subsidized by teaching practice in children's education; describe the contexts of learning that support teaching in children's education, considering that the learning of teachers does not end with the end of a course, becoming a continuous and progressive movement of his personal and professional life trajectory . Through this context, it is guided by the following questions: how do teachers learn to practice teaching in early childhood education? What are the gains with these practices constituted in their training? What contexts of learning subsidize teaching in children's education? It is a narrative research, guided by the auto (biographical) method, supported by Souza (2006), Clandinin and Conelly (2011), Delory-Mombeger (2012). This study focuses narratives of 5 teachers from a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in Teresina-Pi. As data production mechanisms, it is used the narrative interview, guided by Jovchelovicth and Bauer (2010) and the training memorial, based on Passeggi (2010), Josso (2012), are used as means to enable the understanding of the researched object and the recall of the personal and professional history of the interlocutors, describing the constitutive processes of their learning in their training paths and teaching practice in children's education. It uses for data analysis the technique of content analysis according to Bardin (2016). It has its theoretical foundations established, among others, in Tancredi (2009), Voltarelli and Monteiro (2016), García (1999), Reali and Reyes (2009), Mizukami and Reali (2002). Among other indicatives, it presents its main conclusions: the teachers / interlocutors, in their narratives, point out as contexts of learning the pathways of initial formation and continuing education; the context of the classroom in early childhood education; the experiences and exchange of these experiences with the pairs in the day to day at school; and even the training contexts in service |
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