Abstract:
RESUMO:O Brasil é um dos países que mais produzem e consomem feijão no mundo, porém nos
últimos anos o consumo per capita de feijão vem diminuindo em decorrência das mudanças
dos hábitos alimentares, em contrapartida o consumo per capita de pães e produtos
panificados tem expectativa de crescimento principalmente em virtude de tendências
alimentares por produtos com farinhas especiais ou integrais. Objetivou-se desenvolver e
caracterizar um pão tipo forma com a adição de farinha de cotilédones de feijão-caupi. Para o
desenvolvimento da formulação dos pães foi utilizado um delineamento inteiramente
casualizado (DIC) com quatro tratamentos (quatro níveis de substituição 0, 15%, 25% e 35%),
e três repetições. Os pães foram analisados para parâmetros físicos: volume específico, cor,
peso, pH e acidez; parâmetros químicos: carboidratos, proteínas, lipídeos, umidade e cinzas;
composição mineral e parâmetros sensoriais: intenção de compra e aceitação. Os resultados
da análise sensorial e das análises físicas e químicas foram submetidos à análise de variância
sendo as médias comparadas pelo Teste Tukey, a 5% de probabilidade. A farinha de feijãocaupi (FCFC) apresentou elevados teores de proteína e cinzas. As formulações de pães não
diferiram entre si estatisticamente mas a formulação padrão de 35% de FCFC diferiu no
padrão para parâmetros de proteínas e minerais. Para as análises tecnológicas de volume
específico e peso o pão com 15% de FCFC foi igual estatisticamente ao padrão, sendo o pão
com 25% e 35% diferentes estatisticamente do padrão. Estatisticamente todas as formulações
de pães foram significativamente diferentes para os parâmetros L*, a* e b*. O pão com menor
faixa de luminosidade e cromaticidade foi o pão com 35% de FCFC. Houve diferença
estatística (p>0,05) no pão de 35% de FCFC para fósforo, potássio, zinco, manganês em
relação ao pão de trigo. A análise sensorial dos pães revelou que formulação com nível de
substituição de 15% de FCFC obteve média na aceitação global, na escala hedônica de nove
pontos, com nota 6 referente a “gostei ligeiramente”. Pelo percentual de aceitação o pão com
15% de FCFC obteve um total de 78,32% da preferência dos assessores.
ABSTRACT:Brazil is one of the countries that produce and consume the most beans in the world, but in
recent years the per capita consumption of beans has been decreasing due to changes in eating
habits, while the per capita consumption of bread and bread products is expected to grow.
mainly due to dietary trends for products with special or wholemeal flours. The objective of
this work was to develop and characterize a loaf bread with the addition of cowpea cotyledon
flour. To develop the bread formulation, a completely randomized design (DIC) with four
treatments (four substitution levels 0, 15%, 25% and 35%), and three repetitions was used.
The breads were analyzed for physical parameters: specific volume, color, weight, pH and
acidity; chemical parameters: carbohydrates, proteins, lipids, moisture and ashes; mineral
composition and sensory parameters: purchase intention and acceptance. The results of the
sensory analysis and the physical and chemical analyzes were submitted to the analysis of
variance and the means compared by Tukey test at 5% probability. Cowpea flour (FCFC)
showed high protein and ash content. Bread formulations did not differ statistically but the
standard FCFC formulation of 35% differed in the standard for protein and mineral
parameters. For the technological analyzes of specific volume and weight the 15% FCFC
bread was statistically equal to the standard, with 25% and 35% bread statistically different
from the standard. Statistically all bread formulations were significantly different for
parameters L *, a * and b *. The bread with the lowest brightness and chromaticity bread was
the bread with 35% FCFC. There was a statistical difference (p> 0.05) in the 35% FCFC
bread for phosphorus, potassium, zinc, manganese in relation to wheat bread. Sensory
analysis of the breads revealed that formulation with a FCFC substitution level of 15%
obtained a global acceptance average, on the nine-point hedonic scale, with a score of 6 for
“slightly liked”. For the acceptance percentage, the 15% FCFC bread obtained a total of
78.32% of the preference of the advisors.