Abstract:
RESUMO:O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e resultado de intervenção filosófica ocorrida em turma do ensino médio, em escolas da rede pública, na cidade de Teresina-PI. A intervenção buscou meios de despertar nos alunos a capacidade conceitual logopática (lógica e afetiva) nas aulas de Filosofia. Para esse contexto, e como base teórica metodológica dos trabalhos, foram adotadas as teorias conceituais que consideraram a experiência estética como meio de provocar a razão e o afeto conferindo novos e diferentes significados à vida. O cinema está nesse contexto irmanado à filosofia, ambos, possibilitando uma visão de mundo mais ampla na medida em que aproxima o aluno da sistemática filosófica, utilizando a arte, o som e a imagem, elementos que perpassam todo o cotidiano. A metodologia norteadora ancorou-se nos estudos de autores que vislumbraram na experiência estética uma potente fonte de formação lógica e afetiva. Para direcionar os trabalhos em sala de aula, foi adotada a teoria Deleuziana dos três movimentos realizados pelo espectador universal do cinema aliada à teoria de Guillermo Obiols sobre ensino e aprendizagem da Filosofia
ABSTRACT:The objective of this work is to present the development and result of philosophical intervention that occurred in high school class, in public schools, in the city of Teresina-PI. The intervention sought ways to awaken in students' conceptual (logistic and affective) logopathic capacity in Philosophy classes. For this context, and as a theoretical methodological basis of the works, the conceptual theories that considered aesthetic experience as a means of provoking reason and affection were adopted, imparting new and different meanings to life. Cinema is in this context of philosophy, both of which allow for a broader worldview insofar as it brings the student closer to philosophical systematics, using art, sound and image, elements that pervade everyday life. The guiding methodology of the works was anchored in the studies of authors who envisioned in the aesthetic experience a powerful source of logical and affective formation. In order to direct the work in the classroom, the Deleuzian theory of the three movements realized by the universal spectator of the cinema was adopted, allied to the theory of Guillermo Obiols on teaching and learning of Philosophy